Google+

«

»

Dez 27

Parabéns Kepler

 

Fonte: Wikipedia

Johannes Kepler (27 de Dezembro, 1571 – 15 de Novembro, 1630) não é um nome que a maioria das pessoas reconhece, mas se estiver a par das recentes descobertas de novos planetas, irá reconhecer que muitos novos planetas levam seu nome. Talvez o melhor presente de aniversário que podemos dar ao cientista é o Kepler 22b (ver mais aqui), o primeiro planeta descoberto em zona habitável de uma estrela, uma Terra possível, como o nosso planeta.

Kepler é mais conhecido por desvendar os segredos dos movimentos planetários. As suas três leis do movimento planetário ainda se aplicam hoje, e tornaram possível a Isaac Newton nos dar a lei da gravitação universal.

Em 1596, Kepler publicou Mysterium Cosmographicum, onde expôs argumentos favoráveis às hipóteses heliocêntricas.

Em 1609 publicou Astronomia Nova… De Motibus Stellae Martis, onde apresentou as três leis do movimento dos planetas, que hoje levam o seu nome:

  • Os planetas descrevem órbitas elípticas, com o sol num dos focos.
  • O raio vetor que liga um planeta ao Sol descreve áreas iguais em tempos iguais. (lei das áreas)
  • Os quadrados dos períodos de revolucão (T) são proporcionais aos cubos das distâncias médias (a) do Sol aos planetas. T2ka3, onde k é uma constante de proporcionalidade.

Provavelmente a maioria de nós nunca vai usar essa informação na vida, mas faz bem lembrar que esta foi uma das conquistas intelectuais da civilização ocidental. Até poderíamos pensar que lembrar Kepler por si só e pelas suas leis seria o suficiente, mas desengane-se, pois este tinha mais projetos como, por exemplo, os projetos dos primeiros óculos para a miopia e hipermetropia.

Acerca do autor(a)

José Gonçalves

Licenciado e Mestre em Física para o Ensino pela Universidade do Porto.
Criador/gestor do sítio eufisica.com e disseminação do mesmo pelos vários sítios da web.
Para saber mais ir a http://www.linkedin.com/in/eufisica

2 pings

  1. Kepler 441 » AstroPT - Informação e Educação Científica

    […] este post, para mais informações sobre este gigante […]

  2. Kepler 443

    […] este post, para mais informações sobre este gigante […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>