Expedição britânica vai à Antárctida procurar novas formas de vida

Já no passado falamos sobre o Lago Vostok, na Antárctica, que poderá ter formas de vida inéditas na Terra, e irá ajudar-nos certamente a procurar vida no lago interior de Europa, lua de Júpiter.

Agora chegam notícias similares sobre o Lago Ellsworth.

Público:
“Uma equipa britânica parte na próxima semana para a Antárctida, com a ambição de procurar novas formas de vida num lago escondido a três quilómetros de profundidade há, pelo menos, 125 mil anos. (…)
O Lago Ellsworth – com cerca de dez quilómetros de extensão e dois a três de largura e cuja água se mantém em estado líquido devido ao calor geotermal vindo do interior da Terra – deverá ser o primeiro dos 387 lagos subglaciais actualmente conhecidos na Antárctida a ser estudado, através da recolha de amostras, salientam os investigadores. (…)
Durante anos os cientistas têm especulado sobre a possibilidade de formas de vida novas e únicas, ao nível microbial – como vírus, bactérias e microrganismos unicelulares –, terem evoluído neste ambiente frio, escuro e isolado. “Durante quase 15 anos temos planeado explorar este mundo escondido. Mas só agora temos a tecnologia necessária para perfurar a camada de gelo mais espessa da Antárctida e recolher amostras sem contaminar este ambiente intocado pelo Homem” (…)
“Encontrar vida num lago que pode ter estado isolado do resto da biosfera há meio milhão de anos vai mostrar-nos muito sobre a origem potencial e os condicionalismos à vida na Terra” (…) “E se não encontrarmos nada, isso será ainda mais significativo porque vai definir os limites até onde a vida pode existir no planeta”, acrescentou.”

Ciência Hoje:
“(…) Entre bactérias, micróbios e outras formas de vida simples, os cientistas esperam encontrar um habitat na temperatura de -25 graus Celsius que está selado para o resto do mundo há mais de um milhão de anos.
As amostras que vão recolher podem revelar formas de vida desconhecidas que terão existido antes de o lago ter gelado e que, dessa forma, podem ser testemunhos de como era a vida na Terra.”

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Vão encontrar “Hitler On Ice” !

    • Renato Romão on 13/10/2011 at 22:21
    • Responder

    Também eu queria ir a Europa, nem que fosse para carregar as amostras que você ia recolhendo. Hahaha.

    Abraço

    • Renato Romão on 13/10/2011 at 21:39
    • Responder

    Dá-nos a ideia que irão explorar uma das mais antigas bibliotecas do mundo.

    Muito importante para a Astrobiologia também.

    Poderão existir microorganismos que ajudem cientistas como o Carlos, a compreenderam a hipotática existência destes numa das luas de Júpiter, Europa.

    Se assim for, (caso se confirmem a sua existência em ambos), mesmo que a constituição destes “forem” diferentes deverão deter os mesmos comportamentos de sobrevivência?

    Deve estar em pulgas pelos resultados?

    Abraço,
    Renato

    1. Pessoalmente, não trabalho com microorganismos 😉
      Esses são investigados pelos microbiólogos, muitos deles a trabalhar para a astrobiologia 😉

      O que eu queria mesmo era ir a Europa.
      Porque aqui na Terra, mesmo isolados do resto do mundo há centenas de milhares de anos, terão sempre um antepassado em comum connosco 😉

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights