Elnath, por que te chamam assim?

Chegamos à estrela mais brilhante do Touro depois de Aldebaran, chamada Elnath. Ela se situa um pouco afastada do alinhamento que corresponde à face do Touro, o notável “V” que surge no alto do céu, nas noites após o solstício de dezembro.

Esta estrela faz parte de um asterismo bem conhecido entre os astrônomos, o Pentágono do Cocheiro, formado por quatro estrelas principais dessa constelação, mais a estrela Elnath, formando assim a tal figura geométrica. De fato, em atlas antigos a estrela Elnath era designada como Gamma Aurigae (Gama do Cocheiro). Esta situação é praticamente a mesma da estrela Alfa de Andrômeda (Alpheratz), que antigamente era designada como pertencente ao Pégaso, já que ela é mais notável como integrante do Quadrado de Pégaso.

Fazendo retas partindo de Aldebaran e Epsilon Tauri até Zeta Tauri e Elnath, respectivamente, conseguimos reproduzir os chifres da cabeça do Touro. Daí a origem do nome “Elnath” (variante: Alnath), que significa, em árabe, “o que chifra” ou “o chifre” do Touro.

1 comentário

  1. Obrigado Saulo,
    deste-me uma exelente ideia para esta noite, se o tempo o permitir é claro.
    Cumprimentos espaciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights