Parvoíces dos Fundamentalistas

O Daily Show expõe a guerra à ciência, por aqueles que nada percebendo do assunto só dizem asneiras por motivos ideológicos (neste caso, políticos e religiosos).
Aasif Mandvi goza literalmente com a parvoíce dos críticos, sem eles se aperceberem, enquanto visita o “palácio” de um famoso biólogo.
Notem o exemplo dos cirurgiões serem os únicos especialistas qualificados para fazerem cirurgias (quando a ignorante critica o facto de serem cientistas os únicos qualificados para criticarem cientistas). Notem igualmente quando a mulher diz que os factos objectivos das experiências científicas dependem da opinião da população americana (como se conhecimento e ignorância estivessem ao mesmo nível, como se qualquer opinião fosse válida). E notem por fim que a mulher fundamentalista (estratega do Partido Republicano) dá como evidência a sua “intuição” (gut feeling), tendo os factos todos contra ela – o que é semelhante à ignorante de que falamos recentemente.

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. A asa direita da águia. O que é mais engraçado, é que os republicanos servem-se do hitech militar constantemente. Esse nivel de engenharia não se consegue com “gutfeeling”, mas com muita “cabecinha” e trabalho duro!
    Não me parece que as equipas do Skunk Works e Phantom Works sejam criacionistas ou evangelistas.
    Amen!

    1. Exacto. Ou o simples facto de falarem para microfones e serem vistos pela televisão. Nada disso se fez com “gut feeling”, mas sim com conhecimento científico.

      Enfim… é a tal hipocrisia que me irrita tanto nestas pessoas… 😛

  2. Toda vez que colocam ideologias, sejas quais forem, à frente da ciência (ou do método científico de entender a vida), babaus para soluções ou decisões sensatas para se tentar resolver problemas do mundo e das nossas vidas.

    E como a maioria posiciona as crenças num patamar mais importante que a busca das verdades, muitas já comprovadas, o que vemos é um mundo esquizofrênico, que não se resolve.

    Quanto mal as crenças religiosas já fizeram ao mundo por todos esses séculos, quanto mal fizeram ao mundo as ideologias que ainda estão aí, zumbis mortos-vivos, não querendo se reciclar de jeito nenhum. Zumbis porque quem não é apegado a nenhuma delas vê o quanto cada uma está defasada no tempo e no espaço de entender o que acontece hoje, a complexidade que se precisa gerenciar, e as ferramentas antiquadas que elas defendem como meio de gestão pública.

    Tenho amigos de várias convicções religiosas e ideologias políticas e é desanimador ver como se agarram a coisas que não funcionam, que não tem sentido, e ainda se enchem de razão, e quando se mostra de forma lúcida e sensata os equívocos e as incoerências, a autodefesa é tão forte que primeiro me colocam num posicionamento ideologico ao contrário do deles, como que querendo me desqualificar, nem perguntam se eu tenho algum, depois se justificam dizendo que escolheram tal opção porque os outros são “do mal”, e por fim dizem que sou cego… rsrs…

    E eu pergunto, “mas me diga onde em toda a História a tua ideologia deu certo quando chegou ao poder? A tua foi a pior delas, veja a Historia, vejam os resultados, as consequencias”… Invoco então o pé no chão, a realidade, o bom senso, a necessidade de autocrítica, mas que nada, não tem jeito, se colocam ao mesmo tempo num patamar mais alto e dentro de uma redoma de vidro instransponível.

    Aqui no Brasil temos partidos que se colocam acima da própria Justiça, inclusive, são grupos de feudos de pessoas que muitas delas já fizeram improbidades administrativas, foram corruptas, mas não são limpas dos quadros partidários, são inclusive defendidas com unhas e dentes pelos seus afins, como se a ideologia fosse um deus, e eles, imaculáveis.

    Infelizmente somos ainda regidos por crenças, que são instrumentos de busca de poder e manutenção dele. E quebram os países, fazem guerras, investem mal, gastam dinheiro à toa com obras inúteis, mas sabem que dali quatro ou cinco anos voltarão ao poder porque o “inimigo” não fez melhor.

    Como é bom ser desapegado de crenças e procurar sempre a verdade e o melhor caminho e justiça, doa a quem doer. Penso que se as pessoas invertessem a ordem das coisas, procurassem a verdade usando o método científico para ter uma melhor referência de como agir, bem como friamente avaliar cada item de cada crença e expurgar o que não funciona ou não tem sentido, esse nosso mundo daria um salto quântico de consciência.

    Mas as crenças se perpetuam nas gerações como se fossem clones, no mundo das crenças não existe DNA recombinante…rsrs… e é pior quando tentam usar as virtudes da ciência como meios de justificar a manutenção das suas leis. Essas de “bom senso” e “intuição” é praxe ouvir nos crentes e nos ideológicos.

    Em suma, níveis de esquizofrenias não faltam nos crentes. Será que ainda teremos chance? O problema está no nosso DNA? …rsrs..

    1. “Em suma, níveis de esquizofrenias não faltam nos crentes. Será que ainda teremos chance?”

      Eu sou pessimista… mas trabalho de modo a estar enganado e a termos chance. Daí leccionar pensamento crítico 😉

      “Infelizmente somos ainda regidos por crenças, que são instrumentos de busca de poder e manutenção dele.”

      Note-se que as próprias crenças religiosas nasceram desta forma.

      Exemplo: Chove. Do que é? Em vez de procurar respostas racionais, imaginou-se um deus da chuva. A seguir imaginou-se que se podia controlar esse deus com sacrifícios. Seguidamente assumiu-se que alguns tinham uma linha directa com esse deus para o influenciarem de melhor forma. Esses com linha directa tinha agora um maior poder sobre todos os outros, porque supostamente tinham o poder de influenciar se iria chover ou não. E o povo, que vivia do cultivo, precisava de chuva. E por isso o povo passou a depender desses que, nada percebendo de chuva, diziam que dominavam o deus da chuva só para poder controlar o resto da população.
      Ou seja, apesar de serem ignorantes sobre o assunto, esses fizeram-se superiores aos outros…. fazendo com que a sua ignorância sobre os temas fosse visto por aqueles mentalmente inferiores como algo importante.
      E ao censurarem o conhecimento, mantém-se no poder

      A manipulação da população já vem desde esses dias…

  3. lool…a senhora diz aquilo com tamanha convicção que até mete medo

    1. Note-se que mais de metade dos americanos em 2003 acreditavam que tinha sido Saddam a deitar abaixo as torres de NY.
      A razão era simples: campanhas na TV com Republicanos e extremistas religiosos a dizer isso com extrema convicção.

      Eu próprio cheguei a ver Canais de TV Cristãos a passarem montanhas de “anuncios televisivos” a dizer isso…

      A população é totalmente manipulada por estas pessoas com interesses ideológicos (políticos, económicos, religiosos, etc) 🙁

    1. Nota que isto é baseado na realidade.

      Ela disse basicamente isto no Debate Republicano do mês passado!!!

      E sim… ela é candidata a Presidente… é candidata a ser a pessoa que decide sobre lançar bombas nucleares sobre qualquer país, sobre não vacinar ninguém, ela já disse que acabava com o departamento de educação (segundo ela, não serve para nada), acabava também com o instituto que avalia a purificação do ar, da água, etc, etc, etc…

    • Renato Romão on 27/10/2011 at 17:35
    • Responder

    Adoro a parte que ela diz que o “senso comum” deveria ser a base da verdade.
    Na ciência…HAHAHAHAHA!!!
    RIDICULA!!!
    Como é possivel?
    Ainda por cima monta um complô, porque são outros cientistas a confirmarem os resultados das experiências de outros cientistas. Se calhar queria que fossem pessoas como ela… FRANCAMENTE!!!

    Aasif Mandvi sempre ao seu nivel. O Daily Show costuma dar diariamente na SIC Noticias e na SIC Radical.

    Meu caro, sempre atento, por acaso dormes?

    1. Olá,

      Pois… é triste em pleno século XXI ainda haver pessoas destas… e pior, mais de 100 milhões só aqui nos EUA pensam como ela 🙁

      Sim, não parece mas durmo 🙂 ehehehehe 🙂
      Tenho é horários estranhos para a maioria das pessoas 😛

      abraços 🙂

      P.S.: na verdade, do planeta donde venho, não precisamos dormir 😛

  4. Certos casos se vê que intuição não deveria ser instrumento para tomada de decisões (imagina usar a intuição pra cortar o fio que liga a uma bomba), mas então pra que ela serve?

    1. A intuição é uma palavra que se usa quando se vai buscar conhecimento com base em experiência… mas que se vai buscar de forma subconsciente – uma pessoa nem nota que está a ir buscar conhecimentos passados que ficaram no fundo da mente.

      Já estas ignorantes que negam o conhecimento falam de intuição sem saberem daquilo que estão a falar (mais uma vez).
      Elas tomam decisões conscientes de negar o óbvio, de negar as explicações, de negar o conhecimento, por motivos ideológicos.
      Isso não é intuição.. é puro negacionismo com uma razão ideológica por trás 😉

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights