Seguir Astronomia

Alguns jovens têm enviado comentários para o astroPT a perguntar o que deverão fazer para serem astrónomos.
Tendo em conta que têm 12/13/14/15/16 anos, obviamente que no futuro terão que seguir uma licenciatura na área espacial.
Mas o que fazer entretanto?

As respostas que tenho dado, passam por estas sugestões:

– ler noticias de astronomia.
– ler livros de astronomia.
– assistir a palestras de astronomia.
– ir a encontros de astrónomos amadores, de planetários, de centros de ciência, etc, na zona de residência.
– tentar ver que parte da astronomia é que gostam mais.
– tentar ter “notas” para entrar numa universidade para estudar astronomia, segundo aquilo que mais gostarem.
– antes de entrarem na Universidade, e mesmo já depois de lá estarem, fazerem intercâmbios, internships, e mesmo voluntariado em locais de astronomia. Não só dá alguma experiência e contactos, mas permite perceber muito melhor aquilo de que gostam e que sintam que seja o seu futuro.

O Luís Lopes também deu sugestões de telescópios e não só, neste post.

Têm outras sugestões para acrescentar?

3 comentários

  1. Então, eu tenho 15 anos e adoro este blog. É fácil de encontrar informação que, pelo menos, parece útil e verdadeira. Não é que queira ser astrónomo, ainda não sei, mas é uma das áreas por que mais me interesso.

  2. Para ser Astrónomo não é preciso seguir alguma coisa na área espacial.. O mais provável até é apanharem com uma certa dose de física, e química!
    Se é malta bem jovem, e gosta de astronomia eu preferiria dizer para fazerem o que gostam, em vez de lhes falar explicitamente das coisas que “pode ser que gostem”. Eu não sei bem o como definir um astrónomo por oposição a um astrofísico, mas penso que são papeis um pouco diferentes.
    Essas sugestões são características que observamos juntando várias pessoas que conhecemos que vieram dar à astronomia.. Basicamente são a manifestação de que se interessam pela astronomia.. Não quer isto dizer, que todos os que fizerem isto, serão astrónomos garantidos.. 🙂

    Eu resumeria a coisa de outra forma.. Se são novos e gostam de astronomia, o primeiro passo é tornarem-se astrónomos amadores. Quando fizerem disso profissão, serão astrónomos profissionais! Até lá, como astrónomos amadores, já vão ter que ir descobrindo e fazendo, ou lendo uma data de coisas. vão ter que passar pela mesma selecção de gostos. Vão ter que trabalhar para eles próprios e não para os outros.

    Quem compra a Sky&Telescope não é automaticamente um astrónomo só por isso. Eu não quereria ser um político ou um economista só porque me apanharam a ler notícias da crise no jornal.. Mas o interessado em astronomia vai ter que ir descobrindo se se sente melhor indo pela leitura, pela observação, pela troca de impressões com outros, ou por indo fazendo pequenos projectos sobre astronomia e divulgando resultados.
    Haver comunicação é bom, e há fóruns de astronomia, mesmo em Portugal ou Brasil, onde podemos ir assistindo e conversando. É mais difícil uma pessoa motivar-se a ela própria a ir explorar certo assunto, e mais fácil deixar-se motivar pelo que vai encontrando ao contactar com as pessoas. Nisso um fórum é bom.
    Ir aos Centros de Ciência Viva também é um óptimo sítio para começar.. Visitas aos planetários em algumas cidades..
    Criar e manter um blog de astronomia, ensina muito, mesmo que seja um post por semana! Ainda pode fazer algo engraçado como a cada post que escrever, mete 2 euros no mealheiro. Ao fim de um ano, tem experiência e dinheiro para comprar o primeiro livro avançado ou equipamento ou acessório para a astronomia..

    Se ainda não se está no fim do ensino secundário, a palavra-chave é “alimentar” a astronomia. Daí para a frente, as palavras são “escolher”, “decidir”, “agarrar”, “lutar”, e “comunicar” também 🙂

  3. O que NUNCA devem fazer é comprar um telescópio de “brincar” ou de má qualidade. Conheço vários casos que conduziram a uma total desmotivação.
    Antes disso é necessário, para além das sugestões do Carlos, começar por observar o céu à vista desarmada, identificar estrelas, constelações, etc. Eventualmente adquirir uns binóculos (ver http://enifpegasus.blogspot.com/2011/04/o-uso-de-binoculos-na-astronomia.html) e ir mais longe nas suas observações.
    Se ainda mantiver o interesse, então sim adquirir um telescópio, após troca de impressões com quem já o tem…
    Cpts
    Paulo Coimbra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights