Proton-M/Briz-M lança ViaSat-1

Um satélite que originalmente estava previsto para ser colocado em órbita pela Arianespace, foi hoje lançado pela International Launch Services(ILS) a bordo do foguetão Proton-M/Briz-M. O lançamento teve lugar às 1848:58UTC do dia 19 de Outubro de 2011 a partir da Plataforma de lançamento PU-39 do Complexo de Lançamento LC200 do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

O satélite ViaSat-1 é o primeiro satélite da empresa de comunicações Viasat Inc. Foi fabricado pela Space Systems/Loral e é baseado na plataforma LS-1300E, tendo uma massa de 6.740 kg no lançamento (3.650 kg sem propolentes). As suas dimensões são 3,409 x 3,061 x 8.733 m. O seu tempo útil de vida em órbita será de 15 anos.

O primeiro satélite da ViaSat possui a maior capacidade de transmissão do que qualquer satélite alguma vez construído, transportando 56 repetidores em banda Ka. A sua capacidade total é de mais de 130 Gbps, mais do que a combinação de todos os satélites sobre a América do Norte. A emissão total de banda Ka do ViaSat-1 é desenhada para transformar a qualidade do serviço de banda larga através de um novo sistema que foca na maximização total da largura de banda. Assim, o custo por bit é reduzido a uma fracção daquela fornecida por gerações anteriores de satélites, alterando radicalmente a economia e a performance dos satélites de comunicações. O satélite, localizado a 115º de longitude Oeste, irá utilizar 72 emissores para cobrir 75% dos Estados Unidos, bem como as áreas mais populosas do Alasca, Havai e Canadá.

Imagem e Vídeo: Roscosmos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights