Soyuz ST-B lançado desde Kourou com os primeiros satélites Galileu

O dia 21 de Outubro de 2011 ficará nos registos históricos da nossa aventura espacial como o dia em que um foguetão russo foi pela primeira vez lançado fora do território da Rússia.

O lançamento do foguetão Soyuz ST-B/Fregat-MT foi lançado desde o Complexo de Lançamento ELS do CSG Kourou, Guiana Francesa, às 1030:26UTC. As diferentes fases do lançamento decorreram sem problemas, mas o estágio Fregat-MT ainda terá de levar a cabo novas ignições para colocar a sua carga na órbita desejada.

A bordo do primeiro Soyuz desde Kourou seguiram os dois primeiros satélites Galileu IOV. O primeiro elemento orbital do sistema de navegação europeu é constituído por dois satélites que fazem parte da fase In-Orbit Validation (IOV) que é o núcleo operacional de uma constelação de 30 satélites.

Similares aos próximos satélites que serão colocados em órbita, os primeiros quatro satélites irão provar que os satélites e o elemento no solo cumprem muitos dos requisitos do sistema Galileu e irão validar o desenho do sistema antes da finalização e do lançamento do resto da constelação.

O segundo lançamento IOV está previsto para Agosto / Setembro de 2012.

Cada satélite tem uma massa de 640 kg tendo as dimensões 3,02 x 1,58 x 1,59 m (na posição de armazenamento) e 2,74 x 14,50 x 1.59 m (com os painéis solares abertos). A bordo transportam uma carga com dois relógios atómicos PHM (Passiv Hydrogen Maser), dois relógios atómicos de rubídio, uma unidade de monitorização e de controlo dos relógios, uma unidade geradora de sinal de navegação, uma antena de banda L para a transmissão do sinal de navegação, uma antena de banda C para detecção de sinal, duas antenas de banda S para telemetria e telecomandos, e uma antena de busca e salvamento. Os painéis solares irão fornecer 1.420 watts de energia em exposição directa e 1.355 watts em eclipse. A vida operacional de cada satélite será superior a 12 anos. Os satélites serão controlados a partir do Centro de Controlo Galileu em Fucino, Itália.

Sendo o resultado da primeira cooperação entre a Comissão Europeia e a ESA, o sistema de navegação Galileu composto por 30 satélites irá fornecer serviços de posicionamento, navegação e temporização de alta precisão em todo o globo como um serviço civil oferecendo a garantia de uma cobertura contínua.

A fase de desenvolvimento e IOV do sistema Galileu teve início em finais de 2003. Esta fase tem como objectivo levar a cabo a validação orbital do sistema utilizando uma constelação reduzida que quatro satélites IOV – sendo este o número mínimo para garantir a provisão de um posicionamento e temporização exactos em determinadas localizações teste – em combinação com a rede de estações terrestres Galileu.

Assim, os quatro satélites iniciais levam a cabo um papel duplo, servindo como validação geral do sistema enquanto fazendo parte da constelação operacional.

Após o lançamento dos satélites IOV, a estação de rastreio da ESA em Redu, Bélgica, será empregada primeiramente para a fase Launch and Early Phase (LEOP) e depois, uma vez operacionais os quatro satélites, para o programa In-Orbit Test (IOT). Este programa irá verificar a performance da carga de navegação para o sinal de navegação: tanto a transmissão do satélite para os utilizadores (downlink) como a recepção (uplink) vinda do Galileo’s Ground Mission Segment para os satélites e retransmissão para os utilizadores.

Os resultados serão cruciais para o sucesso do sistema Galileu, sendo utilizados para estabelecer referências para as suas vidas operacionais e utilizados como referência ao longo de toda a constelação Galileu. 

Imagem: Arianespace

2 comentários

  1. Para além dos aspectos óbvios de se poder fazer um lançamento desde o equador com os ganhos de energia, surge a possibilidade à Arianespace de abarcar um grande leque do mercado comercial do lançamento de satélites utilizando um lançador de média capacidade. Por outro lado, para o lado russo, é sempre uma fonte de financiamento (se bem que o orçamento espacial russo tem vindo a aumentar).

    Em princípios de 2012 a Arianespace irá abranger todo o tipode satélite com a introdução do lançador leve Vega destinado ao lançamento de pequenos satélites.

  2. Finalmente!
    Depois de tantos adiamentos, teremos um sistema de GPS, independente da estrutura militar…
    Estamos todos de parabéns.

    Paulo Coimbra, http://enifpegasus.blogspot.com/

    Obrigado Rui, pelos preciosos esclarecimentos. Gostaria somente de saber o porquê do lançamento da Soyuz deste local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights