Arte e Ciência na cidade do Porto

 

Post também publicado no blog Armarium libri

 

A umas escassas três semanas do fecho (no próximo dia 8 de Janeiro), quem ainda não teve oportunidade pode e deve ir visitar a exposição “Harold Edgerton – Fragmentos de Tempo“, patente na Casa Andresen (Jardim Botânico do Porto). A exposição pode ser visitada de quarta a domingo, das 14h30 às 18h30, com entrada livre.

Harold “Doc” Edgerton, foi um americano pioneiro da área da fotografia e cinematografia. Foi inventor, empreendedor, explorador e carismático professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Tinha como filosofia de vida: “Work hard. Tell everyone everything you know. Close a deal with a handshake. Have fun!”.

Quem não conhece esta famosa fotografia?

Embora o seu reconhecimento venha, em grande parte, de feitos artísticos, pela captura de imagens de grande
beleza, Egderton foi acima de tudo um cientista. Esteve ligado ao MIT desde que lá estudou e foi lá também que desenvolveu as suas primeiras experiências com luz estroboscópica com fotografia, e que o tornou tão célebre. Mas, as aplicações das suas descobertas vão muito mais além de uma “simples fotografia”. Ao permitir parar movimentos no tempo e gravá-los em imagens fotográficas, as técnicas de Edgerton tornaram percetíveis fenómenos que, de outra forma, o olho humano não conseguiria observar. E, para chegar a essas imagens teve que criar e desenvolver equipamentos eletrónicos e fotográficos completamente novos. A observação detalhada destes fenómenos permitiu também o seu estudo científico, como foi o caso do voo do beija-flôr. 

No filme Quicker’n a Wink, galardoado com um Oscar em 1940, pode-se perceber melhor o trabalho pioneiro deste cientista/artista nessa década:

O trabalho de Harold Edgerton é um exemplo de um equilíbrio perfeito entre arte e ciência.

2 comentários

  1. Obrigada, Manel!
    Pelas belas palavras de ânimo e pela sugestão do post.
    Eu fui ver a exposição e adorei! Ainda por cima, tendo em conta o local, o seu entorno e o preço (0000!!) é uma pena que a malta aqui da zona não a vá ver!
    Toca-me divulgar como possa 😉

    • Manel Rosa Martins on 19/12/2011 at 05:05
    • Responder

    Parabéns pelo post Diana, está muito bom de ver, que cientista-artista fenomenal. :))

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights