Encontrado vapor de água em disco de poeira ao redor de uma estrela

O Observatório Espacial Herschel detectou uma relativa grande quantidade de vapor de água na parte exterior do disco de gás e poeira que rodeia uma estrela, TW Hydrae, e que estará a formar planetas.
O vapor de água vê-se de forma azulado na ilustração em cima.
Esse vapor de água estará incluído em pequenos pedaços de gelo e pó, localizado mais longe da estrela, e que eventualmente formará cometas.

No nosso sistema solar, foram esses cometas que trouxeram a água para a Terra, criando os oceanos.
Na jovem (somente 10 milhões de anos de idade) estrela TW Hydrae, que se encontra a 176 anos-luz da Terra, poderá estar a acontecer um processo semelhante, e daqui por muitos milhões de anos, quiçá teremos uma quantidade enorme de cometas a criar mundos aquáticos ao redor dessa estrela…
Continuando a retirar conclusões especulativas a partir deste estudo, então também se pode pensar que planetas cobertos de água poderão ser comuns no Universo.

Leiam sobre esta notícia, no site da NASA e no site da ESA.

1. Ola Carlos.. Sempre acompanho o seu blog e acho o maximo.
    Vi esse site http://www.thomhartmann.com/users/eddieondrums/blog/2011/10/higher-coordinating-commitee
    e gostaria que vc comentasse j’a que entende do assunto.
    Acredito ser uma montagem mas nao tenho ideia de como foi feita (caso seja)
    Obrigada!

1. Não percebi.

Está a falar do “higher coordinating commitee”?
      Isso é para coordenar a retirada do Afeganistão. Mas por fases, deixando alguns lá,…, tem que se formar um comité que coordene essa retirada com inteligência. O mesmo foi feito para o Iraque e outros sítios que os Americanos se metem.

Se está a falar das fotos, é um reflexo nas lentes.
      Pode ver várias imagens semelhantes aqui:
      ou procurando nas imagens do Google por “lens flare” orb…

• Maria on 24/10/2011 at 23:19

Isso! As imagens…
        Grata!

• Alex on 24/10/2011 at 23:27

Hum eu sei que é fora do assunto, mas eu gostaria de ter mais explicações sobre essa foto que a Maria postou.

Digo, eu sei o que é Lens Flare. Mas não se parece nem um pouco. Também não especulo nada a respeito. Fico então no mistério. Mas Lens Flare? So com uma boa explicação.

1. Está o Sol ao lado.
        É como aqui, em que a orb está por baixo:
        veja a figura 7.

• Alex on 25/10/2011 at 00:02

Sim. Boas imagens do Lens Flare bem circulares.

Mas fica outra questão, na imagem que postei o circulo tem algo que seja sombra, justamente onde os raios solares não atingem. Pode ser a lua também, mas se fosse ela provavel que haveria as crateras. Lens Flare são capazes de produzir um lado gradiente de sombra oposta a fonte de luz?

Se bem que na Figura 6 do seu link, mostra um exemplo de haver uma especie de “sombra”. Porém, relação com água.

Seja o que for basta eu olhar o nascer do sol ou no entardecer para me certificar disto. Mas que cutuca minha cabeça isso continua.

Grato

• Maria on 25/10/2011 at 02:54

Carlos, uma pessoa fez uma rapida tentativa no photoshop e depois tb fez edição em video para testar (se daria).
        Ficou quase tão perfeito. Então, neste caso, e como a imagem aparece sólida demais acredito que foi montagem mesmo.
        Valeu de qualquer forma..

2. Sim, no link que deu inicialmente, quando eu fui agora ao vídeo ke aparece lá do Youtube… eles dão duas razões:
        – reflexo nas lentes.
        – e manipulação de imagens.

Sinceramente, eu não tenho programas para testar se houve manipulação de imagens, mas se diz que conseguiram fazer rapidamente o mesmo com photoshop e edição de imagens… então é provável que tenha também acontecido isso 😉

E Parabéns por terem utilizado a técnica dos Mythbusters 🙂 que é basicamente testar para ver se conseguem fazer o mesmo 🙂
        É a forma como os cientistas fazem as coisas 🙂
        Os Mythbusters fazem isso para detectarem aquilo que é mito ou real 🙂

• Renato Romão on 24/10/2011 at 22:35

Mais um excelente post.
    Dá mesmo gosto vir a este blog.

Um dia, teremos tecnologia para poder estudar a àgua (em diversos estados) à distância.

Talvez os supercomputadores do futuro possam fazer esses cálculos.
    Nunca mais chega a tecnologia de computadores a plasma. (penso que esta seria uma bela ferramenta).

1. Bem, vapor de água, temos encontrado em tudo que é lado…

No estado sólido… temos os cometas por exemplo, mas também algumas superfícies… tipo Plutão deve ter uma superfície gelada…

Já água no estado líquido é mais difícil… mas com vontade política seria possível estudar em Europa, lua de Júpiter 😉
      E até os lagos de metano de Titã 🙂

• Renato Romão on 24/10/2011 at 23:26

Penso que o Sensoriamento Remoto deveria ser uma das prioridades (ainda mais) em termos de desenvolvimento cientifico.
        Permitindo assim aos cientistas, dotarem-se de ferramentas, que ajudem ir sempre mais alem.

2. Carlos, partindo-se do mesmo pressuposto, o processo de formação do nosso Sistema Solar deu-se de modo semelhante?

1. Correcto 🙂