Construa uma escala termométrica

Gostaria de saber mais sobre os termómetros? Criar a sua própria escala termométrica?
Então vá a este website, escolha a sua própria escala e veja qual a fórmula matemática a aplicar no seu caso.

Termómetros

Desenvolvido durante os séculos XVI e XVII, o termómetro é um dispositivo que mede a temperatura ou o gradiente de temperatura utilizando uma variedade de diferentes princípios. Um termómetro tem dois elementos importantes: o sensor de temperatura (ex. a bolha do termómetro de mercúrio) em que ocorre uma mudança física com a temperatura; e o meio de conversão dessa mudança física num valor numérico (ex. a escala no termómetro de mercúrio).

Ler mais na Wikipedia.

A Escala Farenheit

Fahrenheit é a escala de temperatura  proposta em 1724 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686–1736). Nesta escala, a mudança da água para gelo é definida como sendo 32 ºF (grau Fahrenheit), enquanto que o ponto de ebulição da água corresponde a 212 ºF. Esta escala de temperatura foi substituída pela de Celsius, na maioria dos países, duranto fins de meados do séc XX, mas mantém-se como a escala oficial dos Estados Unidos, Ilhas Cayman e Belize.
Ler mais na Wikipedia.

 

A Escala Celsius

Credit: uoregon.edu
Celsius é uma escala e unidade de medida para a temperatura. Foi assim denominada dois anos depois da morte do astrónomo sueco Anders Celsius (1701–1744), que desenvolveu uma escala de temeperatura semelhante. O grau Celsius (°C) pode referir um valor específico da temperatura na escala Celsius ou como unidade para indicar um intervalo de temperatura, a diferença entre duas temperaturas ou uma incerteza. A unidade foi conhecida, erradamente, até 1948 como “centígrada” do Latin “centum” que significa 100 e “gradus” que significa “passos“.
Outro pormenor, é que na comunicação social é hábito ouvir 21 graus, em vez de referir 21 ºC (vinte e um grau Celsius).
Desde 1744 até 1954, 0 °C (zero grau Celsius) foi definido como sendo o ponto de solidificação da água e 100 °C (cem grau Celsius) foi definido como o ponto de ebulição da água, ambos com a pressão de uma atmosfera padrão e com o mercúrio como sendo o material usado. Ainda hoje se ensina estas correlações na escola. Por acordo internacional a unidade “grau Celsius” e a escala Celsius são definidas atualmente por duas temperaturas diferentes: o zero absoluto, e o ponto triplo da água especialmente purificada. Esta definição também permite relacionar a escala Celsius com a escala  kelvin, que define a unidade base no SI (Sistema Internacional de Unidades) da temperatura termodinâmica com o símbolo K. O zero absoluto, que é a menor temperatura possível em que a matéria tem o seu mínimo de entropia, é definida como sendo pecisamente 0 K (zero kelvin), ou seja −273.15 °C. A temperatura do ponto triplo da água é definido precisamente com o valor 273.16 K, ou seja 0.01 °C.
Esta definição fixa a amplitude dos dois valores de temperatura, grau Celsius e o kelvin,  como sendo 1 parte em 273.16 (aproximadamente 0.00366) da diferença entre o zero absoluto e o valor do ponto triplo da água.
Ler mais na Wikipedia.

Outras escalas de temperaturas:

A Escala Rankine, a escala Delisle, a escala Newton, a escala Réaumur, a escala Rømer.

2 comentários

  1. Só um pequeno preciosismo: A palavra “kelvin” (nome da unidade), de acordo com as normas do S.I., é escrita com letra inicial minúscula (excepto no princípio das frases), enquanto que o símbolo para o kelvin é sempre um K maiúsculo.
    Abraço! 🙂

    1. Tens razão Nuno. Conferi agora no “Sistema Internacional de Unidades” do autor Guilherme de Almeida, Editora Plátano (que desde já recomendo para todos).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights