Cygnus X-1

Cygnus X-1 é uma fonte bem conhecida de raios-X na nossa galáxia, que se encontra a uma distância de 6000 anos-luz da Terra.
É um sistema binário.
Terá provavelmente um buraco negro, com uma massa 9 vezes superior ao Sol e um raio (horizonte de eventos) de 26 kms.
Esse buraco negro está a retirar massa a uma estrela companheira. A companheira é uma estrela variável supergigante azul chamada HDE 226868 que orbita o buraco negro a uma distância dele de cerca de 0,2 UA.
Esse “material roubado” forma um disco de acreção ao redor do buraco negro. A matéria no disco interno é aquecida a milhões de kelvin (K), gerando os raios-X observados.
Um par de jatos, perpendiculares ao disco, enviam para o espaço interestelar parte do material que está a cair.

Cygnus X-1 pode ter 5 milhões de anos de idade, e o buraco negro pode ter-se formado a partir de uma estrela progenitora que possuía mais de 40 massas solares.

A NASA mostra-nos agora o que tem visto por essas zonas.
Na esquerda vê-se uma imagem real, no visível, feita pelo Digitized Sky Survey – o pequeno quadrado vermelho mostra o local onde está Cygnus X-1.
Na direita vê-se uma representação artística daquilo que os astrónomos pensam que estão a ver.

1. Acho que em Portugal se diz “horizonte de acontecimentos”.

1. […] Sol, o que viria a ser, até o momento, um forte candidato a buraco negro. Para saber mais, cliquem aqui e […]