Luzes de cidades podem revelar civilizações extraterrestres

Se olharmos de fora para a Terra vemos as luzes nocturnas. Podemos interpretar isso como sendo uma evidência de uma civilização inteligente na Terra que já inventou a electricidade.

Abraham Loeb e Edwin Turner dizem que o SETI deveria deixar de tentar escutar civilizações extraterrestres. Afinal, se olharmos para a evolução tecnológica Humana, as transmissões de rádio são cada vez mais substituídas por cabos e fibras ópticas, ou por emissões de potência menor voltadas para os satélites.

Por isso, deverá ser mais produtivo e provável tentar encontrar emissões de luz, em vez de emissões de rádio.

Assim, eles dizem que o SETI deveria olhar para os exoplanetas em busca de luzes de cidades extraterrestres.
Segundo eles, os telescópios atuais já são capazes de detectar uma cidade do tamanho de Tóquio nos confins do Sistema Solar (em Plutão, por exemplo). Por isso, olhar para planetas extrasolares em busca de luz eléctrica artificial não deverá estar muito longe das nossas capacidades – com novos observatórios e novas técnicas de observação.

Leiam aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

Tal como nos outros métodos do SETI, este parece-me carregado de geocentrismo psicológico.
Os autores assumem que os extraterrestres existem, que são inteligentes, que usam a visão, que têm casas, que se agrupam em cidades, que vivem à superfície, que têm electricidade, que a usam para iluminar artificialmente as casas, que o planeta deles tem noite, que a iluminação artificial seja utilizada à superfície para durante a noite, etc.
Ou seja, os autores esperam que em 13 mil milhões de anos, potenciais extraterrestres tenham evoluído como os Humanos e que estejam no mesmo momento de desenvolvimento dos Humanos (mais ou menos 100 anos).
Mais uma vez, os investigadores do SETI imaginam que os extraterrestres são humanos.

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Por enquanto não estamos mal à procura de ETs como faz o SETI.
    E tenho esta dúvida: se ainda mal conseguimos detetar a luz direta de planetas exosolares jupiterianos, como raio conseguiríamos detetar luzes de cidades em planetas mais pequenos e semelhantes à Terra?

    P.S. – A Jodie Foster tem razão. Ontem a luz faltou três vezes em Braga e os jogadores do Benfica já não pareciam tão “vivos”… 😉

    1. Pois… não é uma técnica para agora… será para o futuro 😉

      Pois… se ETs estivessem a ver a Braga, nessa altura percebiam que essa zona da Terra ficou sem luz 😛
      São os tais truque que o Artur (antigo jogador do Braga) falou…

        • Cavalcanti on 08/11/2011 at 00:31

        Vai ver os extraterrestres já têm conhecimento do perigo que é a humanidade que, toda vez que eles percebem que telescópios ou sondas estão sendo apontados para eles, os mesmos desligam suas luzes para não serem vistos… 😉

  2. Isto faz-me lembrar aquela cena do filme “Contacto” em que a Ellie olha para o planeta, vê luzes e diz “they’re alive!”

    Por um lado os extraterrestres podem não precisar de iluminação para nada, por outro lado, aqui na Terra os olhos evoluíram várias vezes de forma independente, parece ser uma adaptação bastante favorecida, a não ser que se viva debaixo do chão 😛

    1. E porque não ver em infravermelho? 😉

      Ou em radar? 😉

      Ou em rádio? 😉

        • Paulo on 09/11/2011 at 00:32

        Completamente de acordo!
        Nada impede de uma cidade ET ser “iluminada” com VHF I !
        E que tal entre os 500Khz e os 1Ghz e pouco, modulado em amplitude a dar as “Crónicas de Maria” ou os “Parodiantes de Lisboa”, seguido de uma prosa do Cardeal Cerejeira?

  3. É bem mais provável que exista vida extraterrestre do que vida inteligente.

    Mesmo sem nenhum indício de haver vida inteligente extraterrestre até o momento, particularmente, quando vejo no papel (dados e cálculos) a imensidão que é o Universo, faço uma auto-avaliação sobre este tema.

    Com relação à última frase do post, por que não? 😉

    1. Porque não é provável 🙂

      Por outro lado, há 3 milhões de anos atrás, estavam 2 amebas a trocar informação, e uma dizia para a outra que era extremamente improvável que vida complexa aparecesse com esta diversidade, que aparecessem mamíferos, que alguns desses mamíferos evoluíssem para primatas e até para humanos… e que desses humanos aparecesse depois um Carlos que até seria um dos coordenadores do astroPT….
      Extremamente improvável… mas….
      … mas…
      … mas… parece que aconteceu 😛

      (claro que eu posso ser somente um bot no computador 😛 LOL)

        • Cavalcanti on 07/11/2011 at 05:55

        LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 🙂

        Boa, boa!!! 😉

        • Cavalcanti on 07/11/2011 at 13:45

        Pena que não foi achado no Sistema Gliese 581 umas luzinhas por lá…….. 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights