MSL ‘Curiosity’ a caminho de Marte

A ULA (United Launch Alliance) levou a cabo o lançamento do Mars Science Laboratory, um rover baptizado de ‘Curiosity’, que irá ajudar a desvendar os segredos de Marte. O lançamento teve lugar às 1502:00,237UTC do dia 26 de Novembro de 2011 e foi levado a cabo pelo foguetão Atlas-V/541 (AV-028) desde o Complexo de Lançamento SLC-41 do Cabo Canaveral, Florida.

A separação entre o Curiosity e o estágio Centaur ocorreu às 1546UTC.

O objectivo da missão é o de determinar se a área da cratera Gale tem alguma evidência de ambientes habitáveis passados ou actuais. Estes estudos serão parte de um exame mais alargado dos processos passados e actuais na atmosfera de Marte e na sua superfície. As pesquisas irão utilizar 10 instrumentos transportados pelo rover e que irá suportar a sua utilização ao proporcionar a mobilidade, capacidades de aquisição de amostras,fornecimento de energia e comunicações.

A massa total no lançamento foi de 3.893 kg, dos quais 899 kg correspondem ao Curiosity, 2.401 kg correspondem ao sistema de entrada, descida e aterragem (escudo aerodinâmico e estágio de descida abastecido), e 539 kg correspondem ao estágio de cruzeiro abastecido.

O Curiosity transporta uma variada carga científica num total de 10 instrumentos (70 kg), sendo o Alpha Particle X-ray Spectrometer, a Chemistry and Camera, a Chemistry and Mineralogy, o Dynamic Albedo of Neutrons, o Mars Descent Imager, o Mars Hand Lens Imager, a Mast Camera, o Radiation Assessment Detector, a Rover Environmental Monitoring Station, e o Sample Analysis at Mars.

Para o fornecimento de energia o Curiosity transporta um gerador termonuclear de radio-isótopos e baterias de iões de lítio.

Se tudo correr bem o Curiosity irá atingir o planeta vermelho entre as 0500UTC e as 0530UTC do dia 6 de Agosto de 2012, descendo a 4,5º latitude Sul e 137,4º longitude Este no interior da cratera Gale. A sua missão primária terá uma duração de 98 semanas (um ano marciano).

2 comentários

  1. Apesar de vivermos tempos auspiciosos de exponenciais avanços tecnológicos e científicos, impressiona-me como essas coisas funcionam (quando funcionam).

    Nessas horas dou graças por estar vivo e por ser um ser humano consciente (cônscio de fatos como esse e da grandeza dele). Há poucos 5 mil anos éramos meros pastores de cabras.

    1. Não éramos meros pastores de cabras, éramos pastores de cabras com a curiosidade e o desejo de saber no sangue…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights