Falham as novas tentativas de comunicar com a Fobos-Grunt

Falharam as novas tentativas de comunicar com a Fobos-Grunt a partir de Baikonur e de outras estações terrestres. A Rússia está a ter assistência por parte da ESA, da NASA e de outras agências para tentar comunicar com a sonda, mas até ao momento todos os esforços têm sido em vão.

Imagem: Roscosmos

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Frederico Silva on 14/11/2011 at 23:19
    • Responder

    Ah ok, vi numa fonte qualquer que tinha sido um dos estágios, mas vi agora no astroPT que nem os próprios russos têm a certeza (:
    É virar agora as atenções para o Cabo Canaveral que dia 25 de Novembro temos um lançamento importante, mas acredito que a entrada na atmosfera marciana seja ainda mais importante..

  1. Concordo em relação às sondas, já não concordo em relação aos foguetões. O problema com a Fobos-Grunt não foi com um dos estágios (do lançador), foi com a própria sonda mas nesta altura ainda não se sabe o que se passou.

    • Frederico Silva on 13/11/2011 at 20:02
    • Responder

    Tanto de sondas como de foguetões, se bem que neste caso foi uma falha de um dos estágios.. Não me interpretem mal, não quero um daqueles ‘mente fechada’, mas na minha opinião acho que tiveram mais olhos que barriga, mas a ciência é isto, estar a ultrapassar barreiras, ir mais além..

  2. Que problemas de fiabilidade estamos aqui a falar?

    • Frederico Silva on 13/11/2011 at 01:06
    • Responder

    Estava-se mesmo à espera disto, eu pelo menos estava.. Não queria ser pessimista nem ignorante, mas a verdade é que estava a achar esta missão demasiada areia para o camião dos russos, duas sondas (uma russa e chinesa), com uma delas a ter que voltar à Terra com uma amostra já era demasiada perfeição conhecendo os problemas de fiabilidade dos russos. Espero que consigam pelo menos recuperar alguma coisa desta missão, mas a missão em si, já deixou de ser perfeita ou normal..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights