Google+

«

»

Dez 22

Soyuz TMA-03M a caminho da ISS

A Rússia levou a cabo com sucesso o lançamento da cápsula espacial tripulada Soyuz TMA-03M às 1316:15UTC do dia 21 de Dezembro de 2010 utilizando um foguetão Soyuz-FG a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

A bordo da Soyuz TMA-03M segue o cosmonauta Oleg Dmitriyevich Kononenko, André Kuipers e Donald Roy Petitt. Oleg Kononenko realiza a sua segunda missão espacial orbital sendo o 68º cosmonauta russo a realizar duas missões espaciais.  Esta também é a segunda missão de André Kuipers que é também o primeiro astronauta holandês a realizar duas missões espaciais. Por seu lado Don Pettit realizao seu terceiro voo espacial orbital, sendo o 142º astronauta norte-americano e o 185º ser humano a realizar três missões espaciais.

Os três elementos agora lançados irão integrar a segunda fase da Expedição 30 e a primeira fase da Expedição 31. A Expedição 16 de Março de 2012. Durante a fase da Expedição 30 a função dos três novos membros (juntamente com os actuais membros já em órbita) será a de proporciona suporte operacional para as actividades relacionadas com os veículos de carga russos Progress M-13M e Progress M-14M, com o veículo de carga japonês HTV-3 e com o veículo de carga europeu ATV-3, para além de auxiliarem no regresso da Soyuz TMA-22.

A acoplagem com a ISS deverá ter lugar a 23 de Dezembro.

Imagem: RKK Energia

Rui Barbosa

Rui C. Barbosa gosta de se definir como historiador espacial amador e é autor do Boletim Em Órbita.
Licenciado em Física Aplicada (Ramo Óptica) exerce a profissão de Optometrista e Guia de Montanha.
É colaborador no sítio Astronomia no Zénite e NASASpaceflight.com, escrevendo artigos na área da Astronáutica Chinesa.
Divulgador na área da História Espacial Soviética e Russa.