A Canção dos Neutrinos

Já todos sabemos da experiência com neutrinos que parece que (não) deu um resultado contrário às regras da física.

O grupo Irlandês de música folk-rock Corrigan Brothers compôs uma canção para esta possível descoberta.
Chama-se Neutrino Song, e pergunta: Toor a loo, toor a loo, toor a loo, toor-a-lino, is light now slower than a neutrino?

• Renato Romão on 26/10/2011 at 23:17

“No entanto, não considero a velocidade da luz um limite, mas sim uma barreira”, é o meu pensamento actual.

Já li aqui no astroPt através do post do José, que existe 98% de certeza que o calculo foi mal feito.

A opinião de Einstein é baseada em testes que fez com vários cientistas. O resultado foi elucidativo, não existe forma da informação percorrer os dois pontos.
    No caso de se ter provado o contrário, era uma revolução na forma como é encarado o nosso universo e a sua relação com o hiper-espaço. Esta é a minha opinião.

A teoria das cordas de Kaku, também é algo de fascinante.

• Renato Romão on 26/10/2011 at 21:52

Tudo bem Carlos?

Nos ultimos dias estive a pesquisar sobre o Teorema de Bell, as particulas Táquions e a fisica quântica.
    Ainda é cedo para percebermos se de facto existe algo mais rápido que a luz.
    Tudo necessita de ser testado, observado de forma a poder-se provar algo.
    O facto de não conseguirmos observar algo, não quer dizer que não exista.
    “…que toda a causa sempre precede um efeito…” de Newton, pois penso que neste caso vamos observar o efeito e vamos compreender a/s causa/s uns bons anos mais à frente. O que normalmente acaba por acontecer.
    Adoro ouvir o Mitchio Kaku, para alem de grande cientista é um óptimo comunicador e sem dúvida um visionário.
    Mas, realmente o Teorema de Bell (John Bell) é pertinente e intrigante.

Isto são meras opiniões minhas ;-), por isso é para ler nessa base, e não como conhecimento comprovado 😉

Penso que a experiência com neutrinos irá demonstrar que eles não passaram a velocidade da luz, como tem sido já publicado em inúmeros artigos no arxiv, a partir de diferentes experiências.

No entanto, não considero a velocidade da luz um limite, mas sim uma barreira. É dessa forma que interpreto Einstein. Logo, será possível viajar a velocidades superiores à da luz. (Realço novamente que isto é uma mera opinião… sem qualquer relevância científica, e sobretudo sem qualquer evidência)