Mudança Histórica

Na ficção científica, gosto bastante das histórias que exploram o fator tempo.
Daí que achei interessante a história de que um futuro padre salvou Hitler da morte e mudou o rumo da História. Se não o tivesse feito, como seria o nosso século XX?
Sem 2ª Guerra Mundial, existiria uma Guerra Fria?
Sem a ameaça Nazi, os americanos desenvolveriam a bomba atómica antes de todos os outros?
Sem a Guerra Fria e a possível ameaça nuclear, seriam desenvolvidas rapidamente as ligações entre vários centros nevrálgicos nos EUA, o que daria lugar uns anos depois àquilo que conhecemos por internet?

“Em Janeiro de 1894, enquanto brincava junto ao rio Inn, em Passau, Alemanha, uma criança de quatro anos caiu à água. Só não morreu afogado porque “um camarada determinado”, uma criança com praticamente a mesma idade, mergulhou e salvou o amigo.

A história foi publicada no ‘Donauzeitung’ – jornal do Danúbio – dessa altura e os historiadores acreditam que a criança que quase morreu era Adolf Hitler. O miúdo que o salvou era Johann Kuehberger, que acabou por se tornar padre. Os acontecimentos já tinham sido relatados por Max Tremmel, amigo e sucessor de Kuehberger, antes da sua morte, em 1980. O exemplar do jornal que agora foi descoberto dá ainda mais força à história.

O episódio também surge nas páginas do livro ‘Fora de Passau – Deixando a cidade a que Hitler chamava casa’, de Anna Elisabeth Rosmus.

“As margens do rio Inn eram um cenário idílico para as crianças brincarem. Em 1984, enquanto jogava à apanhada com um grupo de crianças, Adolf caiu à água. A corrente era muito forte e a água gelada, vinda directamente das montanhas. Felizmente para o jovem Adolf, o filho do dono da casa onde ele vivia conseguiu puxá-lo a tempo e salvar-lhe a vida”, escreve a autora.

(…)

Ainda este mês, a Radio Bavaria vai transmitir um programa sobre o incidente chamado ‘Se Hitler se tivesse afogado. A lenda de um salvamento fatal’, no qual vários habitantes de Passau confirmam a história. De acordo com os historiadores, o mais provável é que o Führer tenha ‘apagado’ propositadamente este acontecimento da sua vida.”

2 comentários

  1. Acho que o Amigo tem uma visão da historia muito linear e agarrada ao aspecto das figuras históricas, pois a minha opinião é que tirando a área da ciência onde podem existir realmente contribuições individuais que mudam os destino da humanidade … no fim iria dar ao mesmo. se Hitler tivesse morrido num rio, continuaria a existir o tratado de Versalhes,continuaria a existir a hiper inflação dos anos 20, continuariam a existir nazis, a crise financeira dos anos 30, continuaria a existir o anti semitismo… logo não teríamos um individuo chamado adolf. mas teríamos outro qualquer ditador ao modo típico dos anos 30 que de portugal á Hungria tiveram governos com a mesma linha de pensamento …

    1. Na verdade, o “Amigo” fez uma pergunta, não uma afirmação 😉 não pode daí concluir que ele tem uma visão linear da história porque ele não apresentou a sua visão da história… 😉 e aqui não se trata propriamente da visão da história, mas sim do tempo. E o tempo não é linear, propriamente. A nossa passagem por ele, ou a sua pasagem por nós, enquanto individuos, é que é.

      Numa coisa concordo. Hitler ascendeu porque a altura era propicia a isso e ele era um lider, propagandista, manipulador, enfim, tinha as qualidades necessárias para dominar, iludir e manipular toda uma nação. No entanto, pessoas assim não são raras. Se não fosse ele, era outro, dado que as mentalidades da época o permitiam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights