Matéria orgânica complexa é encontrada em abundância no espaço

Mais uma investigação fantástica, e mais uma evidência a favor da panspermia.
Os blocos básicos da vida estão por todo o lado. Mas pensava-se que de forma simples. Afinal, parecem existir blocos mais complexos literalmente por todo o lado, incluindo na poeira estelar e até no espaço “vazio” entre estrelas.
Os resultados das observações sugerem que compostos orgânicos complexos não estão só presentes na vida, mas são feitos naturalmente e rapidamente pelas estrelas.

“Segundo pesquisadores, esse tipo de composto parece não ser exclusividade das formas de vida e pode ser também criado espontaneamente por estrelas e galáxias.
Astrônomos da Universidade de Hong Kong encontraram compostos orgânicos de complexidade inesperada fora da Terra e em várias partes do Universo (…). A descoberta sugere que esse tipo de composto não é exclusividade das formas de vida, mas pode ser criado espontaneamente por estrelas.
(…) os cientistas da Universidade de Hong Kong conseguiram demonstrar que uma substância orgânica encontrada em abundância no espaço é formada por uma mistura de componentes aromáticos (em anel) e alifáticos (em cadeia), apresentando uma complexidade muito maior do que a esperada para um composto orgânico sintetizado no espaço.
Esse material é tão complexo que sua estrutura lembra a do carvão ou do petróleo e como esses materiais são derivados da decomposição de todo o tipo de vida, não se pensava ser possível conseguir tamanha complexidade em um composto que não fosse derivado de alguma forma de vida. (…)
(…) as substâncias complexas, além de estarem sendo produzidas por estrelas e galáxias, também estão sendo produzidas no espaço interestelar – o espaço “vazio” entre as estrelas.
Essa “poeira estelar” de compostos orgânicos complexos é similar em estrutura aos compostos orgânicos encontrados em meteoritos. Segundo o estudo, as evidências comprovam a ideia de que as estrelas foram verdadeiras “fábricas” de compostos orgânicos no início do sistema solar, uma vez que os meteoritos são evidências dessa época.
Recentemente pesquisadores da Nasa já haviam encontrado evidências em meteoritos da formação espontânea no espaço de alguns dos elementos que formam o DNA – através de uma reacção não-biológica. A pesquisa, que analisou elementos rochosos vindos do espaço e comprovou que elementos orgânicos complexos, como os nucleotídeos, vieram do espaço, ajuda a sustentar a teoria de que o “kit” para a criação da vida da Terra veio pronto do espaço, entregue por colisões da Terra com cometas e asteróides.”

Leiam o artigo completo, no Estadão.

Leiam em inglês, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

20 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Jessica Santos Souza on 18/09/2015 at 13:52
    • Responder

    É possível encontrar matéria orgânica em um Buraco negro?

    1. Não. Se ler os nossos artigos sobre buracos negros, percebe porquê: não conseguimos detectar o que está dentro de buracos negros… mas chamamos-lhe informação 😉

      abraços

    • marcio diniz reis on 19/11/2014 at 01:10
    • Responder

    A vida parece ser uma consequência natural da matéria. O universo é grávido. O difícil é a existência de Vida inteligente.
    Ainda não a encontramos em lugar algum, nem em nosso planeta azul!!!

  1. já pensou na possibilidade da composição do petróleo não ser orgânico e sim apenas mineral? eu digo isso porque li sobre o assunto.

  2. Esta matéria (sobre a origem do Petróleo) é controversa, e a teoria Ambiogênica foi realmente descartada no passado, mas ela retornou a tona quando foram detectados depósitos de hidrocarbonetos em Titã.

    Sugiro que o AstroPT crie uma matéria a respeito, acredito que se o fizer, será bastante informativa e esclarecedora como de costume.

    Note que mesmo o trecho destacado por ti Carlos, a teoria Ambiogênica não é totalmente descartada, só que é dito que haveria a criação do Petróleo por via Ambiogênica e pela teoria tradicional ao mesmo tempo..

    1. Sim, ela não é descartada, mas também não é provada nem estavamos enganados 😉
      Simplesmente, parece-me que as duas ideias actualmente se complementam, sendo a biogénica a que parece contribuir mais para o petróleo 😉

      Eu não sou geólogo… não sou a pessoa indicada para fazer um artigo a esse respeito :). Não sou especialista nisso… somente li o que o Larry Nation disse 🙂

      Mas sim, concordo que o seu comentário é pertinente quando ao assunto do post, e que é positivo que se comece a discutir a formação de petróleo, até porque, como o “Xevious” também disse, isso é matéria importante para a lua Titã.

      abraços

        • Cavalcanti on 07/11/2011 at 20:59

        Então não tardará uma invasão americana em solo Saturniano… 🙁

      1. Isso era o melhor que poderia acontecer 🙂

        Se encontrarem petróleo suficiente em X, seria fantástico 🙂

        Era uma nova “corrida ao ouro negro” 🙂

        E quem ficava a ganhar era a exploração espacial 🙂

        • Renato Romão on 07/11/2011 at 22:13

        Boas,

        Acredito mais numa evolução espacial por razões económicas do que por razões cientificas (sobrevivência dos humanos).

        Daqui a pouco já estarão à procura do planeta que orbita em torno da estrela de neutrões J1719-1438. Um planeta diamante.

        Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/descoberto-planeta-de-diamante=f670105#ixzz1d3Y1bfIk

      2. Também acredito no mesmo 😉

        Quanto ao planeta de diamante: 😉
        http://www.astropt.org/2011/08/31/exoplaneta-feito-de-diamante/

        abraço

  3. Só uma ressalva quanto ao assunto da postagem.
    Já foi provado que estavamos enganados quanto a origem do Petróleo, ele é confeccionado naturalmente pelo sistema de trocas de gases da Terra, oq explica a formação de Petróleo em Titá também, mais detalhes pode ler aqui => http://forum.intonses.com.br/ciencia-f14/petroleo-nao-originado-dos-fosseis-t10231.html

    1. Não foi provado:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Abiogenic_petroleum_origin

      http://www.livescience.com/9404-mysterious-origin-supply-oil.html
      “Abiogenic sources of oil have been found, but never in commercially profitable amounts. The controversy isn’t over whether naturally forming oil reserves exist, said Larry Nation of the American Association of Petroleum Geologists. It’s over how much they contribute to Earth’s overall reserves and how much time and effort geologists should devote to seeking them out.”

      abraços

  4. Bom, é o caminho do viajante. Melhor, é o que o caminho nos ensina… 😉

    ps: Obrigado pela explicação 😉

    1. “O mais importante na vida não é o destino, mas sim a viagem” 🙂

      P.S.: de nada 😉

  5. E se esta matéria, são os restos mortais dos habitantes de um planeta já habitado…? Seria possível…?

    1. Possível? Sim. Provável? Não.

      Para essa hipótese, teríamos que fazer muitas “assumptions”… teríamos que presumir que eles existiram/existem, teríamos que presumir que morreram, teríamos que presumir que viajaram entre estrelas, teríamos que presumir que agora não conseguimos ver quaisquer evidências deles, etc…

      A “assinatura química” destes compostos já tinha sido detectada antes. Pensava-se é que eram de compostos simples. Agora, ao analisar em infravermelho, percebeu-se que esses compostos serão mais complexos.
      Para esse “salto”, não precisamos da hipótese “extraterrestres”. Só é preciso saber como as estrelas produzem isto.

      Nesta investigação, eles viram que estrelas com massa média ou menor não tinham estas emissões. Mas estas emissões estão presentes sobretudo em estrelas na fase de nebulosa protoplanetária, daí que estes compostos devem ser feitos nesse ambiente estelar.

      abraços

        • Pedro on 07/11/2011 at 04:36

        Como é que é possível que “estes blocos da vida” serem construídos tão “facilmente”? A probabilidade de eles se reagruparem é maior (os elementos químicos)…? Ou simplesmente devido à vastidão do universo ( infinito), teriam que necessariamente acontecer (probabilisticamente)?
        ps: espero ter feito me entender… 🙁

      1. Sinceramente acho que ainda ninguém sabe responder a essa pergunta 🙂

        Como diz um dos autores (Kwok):
        http://www.spacedaily.com/reports/Astronomers_discover_complex_organic_matter_in_the_universe_999.html

        “Our work has shown that stars have no problem making complex organic compounds under near-vacuum conditions. Theoretically, this is impossible, but observationally we can see it happening.”

        Agora vai-se ter que ir à teoria… e tentar perceber o que raio se passa nessas fases das estrelas 🙂

        Por isso, Pedro, excelente pergunta a sua… mas devido a ser tão excelente (no alvo) vai ter que ficar sem resposta durante uns tempos 🙂

        • Pedro on 07/11/2011 at 04:51

        O pior mesmo da ciência, é mesmo esta sensação de água na boca… de ansiedade de saber os porquês…. enfim…
        Só espero que a probabilidade da vida seja maior que a resposta…. Duvido…. Mas era bom…. 🙂

      2. Isso é o melhor da ciência 🙂

        Se já se soubesse tudo sobre ETs, por exemplo, eu nunca me tinha interessado por astrobiologia 😉

        A vida está por todo o lado… 😉
        Como sei? Tenho viajado pelo Universo 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights