Descobertos 2 buracos negros com 10 mil milhões de vezes mais massa que o Sol

Um grupo de cientistas utilizou os observatórios Gemini (Hawaii), Keck (Hawaii), e McDonald (Texas – é o observatório da minha Universidade) para medirem a velocidade de estrelas em duas galáxias, NGC 3842 e NGC 4889, que se encontram a cerca de 320 milhões de anos-luz e 335 milhões de anos-luz de distância da Terra, respectivamente.

Até agora, o buraco negro mais massivo que se conhecia pertence à galáxia M87, com uma massa equivalente a 6,3 mil milhões de vezes superior à massa do Sol.
Agora, esta investigação revelou que a galáxia NGC 3842 tem um buraco negro 9,7 mil milhões de vezes superior à massa solar, e a galáxia NGC 4889 tem um buraco negro com uma massa igual ou ainda superior.

Estes buracos negros também são gigantescos: ambos têm o horizonte de eventos a uma distância maior que 5 vezes a distância do Sol a Plutão!

Leiam em inglês, aqui e aqui.
Não vos sugiro para lerem noutros lados em português (quer imprensa portuguesa quer brasileira), porque infelizmente estão cobertos de erros nos números.

1. Que “bizármas”!
    O que se observava se estes dois “meninos” se aproximassem um do outro?
    Será possivel que um buraco negro atinja uma massa tão absurda que se destabilize e se “converta” noutra situação? Apesar de o Universo parecer estar em expansão, daqui a uns “eons” valentes, todos os velhos buracos negros existentes estarão gordos que nem uns nabos e vão acabar por se começarem a atropelar-se entre eles! É um pouco como o euro mlhões, mas para estes “meninos” o tempo é uma criança…
    A ideia do “Big Crunch” parece a solução dos ciclos para o “Big Bang”, mas não explica a origem do Universo. Deve existir um valor limite para a sobrevivencia destes astros, ou não?!

1. Se existir Big Crunch, será daqui a 10^12 anos…
      Mas em princípio o Universo vai-se expandir para sempre. Assim, os buracos negros irão se “evaporar” dentro de 10^100 anos (1 seguido de 100 zeros) 😉

• Paulo on 09/12/2011 at 02:08

10 elevado a 100, o terrivel “Googol”!