Rússia lança Soyuz TMA-22

A Rússia levou a cabo com sucesso o lançamento da missão espacial tripulada Soyuz TMA-22 que transporta três novos elementos para a Expedição 29 a bordo da estação espacial internacional. O lançamento teve lugar às 0414:04UTC do dia 14 de Novembro de 2011 e foi levado a cabo pelo foguetão Soyuz-FG a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’  do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

O lançamento teve lugar durante um nevão que não impediu as operações regulares da contagem decrescente e dos preparativos para a missão.

A Soyuz TMA-22 entrou em órbita às 0423UTC. A acoplagem com a ISS terá lugar no dia 16 de Novembro.

A tripulação principal da Soyuz TMA-22 é composta pelo cosmonauta russo Anton Nikolayevich Shkaplerov (Comandante da Soyuz TMA-22 e Engenheiro de Voo da ISS na Expedição 29/30), pelo cosmonauta russo Anatoli Alexeievich Ivanishin (Engenheiro de Voo n.º 1 da Soyuz TMA-22 e Engenheiro de Voo da Expedição 29/30), e pelo astronauta norte-americano Daniel Christopher Burbank (Engenheiro de Voo n.º 2 da Soyuz TMA-22, Engenheiro de Voo da Expedição 29 e Comandante da Expedição 30).

A tripulação suplente era composta pelos cosmonautas russos Gennadi Ivanovich Padalka, Sergei Nikolayevich Revin e pelo astronauta norte-americano Joseph Michael Acaba.

Os principais objectivos a levar a cabo durante a Expedição 29, que decorre de 16 de Setembro a 22 de Novembro de 2011, são os seguintes:
• Lançamento de dois membros russos e um membro norte-americano pelo veículo Soyuz TMA-22;
• Acoplagem do veículo Soyuz TMA-22 com o módulo Poisk;
• Suporte operacional para carga e separação do veículo de carga Progress M-10M do módulo Pirs;
• Suporte operacional para a acoplagem do veículo de carga Progress M-13M do módulo Pirs;
• Descarga parcial do veículo de carga Progress M-13M;
• Suporte operacional para a carga e separação da Soyuz TMA-02M do módulo Rassvet (regresso dos membros da Expedição 28/29);
• Apoio à funcionalidade da ISS;
• Realização das experiências e do programa de aplicações científicas;
A Expedição 29 consiste de três elementos entre 16 de Setembro e 16 de Novembro de 2011 e de 6 membros entre 16 e 22 de Novembro de 2011.

Imagem: Roscosmos; RKK Energia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights