Conferência de Imprensa da Equipa da Missão Kepler

Na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro, quando forem 16h em Portugal continental, a equipa da missão Kepler fará uma conferência de imprensa que marcará também o início da primeira “Kepler Conference” da qual já falamos no AstroPT. A comunicação servirá para actualizar, relativamente a Fevereiro de 2011, as estatísticas dos candidatos detectados pela missão e anunciar a confirmação de mais um sistema planetário. Os participantes são: Pete Worden, director do Ames Research Center, a instituição que acolhe a missão; Natalie Batalha, cientista da missão; Bill Borucki, o investigador principal da missão, e; Jill Tarter, directora do Centro para Investigação SETI. Podem ver o anúncio aqui.

Entretanto, hoje, a equipa publicou mais um artigo descrevendo a descoberta de um Júpiter Quente em torno de KOI-254 (Kepler Object of Interest 254). A estrela é uma anã vermelha rica em “metais” e com apenas 59% da massa e 55% do raio do Sol. Todas as anãs vermelhas, estrelas de tipo espectral M, para as quais foram detectados planetas maciços como Júpiteres ou Saturnos são ricas em “metais”. Pensa-se que os elementos mais pesados são essenciais para formação dos núcleos precursores dos planetas gigantes. Quando estes núcleos atingem uma massa crítica, cerca de 10 vezes a massa da Terra, conseguem capturar e manter atmosferas maciças compostas por gases muito leves como o hidrogénio e o hélio. Esta descoberta reforça portanto a relação entre a abundância de “metais” e a existência de planeta gigantes nas anãs vermelhas. O planeta, designado de KOI-254b, orbita a estrela em apenas 2.46 dias a uma distância de 0.03 unidades astronómicas. O KOI-254b tem 50% da massa e 96 % do raio de Júpiter. Podem ver o artigo aqui.

1 comentário

1 ping

    • Manel Rosa Martins on 03/12/2011 at 22:24
    • Responder

    Luís, em 2 grupos de astrónomos já agradeceram este teu artigo. Foi muito divertido ver todos a verificar a que hora local correspondem as 16 horas de Portugal. Um abraço e obrigado.

  1. […] cientistas do Kepler estão realizando apresentações interessantes na conferência científica inaugural em AMES de 5 a 9 de dezembro de …, anunciando 1.094 novos candidatos a exoplaneta. Desde o último catálogo, anunciado em fevereiro […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights