Recebido sinal da Fobos-Grunt

Uma estação da ESA recebeu um sinal proveniente da sonda russa Fobos-Grunt. O sinal foi recebido durante uma de quatro tentativas de comunicar com a sonda aconteceu quando esta esteve iluminada pelo Sol.

Os especialistas russos e europeus irão continuar a trabalhar para determinar a melhor forma de estabelecer uma ligação de comunicações fiável com a sonda.

A contrário do que aconteceu com a situação após o lançamento, a agência espacial russa, Roscosmos, foi extremamente rápida a confirmar este boa notícia.

A Fobos-Grunt foi lançada no passado dia 8 de Novembro mas um problema impediu que fosse propulsionada para Marte a partir da sua órbita inicial.

Imagem: Roscosmos

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. A janela de lançamento para Marte já se fechou ou então ter-se-ia de optar por poupar combustível que estava reservado para outras manobras.

    De qualquer das formas, as últimas comunicações com a sonda já não deram em nada e esta está novamente silenciosa.

  2. Fantástico! Espero que consigam consertar a sonda e enviá-la para a órbita de Marte o mais rápido possível antes do dia 27 de novembro. Se puderem enviar antes melhor ainda. Há sempre uma última esperança. Melhor tentar de tudo do que deixar simplesmente cair na Terra, havendo risco para a população.

    • Ricardo André on 23/11/2011 at 16:44
    • Responder

    Infelizmente nem tudo corre bem e de vez em qd uns milhõezitos vão ao ar -.-

  3. Bom, pelo que li só têm até amanhã para resolverem a situação… a partir daí o combustível já não será suficiente para chegar ao destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights