Alunos do secundário descobrem asteróide 2012 AK10

“Um grupo de alunos da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, descobriu um asteróide até agora desconhecido no âmbito de um projeto internacional que envolveu uma colaboração com a Universidade Hardin-Simmons, no Texas, EUA.
Os alunos portugueses trabalharam em conjunto com esta universidade norte-americana, o Laboratório de Ciências Espaciais da NASA e outros observatórios astronómicos de todo o mundo, numa iniciativa que tem por objetivo a deteção e determinação da órbita de asteróides e outros pequenos corpos do sistema solar. (…)
Os estudantes bracarenses receberam, através da Internet, imagens obtidas por meio de telescópios de grande potência sediados nos EUA, que deveriam analisar com a ajuda dos seus professores com recurso a um software especializado. (…)”
Leiam o resto da notícia, aqui.

“Os alunos Bárbara Igreja, Pedro Oliveira, Sofia Lopes e Sofia Fernandes e dois professores João Vieira (coordenador do projecto) e Carlos Miranda colaboram num projecto internacional da Universidade Hardin-Simmons (Texas) e onde participaram ainda Laboratório de Ciências Espaciais da NASA e outros observatórios astronómicos de todo o mundo.
O principal objetivo do projeto é a deteção e determinação da órbita de Asteróides e outros pequenos corpos do Sistema Solar vigiando a Terra de potenciais ameaças vindas do espaço.
Ao longo da última campanha que decorreu de de 5 de dezembro a 9 de janeiro os alunos receberam através da internet imagens que foram adquiridas por potentes telescópios sediados nos Estados Unidos e que posteriormente foram analisadas pelos estudantes, com a ajuda dos seus professores recorrendo a um software especializado.
O asteróide 2012 AK10 foi descoberto num destes ficheiros de imagens do dia 3 de janeiro de 2012 e posteriormente confirmado pelos parceiros do IASC. (…)”
Leiam o resto da notícia, aqui.

2012 AK10 era o nome provisório. O novo nome, dado pelos alunos, é Braga 2012.

2 comentários

1 ping

    • Paulo Sanches on 17/01/2012 at 13:55
    • Responder

    Muitos Parabéns aos alunos e ao João Paulo Vieira (e Carlos Miranda) pela dinâmica a que já nos habituou.

    Depois do Asteróide… venha um Exoplaneta!!

  1. Boa João!
    Que belo acontecimento astronómico para a Capital Europeia da Joventude!

  1. […] Janeiro de 2012, tiveram também a confirmação da descoberta do asteróide da Cintura Principal 2012 AK10, ao qual irão dar o nome definitivo de Braga 2012DM em homenagem a Braga – Capital Europeia […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights