Outros Mundos

O título parece dar a entender o tema dos exoplanetas, mas o conteúdo é sobre cosmologia e física de partículas.
Estive a reler este livro que é uma introdução à mecânica quântica, ao princípio da incerteza, e à ideia do Multiverso.
É um livro que a espaços é mais detalhado, mas que em muitos mais espaços é especulativo.

O livro sobretudo discute e põe em causa a natureza da realidade, ou pelo menos aquilo que percepcionamos como sendo a realidade.

Em termos particulares, gostei de ler na p. 21, a diferença entre a mentalidade estática antes do Renascimento, e a mentalidade dinâmica após o Renascimento que permitiu um progresso enorme da ciência e da Humanidade como um todo. Houve uma interligação entre sociedade e ciência, sendo que os avanços sociais levaram a novas perguntas e respostas na ciência e os avanços científicos levaram a uma enorme melhoria social.
Os céus deixaram de ser o “local dos deuses”, mas passaram a ser explicados matematicamente pela ciência. Isto mudou completamente a visão da importância da Humanidade no Universo (p. 23). A própria visão do Deus católico deixou de ser aquele que passa o tempo preocupado com um insignificante ponto de areia no universo, para aquele que criou todo o Universo.
Na p. 24 tem uma expressão que achei engraçada, escrita por Alexandre Pope, a partir da expressão Bíblica, sobre as contribuições de Newton: “God said, ‘Let Newton be!’ and all was light”.