First Kepler Science Conference


(Crédito: ESO/L. Calçada)

A primeira conferência sobre os resultados da missão Kepler (mas não só), terá lugar de 5 a 9 de Dezembro. Podem ver a página da Internet da conferência aqui e um programa detalhado aqui. O programa refere várias comunicações que trarão certamente novidades e anúncios de novos exoplanetas. Entretanto, a equipa da missão forneceu já alguns detalhes sobre o Kepler-21b, um dos planetas a ser anunciados.

O planeta orbita uma estrela subgigante de tipo espectral F6 que, com magnitude 8.2, está entre as mais brilhantes observadas pelo Kepler. De facto, a estrela é suficientemente brilhante para ter sido incluída no catálogo de Henry Draper, publicado no início do século XX, com o identificador HD179070. O Kepler-21b é uma super-Terra com um período orbital de 2.79 dias, correspondendo a uma distância de apenas 6.4 milhões de quilómetros da estrela hospedeira, uns aterrorizadores 5 raios estelares ! A proximidade da estrela e o facto de esta ser relativamente quente (tipo espectral F6) implica que a sua temperatura de equilíbrio deverá ser quase de 2000 Kelvin, um verdadeiro inferno. O raio do planeta, determinado a partir da profundidade dos trânsitos e do raio estimado para a estrela (1.8 vezes o do Sol), é de apenas 1.6 vezes o raio da Terra. A massa ainda não foi determinada com precisão, sabe-se apenas que é certamente inferior a 10.4 vezes à da Terra, pelo que ainda não é possível saber a sua densidade média e consequentemente ter uma ideia mais clara da sua composição.

Podem ver mais informação sobre este e os restantes planetas descobertos pelo Kepler aqui. O AstroPT irá acompanhar de perto esta conferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights