Mercúrio surpreendente

A sonda MESSENGER viu o que podem ser evidências de estranhas depressões e geisers de hidrogénio.
Leiam aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Sinceramente não me convence muito esta ideia de J. Marvin Herndon de que as depressões observadas pela MESSENGER em Mercúrio poderão ter sido formadas por geysers de hidrogénio aprisionado no núcleo do planeta durante a sua formação. Segundo ele, o núcleo de ferro de Mercúrio, depois de solidificar (?), expulsaria grandes quantidades de hidrogénio para a superfície que reagiriam com os sulfuretos de ferro aí abundantes, libertando o ferro metálico que se acumularia nas depressões. Enfim…

    Na verdade, Herndon não é lá muito bem visto entre os seus pares. Já publicou alguns trabalhos controversos, geralmente sem co-autores. Vejam aqui: http://arxiv.org/find/physics/1/au:+Herndon_J/0/1/0/all/0/1.

    1. Eu também fiquei de pé atrás… acho que tem demasiada especulação para poucas evidências…

      • Giancarlo U. Nappi on 07/11/2011 at 11:36
      • Responder

      Oi Sérgio, a ideia do cara é interessante mas acho que ele errou de gás!!! Não seria o hidrogênio mas sim o gás carbônico!!! Na verdade o Ferro ao se esfriar expulsa o carbono dissolvido (vide os nódulos de grafite tão comuns em meteoritos ferrosos) e este ainda muito quente reage com silicatos e outros minerais ricos em oxigênio na fronteira entre o nucleo e o manto do planeta, produzindo grandes quantidades de CO2 que acaba encontrando passagem pela crosta planetária, permitiando a passagem do ferro fundido pelas frestas até a superfície, produzindo estas estruturas observadas. Muito mais plausível, você não acha??? Aqui na Terra esta pode ser a mesma explicação da grande quantidade de CO2 presente nas emanações vulcânicas durante as erupções. A geração deste CO2 em grandes quantidades acaba levando à ruptura da crosta e ao vulcanismo.

      1. Olá Giancarlo

        Concordo contigo. Aliás, a própria equipa da MESSENGER sugere que estas estruturas poderão resultar da expulsão violenta de compostos voláteis aprisionados no interior de Mercúrio.
        Relativamente ao trabalho de Herndon, a minha questão não é só o hidrogénio. É todo processo descrito por ele no artigo. Acho-o demasiado rebuscado, tendo em conta o pouco que se sabe acerca da geologia de Mercúrio.

        • Giancarlo U. Nappi on 09/11/2011 at 16:50

        Oi Sérgio, como a própria Navalha de Occan diz: “a explicação mais simples é sempre a preferível”. Coisas muito rebuscadas costumam carecer de bases sustentáveis, vide a teoria dos epiciclos para explicar as órbitas planetárias, ao invés da elipse, figura muito mais simples e, portanto, com realidade física comprovável.

    1. ahhh pois… não reparei :S

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights