Extraterrestres Antigos

O canal História anda a passar uma série chamada “Ancient Aliens“, que é baseada na “Ancient Astronauts Theory“.
Este canal tem tido uma programação decadente (e não é só este), mas esta série provavelmente bate o recorde de maior número de imbecilidades ditas por episódio (e antes que me perguntem: sim, já vi vários episódios).
Como disse Goebbels (ministro da propaganda do Hitler): quanto mais disparatada fôr a mentira, mais as pessoas caem nela. Este programa, com a enorme audiência que tem, é um exemplo perfeito disso.

A estrela do show é um tal de Giorgio Tsoukalos, um crente (oposto a conhecimento) em qualquer explicação extraordinária só porque não quer perder alguns minutos a tentar procurar conhecimento sobre esse assunto.
E, claro, também gosta de fazer dinheiro à custa dos crentes naquilo que ele diz. Estas seitas religiosas têm todas o mesmo objectivo.

Camille Cracciola, Richard Feynman, Richard Dawkins, Carl Sagan, James Oberg, Bertrand Russell, J. Robert Oppenheimer, Virginia Gildersleeve, Harold T. Stone, Max Radin, Stephen A. Kallis Jr., e muitos outros, disseram:
“Keep an open mind, but not so open that your brain falls out” – Tenha uma mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia.

No caso do Giorgio, já não vai a tempo…

Como se percebe, o programa é uma porcaria…

Se existem lagartos e formigas na Terra, então, para ele, é possível que os extraterrestres se pareçam dessa forma também.

Se hoje pode existir um cão de 2 cabeças e com 4 pernas, então no passado é possível também ter existido, e sido ET…

Se alguém desenhou um pássaro amarelo… então só pode ser extraterrestre.
Birds are not made out of metal… Therefore aliens.

Estes são somente alguns exemplos, mas muitos mais existem.

Se ele estivesse a falar do Pai Natal diria: será possível que milhões de pessoas no mundo estejam enganadas? Não. E será possível que um Pai Natal possa entregar todas as prendas numa só noite? É. O Pai Natal é extraterrestre.

Notem bem que ele faz as perguntas e dá ele próprio as respostas… que é um sintoma de que não está interessado em conhecimento que venha do exterior.

Notem também que ele fala sempre em “possível”, e não em “provável” que é a pergunta científica, a pergunta racional, a pergunta que todos os dias utilizamos por milhares de vezes para lidarmos com o dia-a-dia… como podem ler neste post.

Será possível atravessarem uma parede de cimento? É. Será provável? Não.
Será possível que foram unicórnios invisíveis voadores que me pararam o carro na auto-estrada? É. Será provável? Não. Ao saber mais sobre o problema, percebo que me faltou a gasolina.
Será possível que o Sol seja somente um deus com uma lanterna? É. Será provável? Não. Basta estudar o Sol.

Mas ele fica-se pela pergunta do possível. Isto é um dos indicadores que se está na presença de um pseudo – uma pessoa que nada percebe daquilo que está a dizer, uma pessoa que não quer saber do conhecimento, uma pessoa que põe a sua própria crença acima da realidade, e uma pessoa que pode ter o único intuito (consciente ou inconscientemente) de ludibriar as pessoas.

81 comentários

26 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. A razão de tanto palhaço é justamente pelas palhaçadas que se falam antes nome da “ciência”. Por exemplo se repete sobre buracos negros e buracos de minhoca, buracos brancos, etc. cuja existência não é aceita como prova real por vários astrofísicos e podem ser confundidos com outras coisas como plasma, energia Birkelan, etc. A teoria do Big Bang tem vários furos e escutamos do Big Freeze, Big Rip, Big Crunch sem provas reais. Discutem se há 5, 10 ou 11 dimensões sem haver prova alguma ou das supercordas. Para Newton a gravidade era uma força enquanto para Einstein era uma ilusão criada pela deformação dessa coisa desconhecida chamada espaço.

    (… comentário editado…)

    1. Karl,

      Você misturou 1001 assuntos como se fossem uma coisa única, provando que o seu único intuito é ser troll e não propriamente discutir ciência. (daí a edição de um comentário e a remoção de outro)

      Você mistura a Teoria do Big Bang com a Hipótese das Cordas, por exemplo, imaginando que é tudo a mesma coisa.
      Você sabia que utiliza diariamente tecnologia baseada nas previsões acertadas do Big Bang? Você sabia que essa tecnologia só funciona porque essas previsões estavam certas?

      Por outro lado, você utilizou diversas vezes o verbo “acreditar”. Como já foi explicado aqui pelo blog dezenas de vezes, a ciência não se faz de acreditar. Recomendo que leia os artigos para aprender alguma coisa.

      Por fim, você está na internet, utilizando computador ou telemóvel, que funcionam devido ao conhecimento científico que está correto. Se não estivesse, você estaria vivendo numa caverna sem qualquer conforto moderno.
      Mal você acorda, você fica logo a saber que a ciência está correta, através de 7 formas diferentes.
      http://www.astropt.org/2012/02/18/7-equacoes-que-governam-o-seu-mundo/
      Negar que o conhecimento científico actual está correto, enquanto utiliza esse mesmo conhecimento científico correto é a definição de hipocrisia.

      Antes de você perder tempo a escrever longos comentários ignorantes contra o conhecimento científico, recomendo que leia os nossos artigos que explicam o conhecimento científico:
      http://www.astropt.org/category/educacao/literacia-cientifica/

      Quem detém um mínimo de inteligência, deveria perceber que para discutir determinado assunto, primeiramente deveria entender alguma coisa sobre esse assunto. É o que lhe recomendo. Ganhe um pouco de inteligência, e adquira conhecimento sobre o que é a ciência, antes de se mostrar ignorante, hipócrita e arrogante ao entrar em locais científicos a exigir discutir ciência através de comentários ignorantes.

      Passe bem.

      P.S.: parece-me bastante triste que se mostre como religiosa e que diga que ama Jesus, e que depois tenha atitudes destas, completamente contrárias aos Seus ensinamentos.

  2. Eu particularmente gosto de assistir a série por justamente colocar pontos da história das civilizações antigas que geralmente passam despercebidas. Ao analisar a série vejo dois pontos de vistas: um, formado por pessoas que apoiam a teoria do astronauta antigo (geralmente escritores sobre o assunto, jornalistas…), tende ao sensacionalismo, já o outro, são profissionais (em ferramentas, engenharia, historiadores, acho que ainda não vi arqueólogos, egiptólogos…) destes eles só dão opiniões a respeito de supostas evidencias físicas ou de vez em quando escritas.
    Sinceramente, ao ler este artigo pensei que fosses analisar todo o mecanismo da série e não somente o Giorgio Tsoukalos que não passa de um sensacionalista, mas a série não é só a opinião dele, e quanto a credibilidade dele o History mostra até que ele é um escritor, não um profissional em tal área do conhecimento.
    Em minha opinião, a série é bem equilibrada você tem evidencias e tem uma teoria/hipótese, ele te dá a opinião de vários especialistas que na maior parte do tempo não são “crentes” desta tal teoria, alguns demonstram que são céticos. E você tem uma interpretação dessas evidencias ou de imagens/textos por pessoas que a defendem e no final a série te dar somente as perguntas, vai de você as responder ou de escolher sua posição.
    Eu prefiro acreditar que se determinadas civilizações foram capaz de fazer coisas extraordinárias para sua época, não por uma intervenção extraterrena, mas porque o ser humano é capaz de fazer. Particularmente eu gosto da série pelo motivo que eu falei anteriormente, eles te mostram coisas interessantes sobre tais civilizações, fisicamente falando (evidencias físicas). Mas como qualquer outra coisa apresentada na tv sobre determinado assunto tem que ter cuidado no que é apresentado, não só na tv, mas tudo produzido pelo homem é tendencioso de certa forma, afinal por mais superficial que seja seu texto nós sempre colocamos um pouco de nossa opinião. Enquanto ao método científico, sabemos que não é 100% confiável (disse isto só pra não cairmos no erro de nos cegarmos a belíssima luz da ciência, afinal até a ciência é feita pelos homens e tem suas limitações). Claro que é preferível o conhecimento racional, mas não basta só ele. Cada qual em sua interpretação e suas escolhas.
    Espero uma análise mais detalhada e profunda da série.

    1. As opiniões são irrelevantes. O que interessa é o conhecimento.
      A série NÃO busca o conhecimento dos especialistas – é mentira quando diz que o faz, já que a série corta a informação dada pelos especialistas mostrando somente aquilo que lhe interessa.
      A série pega em trolhas, crentes que o sangue é verde, e põe-os a falar sobre medicina.

      A série não é equilibrada e muito menos apresenta qualquer teoria. Sugiro que leia os nossos artigos onde explicamos o que é uma teoria.

      A série não dá a opinião de especialistas. A série corta o conhecimento dos especialistas (vários deles já se queixaram, que as palavras deles foram erroneamente utilizadas).

      “Eu prefiro acreditar” <--- a ciência, o conhecimento, não se faz de acreditar. Já expliquei isto dezenas de vezes em artigos aqui no blog. Sugiro que os leia. De resto, a série divulga mentiras sob o disfarce de "mistério", que na verdade não existe, porque tudo aquilo que eles dizem que não entendem, se lessem as investigações nessas áreas, saberiam que já se encontraram as respostas. http://www.astropt.org/2012/10/06/desmistificar-os-extraterrestres-do-passado/

      abraços!

  3. Olá Carlos,

    Não tenho conhecimento nenhum no meio cientifico e recentemente vi bastante documentários a repeito da teoria dos antigos astronautas.

    Mas, como todo bom curioso e sonhador fiquei obcecado pelo assunto e ando pesquisando bastante a respeito pela web.

    Inclusive estou procurando farsas na serie e foi assim que acabei caindo aqui.

    Achei seu post ótimo por ser adversa a toda teoria da série, e isso me faz pensar mais a repeito.

    Mas, em nenhum momento vendo a série tomei o conteúdo como verdade ou como fatos comprovados. Em todo momento ficou claro pra mim que são especulações a fatos ainda não explicados totalmente ciência. Fica claro sempre como é citado na série que “Alguns teóricos acreditam que sim”, ou seja, são teorias e especulações.

    Alias, eu fiquei confuso com seu post. As construções magaliticas a ciência “provou” como foram construídas? Pq até onde eu sei são teorias tb, pois não há provas.
    Obs: Não tenho nenhum conhecimento cientifico.

    Eu achei bem interessante por nos fazer sonhar com uma realidade mais mistica, e isso do meu ponto de vista é mais interessante do simplesmente evolução e bla bla bla.

    De qualquer forma, minha unica critica aqui é a respeito das suas respeitas aos comentários. Me pareceu muito arrogante, repressora e intolerante.
    Opiniões adversas é q nos fazem crescer e você pareceu criticar demais as pessoas com pontos de vistas diferente dos seus.

    Inclusive estou até com medo de comentar e levar algum tipo de xingamento..rs

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento
    Abraços

    1. Olá Augusto,

      A série não apresenta teorias ou especulações. A série apresenta mentiras, baseadas em falsas questões, com um propósito religioso (foi tudo feito pelos deuses).

      Pergunto-lhe: sabe como o seu computador é feito? Sabe todas as leis científicas que estão subjacentes a ele?
      Provavelmente não.
      E não é só por não ter conhecimento científico, como o Augusto admitiu. Eu próprio tenho conhecimento científico, e de certeza que não sei metade das leis necessárias para fazer a internet funcionar através de computadores existentes a milhares de kms de distância.
      Não quer dizer que não se conheçam essas leis. São conhecidas obviamente, senão não existia internet. Quer somente dizer que eu não as sei todas.

      Imagine agora que, por eu não saber, assumia na televisão que ninguém sabe. E fazia perguntas com um objectivo claro.

      Por exemplo: já viu a complexidade da internet? O Augusto certamente que não sabe construir de raiz um computador, quanto mais ter uma “nuvem” invisível que faz com que todos os computadores comuniquem. É demasiado complexo para alguém entender tudo. Certamente que é conhecimento que só nos poderia ser dado por alguém com mais conhecimento do que o Augusto e que eu. E se eles nos deram esse conhecimento, donde vêm eles? E como nos transmitiram esse conhecimento? Será que falaram ao Governo? Segundo os teóricos, alguns dos segredos deste acordo entre humanos e aliens estão guardados nos arquivos da Area 51. Será que esta tecnologia pode ser utilizada como controlo da mente dos humanos? Segundo os teóricos, é este controlo das mentalidades que nos dá tão maus políticos, que no faz votar sempre nos mesmos, e que promove tanto consumismo, acima das possibilidades das pessoas comuns. Segundo os teóricos, é este acordo que permite ter uma sociedade de classes, sendo a classe dirigente acordada com os aliens, mandando sobre as classes mais baixas de modo a trabalhar para os dirigentes. Segundo os teóricos, foi desta forma que grande parte da população egípcia trabalhou como escravos durante centenas de anos – várias gerações – para fazer mausoléus para os imperadores. Hoje, continuamos a fazer o mesmo, com a diferença de classes, a trabalhar para quem nos dirige.

      Viu o que eu fiz?
      Passei de algo banal, como um computador, para nas últimas perguntas assumir que eles existem e só fazer perguntas a partir já da existência deles, sem nunca ter provado nada. Depois disso, criei uma explicação por cenário (falácia) baseada em pura ideologia social que qualquer pessoa (do povo) gostaria de ver explicado. Para esta explicação, dou-lhe uma falsa autoridade dizendo que quem diz isso são os teóricos (que podem estar internados em hospícios).
      Esta é uma técnica simples de manipulação do discurso e das pessoas.

      Isto é o que é feito em *todos* os episódios dessa série.

      Sim, eu sou bastante arrogante para com quem divulga mentiras.
      Se o Augusto quer seguir mentiras, é consigo.

      Sugiro que leia o que é uma teoria, para perceber que quando eles usam a palavra teoria, estão a mentir:
      http://www.astropt.org/2013/07/14/lei-vs-teoria/

      Sugiro que leia as explicações correctas para as coisas que eles lá falam:
      http://www.astropt.org/2012/10/06/desmistificar-os-extraterrestres-do-passado/

      Sugiro que leia sobre o promotor dessa farsa, que ficou rico à custa de simples técnicas de manipulação:
      http://www.astropt.org/2012/06/17/erich-von-daniken/

      Sugiro que leia sobre as leis que utiliza a todos os minutos do dia:
      http://www.astropt.org/2012/02/18/7-equacoes-que-governam-o-seu-mundo/

      E, por fim, sugiro que leia sobre a forma como o Augusto pensa a todos os minutos do dia e sempre com 100% de sucesso. Se entender como pensa, talvez não perca tempo com esses programas nem caia na hipocrisia de cuspir naquilo que utiliza milhares de vezes ao dia:
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      abraços!

        • lucy von beust on 04/06/2014 at 03:07

        Genial sua resposta,pq realmente e assim que essas pessoas agem com quem tem preguica de estudar. Pq hoje em dia quem tem internet e nao tem conhecimento e por pura opcao. Pois muita gente passa horas em redes sociais mas para estudar e uma preguica so.

      1. Obrigado 🙂

        Realmente, na era da informação, só é ignorante quem quer 😉

    • Guilherme Santiago on 12/09/2013 at 13:36
    • Responder

    Olá Carlos, tudo bem?

    Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns pelo blog e pelo teor do conteúdo.

    Conheci o blog recentemente. Estou assistindo a Série Alienígenas do Passado e admito que estava comprando a idéia. Mas ao ver que alguns dados são distorcidos, como o peso de monolitos, composição das pedras, diferença de datas dos esqueletos (no caso da hipótese de uma detonação de artefato nuclear) e outros, infelizamente tenho que dar o braço a torcer. Infelizmente, pois gostaria muito que comprovassem que não estamos sozinhos no universo. Estou certo disso. Seria muito estranho, com essa imensidão de planetas, haver vida inteligente em apenas um. Segundo probabilidades, ao meu ver, não é correto deduzir isso.

    Mesmo manipulando dados, a teoria dos astronautas antigas é sedutora. Claro que cada vez mais com um olhar crítico, pois o fins não justificam os meios. Digo isso, pois senti falta, durante a desmistificação da teoria, de desbancar outros aspectos da mesma. O documentário ficou mais centrado na questão da engenharia, da possibilidade de pessoas da época terem realizado tais feitos, como construção das pirâmides, locomoção de pedras de portes imensos, etc. Mas acho que deixou a desejar na questão do conhecimento da astronomia. E aí já acho que, por ser a sua área, poderia me dar informações a respeito. Como era possível, os Maias conseguirem prever eclipses com tamanha acertividade? Era possível mesmo, com a tecnologia da época? Existem registros de que eles tinham acesso a lentes, ou algo do tipo que os possibilitassem fazer observações e constatações astronômicas tão detalhadas e corretas? Ou isso também era mito? Acertavam e erravam muito?

    Um abraço e novamente parabéns.

    Guilherme Santiago

    1. http://www.astropt.org/2012/10/06/desmistificar-os-extraterrestres-do-passado/

      Quanto aos Maias, faziam o mesmo que todos os povos antes deles – milhares de anos antes – já faziam.
      Prever eclipses é extremamente fácil 🙂 . Basta registar o que se vai passando no céu, por onde passa certo objecto e com qual regularidade, e depois extrapolar para o futuro.
      A tecnologia necessária para isso é um cérebro… e, para avivar a memória, uma pedra onde se possa escrever o tempo de passagem 🙂

      abraços!

  4. A Pergunta que eu faço porque tem tantas pessoas,que afirma que já viram ou testemunharam algum fato envolvendo aliens,i?será que todas essas pessoas desconhecidas umas das outras mentiram?Eu não estou afirmando que conspiração desse programa seja verídica,mas o que quero dizer onde há fumaça há fogo.é mais fácil o governo está escondendo alguns fatos do que pessoas simples e desconhecidas estarem mentindo

    1. Nem todas as pessoas mentem. As outras desconhecem o que vêem (que é terrestre e não alien).

        • Luis paulo on 09/08/2013 at 02:11

        E será que existe uma explicação ciêntifica possivel para os vários avistamentos relatados por
        Pessoas formadas em diversas areas, Desde pilotos de aviões a policias, militares e mesmo entidades do governo? Algo estranho essas pessoas viram e relataram e classificaram como não sendo “nosso”.Não existe uma pequena possibilidade que estamos a ser visitados por algo que desconhecemos.

      1. Temos aqui uma categoria só para isso. Pode ler as explicações lá.

        Quanto a relatos pessoais, também existem milhares do Pai Natal todos os anos. O argumento é o mesmo.

        Quanto à possibilidade, não é ciência. A ciência e a lógica diária que aplicamos, baseia-se em probabilidades.

        abraços

    • Antonio Campos Sousa on 08/08/2013 at 23:30
    • Responder

    Não é querer estar a dar razão aos acreditados na chegada deles até nós, mas existem varias situações ainda inexplicadas e um pouco estranhas na nossa (humana) historia.
    Existem algumas lacunas e/ou grandes saltos na evolução do homem como espécie.
    Porque é que, ainda num estado de recolectores e ainda com alguns caçadores que acompanhavam as manadas de animais nas suas migrações, de repente se começaram a fazer construções piramidais em quase todas as civilizações de destaque na área de existência?
    Se estavam afastados milhares de KM entre eles, como tiveram todos a mesma “ideia” com algumas centenas de anos em separado?
    Talvez seja eu que vejo filmes a mais…

    1. Não foi de repente. Não queira meter dezenas de milhares de anos em 1 segundo.

      A piramide é a melhor estrutura para se manter de pé (ex: uma esfera rolava) e que promove a ideia de estrutura social (em cima o imperador, depois a elite, etc, até ao enorme número de pessoas do povo na base).

      abraços

  5. eu vejo o History por diversão, moro no Brasil (e para mim o History é aberto,mas não é na maioria dos lugares). Então o History é um dos lixos menos lixentos que há na TV,e é divertido…a série tem alguns (poucos) debates interessantes, mas no mais,é para divertir (e só). O bom: trouxe a ufologia em debate. O ruim: de forma errada. Esse cara é uma figura, mas realmente, é triste tê-lo como referência.

    mas é melhor do que o raio-x da cadeira/sofá/cama/mesa que hitler se suicidou…

  1. […] de um programa destes? Não sei… Mas de um canal que nos traz a vigarice das crenças nos Extraterrestres Antigos, o que se pode esperar mais do Canal História? Obviamente mais vigarices para se aproveitarem da […]

  2. […] os vigaristas inventam histórias para enganar a população com as suas crenças, os cientistas trabalham, investigam, testam, criticam, discutem, avaliam, …, até chegarem a […]

  3. […] sobretudo um filme a promover a ideia dos Astronautas Antigos – em que os alienígenas muito poderosos vêm se refugiar no meio da Humanidade – e […]

  4. […] programa Ancient Aliens – Extraterrestres Antigos, é bastante apelativo. No entanto, a forma de atuação do programa é bastante conhecida desde a […]

  5. […] pelo website brasileiro SeuHistory, pertencente ao History Channel. Se o History Channel já tem programas de fantasia mascarados de verdade, o SeuHistory é a casa de qualquer conspirador sem cérebro. Assim, é obviamente […]

  6. […] Cheia. Grávida de Chimpanzé. Barbies Humanas. Money bag. Disparates Virais. Barulhos estranhos. Extraterrestres Antigos. Desmistificar. Erich von Däniken. Dogons. Anel Negro. Dois Sóis. Alinhamento planetário sobre […]

  7. […] falamos do péssimo programa Ancient Aliens, do Canal História, neste post. Também já explanamos as mentiras de Erich von Daniken, neste […]

  8. […] Os pseudos e demais vigaristas à luz do conhecimento (que fazem a vida a assustar as pessoas com mentiras à luz do conhecimento, como esta salgalhada de desinformações, num estilo mal copiado do Daniken, para confundir e amedrontar as pessoas com fenómenos astronómicos que não nos afectam como o trânsito de Vénus), têm sempre a mesma estratégia: vender o mistério onde ele não existe. Não querem saber do conhecimento e têm ódio de quem detém conhecimento, porque esse conhecimento pode arruinar-lhes o negócio (que tem milhares de seguidores acéfalos). Por isso, tudo o que vêem, para esses pseudos, é um mistério. Como eles/elas não sabem a explicação, então assumem que ninguém sabe, e resolvem disparatadamente dizer que tudo é feito por extraterrestres. Exemplo: como funciona a internet? Não sei. Então só podem ter sido extraterrestres a criar a internet! […]

  9. […] e começar a fazer perguntas sem nexo porque não posso provar nenhuma…. tal como faz um programa de televisão bem conhecido. Será que eram verdes? De que planeta vieram? Parecem-se connosco, por isso será que andam entre […]

  10. […] Erich von Däniken é o fraudulento (foi condenado por fraude) hoteleiro suíço, seguidor da seita dos Astronautas Antigos (divulgada recentemente no Canal História). […]

  11. […] ao fim. Esta atitude faz o canal História perder mais ainda a sua credibilidade – mas parece que o canal já nos habituou a isso – mas por mim tudo […]

  12. […] Carlos Ruas, que tem o brilhante site Um Sábado Qualquer, criou um fantástico vídeo para explicar a problemática dos alienígenas do passado (do qual já falamos aqui): […]

  13. […] que, infelizmente, a estratégia do canal Discovery passou por usar a mesma estratégia do canal História: “como os nossos espectadores são ignorantes, vamos promover o sensacionalismo, a […]

  14. […] pro­grama Ancient Aliens é conhe­cido por defen­der que rea­li­za­ções anti­gas da Humanidade – das Grandes […]

  15. […] Já falei sobre a série Extraterrestres Antigos, do Canal História, aqui. […]

  16. […] Porque falo disto? Imaginem que daqui a 2.000 anos, os nossos descendentes olham para isto como nós olhamos actualmente para Stonehenge ou as Pirâmides, por exemplo. Obviamente vão fazer imensas medições e aposto que alguns pára-choques vão estar alinhados com algumas estrelas e até com pontos cardeais. Com alguma “sorte”, ainda aparece o descendente do Giorgio Tsoukalos a dizer que isto só podia ter sido construído por ETs! […]

  17. […] surpresa, devido ao tema da missa, senti-me um Giorgio Tsoukalos, sempre a imaginar Cristo como um astronauta e sempre a assumir que os 30 anos de que nada sabemos dele, foi quando ele esteve a treinar para […]

  18. […] assomo de Dissonância Cognitiva, neste cartoon vê-se um crente em conspirações a dizer que acredita que o mundo realmente acabou em Dezembro de 2012, mas o Governo conseguiu […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights