Projecto GloRIA permite que internautas de todo o mundo investiguem astronomia a partir do seu computador

“Uma rede mundial de telescópios robóticos à qual se pode aceder gratuitamente através da Internet e que permite a qualquer pessoa conectar-se e compartilhar tempo de observação está a ser desenvolvida num projecto europeu (…).
O projecto chama-se GloRIA (GLObal Robotic telescopes Intelligent Array for e-Science) e será uma ferramenta para quem quiser investigar astronomia, seja através da utilização dos telescópios, seja analisando dados astronómicos disponíveis em bases de dados públicas.
A duração do projecto será de três anos e custará 2,5 milhões de euros. (…)
O primeiro dos 17 telescópios estará disponível na rede daqui a um ano. (…)”

Leiam todo o artigo, no Ciência Hoje.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Não entendi, Cavalcanti. Se eu acesso uma porção do céu para visualizá-la, quem estaria interessado em saber disso e por quê?
    Penso que esse problema é real e condizente nas redes sociais, no uso dos gps e celulares, nas mensagens de emails que trocamos e no rastreio dos sitios e páginas que acessamos na internet, pois dá para saber desde a movimentação física de alguém todos os dias até o que se passa na cabecinha. Abrs..

    1. “Não entendi, Cavalcanti. Se eu acesso uma porção do céu para visualizá-la, quem estaria interessado em saber disso e por quê?”

      Se estiver acompanhando as discussões entre o Carlos Oliveira e eu sobre blog’s que publicam disparates científicos, você vai entender 😉

      Mas enfim… a frase que gerou sua dúvida é com relação àquelas pessoas que acreditam que a NASA tem algum objetivo obscuro; ou acreditam que seja controlada pelos Illuminatti’s, etc. Eu acredito que, apesar de crerem nessas baboseiras (a NASA isso; a NASA aquilo), algumas destas pessoas sejam brilhantes, entretanto criam ilusões em suas mentes… 😉

      Abraços, Jonas 🙂

        • Jonas on 02/11/2011 at 02:41

        Ah, bem esclarecido, entendi o seu ponto de vista.
        Imagine mais outra complicação nessa mesma linha, essa turma tomar bom tempo de uso desses equipamentos, dificultando o acesso dos bem intencionados e habilitados que fariam uma verdadeira pesquisa séria. Seria o fim da picada. Abrs.

        • Cavalcanti on 02/11/2011 at 05:07

        Concordo 😉

        Abraços.

        P.S.: pela “racionalidade” deles, eles é que são bem-intencionados. Não a gente. Somos os “chatos-de-plantão”, “idiotas”, “egoístas”, “mentes-fechadas” e por aí vai 🙁

  2. Mais uma prova que a tecnologia está a serviço de todos e, principalmente, para todos.

    Infelizmente, pessoas brilhantes não farão parte do programa com receio deste ser mais manobra de manipulação e observação da população 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights