A melhor equipa do Mundo

Não, não vou falar de futebol, nem especificamente do Benfica, do Barcelona, das equipas do Mourinho, ou do que seja.
Vou falar sim das Conferências Solvay que reuniam uma equipa dos mais consagrados cientistas do mundo.

Quiçá a mais famosa de todas foi a 5ª Conferência Solvay, em 1927.
17 dos 29 participantes possuíam ou receberiam o Prémio Nobel.
Foi um verdadeiro “dream team” da ciência.

A. Piccard, E. Henriot, P. Ehrenfest, E. Herzen, Th. De Donder, E. Schrödinger, J.E. Verschaffelt, W. Pauli, W. Heisenberg, R.H. Fowler, L. Brillouin;
P. Debye, M. Knudsen, W.L. Bragg, H.A. Kramers, P.A.M. Dirac, A.H. Compton, L. de Broglie, M. Born, N. Bohr;
I. Langmuir, M. Planck, M. Skłodowska-Curie, H.A. Lorentz, A. Einstein, P. Langevin, Ch. E. Guye, C.T.R. Wilson, O.W. Richardson.

Esta Conferência Solvay teve a melhor equipa de sempre de mentes brilhantes. Uma equipa de verdadeiros génios. A foto mostra a Dream Team da Intelectualidade da altura.

Se existe algum gráfico com o índice de inteligência ao longo dos tempos por todo o mundo, esse gráfico atingiu certamente o seu ponto mais alto nesta conferência.

Se viajar no tempo vier a ser possível, este será certamente um local e tempo a visitar.
Para quem venera a inteligência, estar nesta conferência, na presença de diversas mentes absurdamente inteligentes, será certamente melhor que marcar um golo (e já dizia Fernando Gomes, famoso ponta de lança do FCP e bi-bota de ouro, que marcar um golo é como ter um orgasmo). Neste caso, assistir a esta Conferência Solvay em 1927 seria um momento ímpar de prazer intelectual.

3 comentários

1 ping

  1. Esta, sem sombra de dúvidas, foi A CONFERÊNCIA.

    Grande encontro dos maiores gênios do século XX!!!

  2. Perdão às meninas, exceptuando a Marie Curie, claro. Mas essa era a apenas a excepção que confirmava a regra.

  3. Infelizmente o clima não deve ter sido muito pacífico, para além de visões diferentes sobre a mecânica quântica ao que consta existia um conflito geracional, nada abonatório em mentes que se distinguiram pela sua intelectualidade. Ainda assim, é claro que também gostaria de ter estado presente, muito do que se sabe hoje deve-se a estes Homens.

    Uma nota apenas, repare-se que não havia aqui uma única mulher. Isto leva-me a questionar quão mais evoluída seria a sociedade se o sexo feminino tivesse usufruido das mesmas oportunidades.

    Abç.

  1. […] – História: Einstein, Equação. Galileu. Copérnico. Newton. Hawking. Jovem de 15 anos. Conferência Solvay. Lei de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.