Nebulosa da Borboleta

A APOD de hoje traz-nos a NGC 6302, também conhecida como Nebulosa da Borboleta, que se encontra a 4.000 anos-luz de distância da Terra.
No centro desta nebulosa encontra-se uma anã branca super-quente, com uma temperatura de superfície superior a 250 mil Kelvins (cerca de 250.000ºC), o que implica que a estrela inicial deve ter sido muito grande.

3 comentários

  1. Carlos, existe uma explicação científica para o formato curioso dessa galáxia?

    1. Sinceramente, não sei 🙂
      Só o que está na wikipedia:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Nebulosa_Borboleta

      🙂

        • Cavalcanti on 08/12/2011 at 20:26

        Carlos, a título de informação…

        Eis a explicação para o formato dessa Nebulosa que recebi de um Físico hoje por email:

        “(…) Esse formato deve-se, com certeza, à soma de muitos fatores, combinados de modo particular. Podemos listar: a interação gravitacional da matéria que a compõe; a existência de rotação do sistema (que estabelece um eixo de simetria); o tipo de estrela que há no centro da nebulosa, extremamente quente (200.000K), de onde proveio a nuvem de poeira circundante.

        A estrela central é uma anã branca com 64% da massa do Sol, e que outrora foi muito maior; expeliu parte de sua matéria ao se tornar uma anã branca, produzindo a nuvem de poeira que espalha a luz da estrela central e que é vista naquele formato.”

        ———————————————————-

        Uma coisa que interessa bastante são as altíssimas temperaturas das estrelas do Universo. São inimagináveis para nós, leigos em Astronomia 🙁

        Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights