Descoberto um pulsar de milissegundo jovem e muito brilhante num enxame de estrelas

A NASA tinha anunciado uma conferência de imprensa na última 5ª feira, onde iria divulgar uma descoberta surpreendente sobre pulsares feita pelo Fermi Gamma-ray Space Telescope. Nessa conferência e descoberta participou o português Paulo Freire.

Além de descobrirem 9 outros pulsares, a equipa de cientistas descobriu também o pulsar J1823-3021A – o telescópio Fermi já detectou mais de 100 pulsares.
O PSR J1823-3021A é o primeiro pulsar de raios gama a ser detectado num enxame/aglomerado globular de estrelas (no NGC 6624, que se encontra a 27 mil anos-luz da Terra). Além disso, é um pulsar extremamente jovem (em vez do “normal” mil milhões de anos, tem somente 25 milhões de anos). Adicionalmente, é o pulsar de milissegundo mais brilhante até hoje. É um pulsar extremamente energético, que tem um campo magnético muito mais forte do que deveria ter em teoria.
O pulsar J1823-3021A é um objecto muito compacto, que é o que resta da explosão em supernova de estrelas massivas (mais massivas que o Sol, mas menos massivas que levem a um buraco negro). Estas “estrelas mortas” são objectos bastante massivos (neste caso, meio milhão de vezes mais que a massa da Terra) mas pequenos (pouco mais de 10 kms de diâmetro). Os pulsares são estrelas de neutrões que giram regularmente muito rápido sobre o seu eixo. No caso do J1823-3021A, este pulsar tem cerca de 11.000 rotações por minuto (184 por segundo).

Leiam aqui e aqui.

1 comentário

  1. Querem ouvir um pulsar?
    http://www.jb.man.ac.uk/pulsar/Education/Sounds/sounds.html

    Ouçam por exemplo este: http://www.jb.man.ac.uk/pulsar/Education/Sounds/vela.au

    (P.S.: não é nenhuma máquina de lavar 😉 )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights