Google+

«

»

Jan 13

Iapetus

A APOD de hoje, traz-nos a lua de Saturno, Iapetus (também chamada de Jápeto, em português).

Da wikipedia:
“Jápeto é a terceira maior lua de Saturno com 1.436,0 km de diâmetro e com um período orbital de 79,32 dias, distando cerca de 3.564.300 km de Saturno.
O período de rotação de Jápeto é igual ao de revolução, como acontece com a Lua da Terra, e uma face de Jápeto está sempre a chefiar o seu movimento orbital em volta de Saturno e a outra parte da lua é, continuamente, rebocada. Desta forma, o dia de Jápeto são mais de 79 dias terrestres.
Extraordinariamente, o hemisfério que conduz o movimento de Jápeto é extremamente escuro, refletindo apenas uma pequena percentagem de luz solar incidente. Enquanto que o hemisfério rebocado é tanto como dez vezes melhor refletor. Isto torna Jápeto no corpo celeste conhecido com maior variação de brilho no Sistema Solar.
O hemisfério escuro tem natureza e origem desconhecidas. No entanto, pensa-se que, provavelmente, a matéria da superfície do hemisfério que comanda o movimento sejam moléculas orgânicas de caráter complexo, talvez abastecido de Febe, ou produzido in situ pela radiação ultravioleta solar, no componente de metano de gelo no hemisfério rebocado. Assim, a rápida evaporação do gelo de metano e o transporte balístico da matéria do hemisfério condutor para o rebocado é feito por impactos de micrometeoritos. Explicando-se assim a razão de tal assimetria de brilho entre os hemisférios.
Assim, Jápeto é único por ter um hemisfério de elevado albedo e outro de baixo albedo. Brilho que se reflete na magnitude do astro que varia de 10,2 a 11,9. Isto explica porque, visto da Terra, Jápeto aparece mais brilhante quando está a oeste de Saturno que a Leste deste.
Foram descobertas crateras de impacto no início da década de 1980 pela Voyager no hemisfério rebocado, mas não no que comanda o movimento da lua. A matéria no hemisfério rebocado é quase, de certeza, gelo de água, possivelmente misturado com metano gelado e outros gelos, como o de amónia. Toda a lua é, essencialmente, composta por gelo, daí possuir uma densidade bastante baixa.
Curiosamente, nas primeiras fotografias de Jápeto tiradas pela Voyager 1 descobriu-se uma enorme e bem definida oval branca, com um minúsculo ponto negro no centro. A um círculo ao qual chamara de “Olho de Jápeto” e que se situa no limite de ambos os hemisférios e possui 200 km de diâmetro.
Foi Giovanni Domenico Cassini quem descobriu Jápeto em 25 de outubro de 1671.”

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Jaculina

    Essa oval com um ponto no centro é um astroporto?

    1. Sérgio Paulino

      :) Poderia ser. Mas o mais provável é que seja a cratera Naimon. Aqui está a imagem original da Voyager 1: http://photojournal.jpl.nasa.gov/jpeg/PIA02268.jpg.

  2. Manel Rosa Martins

    Carlos, penso que o hemisfério escuro de Iapetus (Jápeto em Português, essa foi novidade) foi explicado pelo anel gigantesco de Saturno que ainda não tinha sido detectado pois é extremamente ténue. Só foi detectado no Infra-Vermelho.

    Foi uma descoberta do Telescópio Espacial Spitzer, junto video dos cientistas desta missão: teoriza-se que impactos de meteoros em Phoebe causam crateras nesta Lua exterior e pequena de Saturno mas que também libertam a matéria constituinte deste anel não detectável na luz visível. Essas partículas serão responsáveis pela “sujidade” num dos hemisférios de Jápeto.

    http://www.youtube.com/watch?v=51UzH2f1F-k

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>