Uma estrela com braços em espiral

Há mais de 400 anos que os astrónomos usam telescópios para estudar a grande variedade de estrelas que fazem parte da nossa galáxia. Milhões de ‘sóis’ distantes estão já catalogados. Existem estrelas anãs, estrelas gigantes, estrelas mortas, estrelas que explodem, binários de estrelas… poderíamos supor que todos os tipos de estrelas da Via Láctea já eram conhecidos, mas na realidade uma recente descoberta revelou algo surpreendente: uma estrela com braços em espiral!

Investigadores usaram o telescópio de 8,2 metros Subaru, que é operado pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão, e se encontra no topo do vulcão Mauna Kea, no Hawaii (EUA), para observar o disco de gás e poeira que envolve a estrela SAO 206462, que é uma estrela jovem, que se encontra a 400 anos-luz da Terra, na direção da constelação do Lobo. Com a ajuda do instrumento HiCIAO a equipa de investigadores encontrou braços em espiral no disco circumestelar, que tem um diâmetro de 22,5 mil milhões de quilómetros, ou seja, cerca de duas vezes o diâmetro da órbita de Plutão.

Mais informação disponível na astronotícia do CAUP.

1. Ok, parece que entendi, uma estrela jovem, muito pó no ar, um sistema em formação!
    Os braços não são da estrela, são material espalhado naquele volume que estão a orbitar a estrela e que mais tarde vão acabar como planetas, satélites naturais ou outras estrelas, naquele jovem sistema estelar.
    Saravá.
    Fiat lux!

2. Pois, parece que a estrela SAO 206462 tem um disco à sua volta, e nesse disco poderão estar-se a formar planetas.

Tinha lido aqui:

3. Se tal momento angular realmente existir, a sua massa pode ser maior do que outro tipo de estrela conhecida com” luz” equivalente? O momento angular pode alterar o ratio da sua massa/densidade mantendo o seu funcionamento?
    Eu estou a ficcionar, como é óbvio, mas para tais braços existirem, a rotação pode ser bastante elevada, ou não?
    Se cahar, a estrela está quietinha e anda um vizinho a provocar o efeito observado…
    O que se sabe sobre o assunto?

4. E esses braços em espiral significam que… a estrela é bailarina e que nesta altura do campenato está a fazer uma pirueta em bicos de pés.