Fobos-Grunt utiliza os seus motores para corrigir órbita

A sonda Fobos-Grunt que se encontra em órbita terrestre incapaz de se dirigir para Marte devido a um problema desconhecido no seu sistema de propulsão que a deveria ter colocado numa trajectória trans-planetária, utiliza os seus próprios motores para corrigir a sua órbita.

Durante os últimos três dias, o apogeu orbital da sonda foi elevado em 6,5 km enquanto que o perigeu foi elevado em cerca de 1 km.

Estes dados são explicados com o facto de a sonda estar a manter a sua orientação devido a activações periódica dos  seus motores. Estas manobras não são comandadas a partir da Terra. Incapaz de comunicar, a sonda vai-se mantendo em órbita.

Imagem: Roscosmos

2 comentários

  1. “”Os especialistas têm só um dia para tentar salvar a sonda interplanetária russa Phobos-Grunt: hoje fecha-se a “janela astronômica” e, depois disso, as tentativas de estabelecer ligação com o aparelho serão inúteis, comunicou um especialista na esfera de foguetes espaciais. Segundo ele, mesmo que a ligação com a sonda se estabeleça depois de 21 de novembro, está não continuará o voo para Marte.””

    Fonte:
    http://portuguese.ruvr.ru/2011/11/21/60747758.html

  2. O chefe da Agência Espacial Russa Vladimir Popovkin anunciou hoje (14-11-2011)
    que a sonda “Phobos-Grunt” vai estar em orbita até janeiro inclusive, mas as tentativas de recuperacao vao ficar limitadas já no início de dezembro.
    “-As possibilidades de recuperacao continuam a existir, mas não conseguimos obter a telemetria para entender o que aconteceu”.

    Até lá, vamos fazendo figas…

    Fonte:
    http://www.itar-tass.com/c1/271128.html http://www.itar-tass.com/c1/271128.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights