Associação (Actualização)

A associação de astrónomos amadores que vai ser criada em Viseu  já tem nome :

Associação de astrónomos amadores Ofiuco

Ophiuchus, ou Serpentário, é uma das Costelações do zodíaco. É representada por um homem segurando a Serpente, que fica dividida em duas partes no céu, Serpens Caput e Serpens Cauda, sendo mesmo assim contadas como uma única constelação.

 

ophiucus
Na mitologia grega, Ofiúco corresponde a Asclepio, filho do deus Apolo e da mortal Corônides. Desenvolveu tal habilidade na medicina que acreditava-se que tinha poder de ressuscitar os mortos. Ofendido, Hades pediu a Zeus que o matasse, por violar a ordem natural das coisas — e Zeus concordou. No entanto, como tributo ao seu valor, decidiu colocá-lo no céu rodeado por uma serpente, símbolo da vida que se renova.

 

 

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Ola Ismael, Cristovao e Paulo! Fiquei super surpreendido de ter recebido tanta assistencia em tao pouco tempo! Pelos vistos vim ter ao sitio certo.
    Agradeco a informacao sobre os locais de encontro.
    O meu telescopio e um Sky-Watcher de 200mm, e diz que e “Equatorial Mount”.

    Um abraco a todos, e ate breve.

    Raul

    1. Veio ter ao sítio certo sim 🙂
      Esse telescópio irá dar-lhe muitas alegrias, e com montagem equatorial melhor ainda 🙂
      Até breve.

  2. Olá Raul, pode aparecer nos sábados em Vila Chã de Sá , estamos sempre lá e levar o telescópio . Pode ver mais informação em http://www.ofiuco.org.pt .

    Temos todo o gosto em que apareça 🙂

    Abraço

    Paulo Almeida

  3. Caro Raúl. Que óptimo saber que há cada vez mais pessoas com telescópios interessados no céu, pela beira alta. Eu sou de Dornelas, a menos de 15km de Penalva. Terei todo o gosto em entrar em contacto convosco. Em Viseu costumamos juntar-nos todas as semanas para falar de astronomia e ver as maravilhas do céu. Uma vez por mês, e será já no dia 31, fazemos um dia de observações em Dornelas, e no próximo dia 31 será uma maratona Messier. Teremos todo o gosto em ter-vos por lá.
    Basta comunicarem: [email protected]
    😉
    E bem-vindos

  4. Viva, eu tenho um telescopio que trouxe do Canada ha uns anos quando eu e a minha familia nos mudamos para Penalva do Castelo. Eu e a minha esposa partilhamos um grande interesse em astronomia mas temos um telescopio que nos parece muito complicado para a nossa pouca sabedoria. A minha questao seria saber se alguem por aqui nos ajudasse a entender o seu funcionamento para podermos, finalmente, aproveitar estes interssantissimos ceus noturnos da nossa regiao.
    Espero que haja por ai alguem que nos oriente.
    Obrigadinho pessoal,

    Raul Freitas

    1. Ola Raúl, haverá muitas formas de te ajudar, mas é importante saber qual o telescópio. Depois de saber qual o teu telescópio, certamente que em breve poderás observar o céu de Penalva! E quem sabe ir aos encontros de Astrónomos Amadores da Associação Ofiúco que decorrem aí perto!

  5. Bom dia Ricardo.
    O proximo encontro vai ser já este sabado ao pé de dornelas. Costumamos encontrarnos no clube Celta em viseu. Aparece que vais gostar e podes tirar todas as duvidas no encontro

    Abraço

    1. Se tiveres conta no facebook eu sou http://facebook.com/BDGestao pede como amigo que combinamos a tua isa ao encontro ok

  6. Bom dia eu sou um curioso da astronomia, adoro todo este universo que nos envolve, gostaria de saber quando é qúe irá haver um novo encontro de astronomos amadores, aqui por viseu. adorava participar, tenho mais amigos que gostariam de participar tambem.
    Ainda não tenho um telescopio, mas é uma situação provisória porque gostava de ter a sua opinião como astrónomo experiente sobre os melhores equipamentos em ter em conta. Mas no fundo de tudo ter um contacto com alguem que tem a mesma paixão que é o univeros e os seus misterios e conquistas.
    E pertencer a esta grupo então seria espectacular.
    Atenciosamente
    Ricardo Vale

    1. Olá Ricardo!
      É sempre bom saber que há mais gente aqui por estas bandas que tem o firmamento como paixão.
      Quanto ao próximo encontro, tenho a dizer-te que será no próximo sábado, dia 4 de Fevereiro, na Cortiçada, Aguiar da Beira. Para saberes mais informações seria bom inscreveres-te no Fórum da APAA (http://www.apaa.co.pt/apaaforum/index.php). Temos também um grupo no Facebook (https://www.facebook.com/groups/196400023771177/) onde podes estar em contacto com mais astrónomos amadores e ficares a par das novidades…
      O anfitrião do Encontro é o Cristóvão. Eu neste encontro não poderei estar.
      No encontro poderás ter um contacto diverso com vários telescópios.
      Leva também os teus amigos e assim esta associação que está prestes a nascer terá mais membros e os encontros mais AA! Ah, uma das partes boas destes encontros é a (g)astronomia! 😛
      Alguma coisa é só dizeres!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights