Crenças Paranormais

As crenças em vigarices paranormais estão bem presentes nos EUA, e uma das causas são os inúmeros programas supostamente de “caça paranormal” e os segmentos de “conversa” em programas da manhã e da tarde onde ninguém tem de provar nada do que diz (não admira que algumas pessoas pensem que meras opiniões estão ao mesmo nível que conhecimento dos assuntos):

Curioso que as crenças não diminuem com educação universitária.
E interessante que muitas destas crenças são publicitadas nos Media como sendo verdade por motivos puramente económicos.

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Perante estas declarações: http://www.youtube.com/watch?v=Z01-EvN1wEI, tenho apenas a dizer que as pessoas que não acreditam em fenómenos paranormais são pessoas de muita má fé.

    1. Pois… LOL Bazinga 😛
      http://www.astropt.org/2010/06/28/limpeza-espiritual/

  2. Posso (e devo) estar a dizer uma enorme barbaridade, mas acredito que o nosso cérebro tenha capacidades para (na maioria dos casos) nos curar.

    Por exemplo: temos alguma infecção o hipotálamo faz com que a temperatura aumente.

    1. Sim, mas isso está longe de ser paranormal, o infograma refere-se a afirmações mais extraordinárias, como por exemplo a cirurgia psíquica, que de resto já foi demonstrado pelo ilusionista James Randi como sendo apenas um truque feito por pessoas sem escrúpulos: http://www.youtube.com/watch?v=n5zPG8ho-eg

      Abraço

    2. É dessa forma que funciona o placebo 😉

      abraço

  3. Artigo sobre a pseudociência dos caçadores de fantasmas: http://www.npr.org/2011/10/31/141868232/paranormal-technology-gadgets-for-ghost-tracking

    Pseudociência no sentido de que eles ainda nem sequer estabeleceram que fenómenos como o EVP, cold spots, etc, só podem ser devido a fantasmas, quanto mais encontrar fantasmas a sério.

    E aqui uma reportagem da Sic com caçadores de fantasmas portugueses, a Team Anormal lol (foram eles que se auto-intitularam assim): http://www.youtube.com/watch?v=qVDTfoyb6aI

  4. Conclusão todos estes devem consultar o psiquiatra mais próximo…

  5. Carlos, atente para esta notícia:

    http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Queima_dos_foguetes_da_sonda_Phobos_podera_sera_vista_do_Brasil&posic=dat_20111103-102137.inc

    Preparemo-nos para várias atividades paranormais que surgirão quando for visto o rastro deixado pelo foguete: avistamento de ovni’s, associações com rastros químicos, sinais-no-céu, missões obscuras, etc.

    E o mundo continua descendo ladeira abaixo…

    1. Essa é uma profecia que é quase certa…

    • João Monteiro on 03/11/2011 at 16:14
    • Responder

    Olá Carlos,

    infelizmente em termos de programação passa-se o mesmo em Portugal. Eu não contesto que passem alguns programas como filmes, em que as pessoas têm o dever (ou deveriam ter) de saber separar a ficção e realidade.

    Por outro lado, preocupa-me algo semelhante ao que escreveste, quando nos programas da manhã e da tarde falam desses temas, consultando as pessoas e alguns “peritos” no paranormal e tratam o assunto como se fosse real. Estamos perante casos de desinformação e nalguns casos muito prejudiciais.

    Um exemplo claro disto é o Programa da Fátima Lopes que desceu a um nível de barbárie intelectual.Ver por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=gWU1UFlFu5w&feature=player_embedded#! ´, principalmente a partir do telefonema aos 13:45 min, aproximadamente. Seria hilariante, se não fosse dramático por falarmos na saude de uma criança. É deprimente.
    Este vídeo e outros 2 podem ser consultados aqui: http://blog-espiritismo.blogspot.com/2011/10/mediunidade-em-foco-tarde-e-suatvi.html

    Isto lembra-me um comentário de um naturalista que estava a estudar a flora no século XVIII em Portugal, e viu o seu trabalho de campo dificultado pelas crenças do povo português que associava algumas plantas a bruxedos e ao demónio; além dos problemas que teve com a Inquisição. Este cientista comentou que os portugueses da época eram exageradamente supersticiosos e demasiado crédulos. Esta estória pode ser encontrada no livro do Rómulo de Carvalho “História Natural em Portugal no século XVIII” (não tenho o livro em casa, portanto não consigo dar mais pormenores, nomes, etc.). É triste ver que pouco se alterou em 300 anos!!!!

    Felizmente, existem Carlos Oliveiras, Anas Margaridas, Ricardos Reis, Marcos, Dianas, e Joões para contrariar isto. Mas será suficiente? Para bem da humanidade, espero que sim.

    1. Sim, a Fátima Lopes parece estar a tentar ganhar o título de rainha da fritalhada portuguesa, semelhante à Oprah no EUA. Enfim, é o que vende. Os cépticos são uns arrogantes de mente fechada, os vigaristas/treteiros/malucos são maravilhosos porque dizem o que as pessoas querem ouvir. Nós estamos predispostos por defeito a acreditar no sobrenatural (excepto o Carlos que é um repteliano :P), o que torna o nosso trabalho ainda mais difícil. Mas se fosse fácil também não metia graça 😉

      Abraço

  6. Todos sabem que a P.E.S e telepatia não existem…este mundo é cheio de coincidencias que nos levam a acreditar em explicações fantásticas.
    Mas a tele-cinética existe por aí em pale.tes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights