HAT-P-34b a -38b

Com todo o alarido mediático provocado pelas recentes novidades da missão Kepler, algumas descobertas feitas por outros projectos de detecção de exoplanetas passaram despercebidas. É o caso do HATnet (Hungarian-made Automated Telescope), liderado por Gáspár Bakos, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

No dia 3 de Janeiro a equipa do projecto disponibilizou um artigo em que descreve a descoberta de 4 novos planetas em trânsito: HAT-P-34b a HAT-P-37b. Os planetas têm massas compreendidas entre 1.1 e 3.3 vezes a massa do Júpiter, e períodos orbitais de 1.3 a 5.5 dias. Todos orbitam estrelas semelhantes ao nosso Sol, de tipos espectrais F e G, e relativamente brilhantes, com magnitudes visuais aparentes entre 10 e 13. O mais notável destes planetas, todos eles Júpiteres Quentes, é o HAT-P-34b, pois associa à sua massa elevada (3.3 vezes a de Júpiter), uma órbita elíptica particularmente alongada, com uma excentricidade de 0.44. A maioria dos Júpiteres Quentes têm órbitas circulares ou quase, ou seja, com excentricidade 0 ou muito próxima de 0. O seguimento do planeta pelo método da velocidade radial aponta para a existência de um planeta mais exterior no sistema cuja influência gravitacional poderá explicar a órbita peculiar do HAT-P-34b.

Mais recentemente, no dia 24 deste mês, um novo artigo pela equipa dá conta da descoberta do HAT-P-38b, um planeta com uma massa semelhante à de Saturno que efectua trânsitos com uma periodicidade de 4.6 dias. A estrela hospedeira tem apenas 90% da massa, e 90% do raio, do Sol e uma abundância de “metais” semelhante à da nossa estrela. O planeta é pouco usual pois tem apenas 0.3 vezes a massa, e 0.8 vezes o raio, de Júpiter. No que diz respeito a estes parâmetros físicos, trata-se do planeta mais parecido com Saturno descoberto até à data. A sua órbita, no entanto, faz com que seja um Saturno Quente, com uma estrutura interna e dinâmica atmosférica certamente muito diferentes do líder dos Titãs.

1. achei bem estranho quando eu escutei minha professora de geografia dizer isso, ainda bem que perguntei =D obrigado”-“

1. Note que tanto Neptuno como Urano são planetas gigantes.
      Nunca poderiam ser considerados anões 😉

2. eu tenho uma pergunta, não é sobre o post mas mesmo assim é uma pergunta.É verdade que netuno pode colidir com urano?E que tem gente querendo rebaixar o coitado para protoplaneta ou planeta anão?Lembro ter visto um post parecido com esse aqui(sobre rebaixamento de netuno)

1. “É verdade que netuno pode colidir com urano?E que tem gente querendo rebaixar o coitado para protoplaneta ou planeta anão?”

Não 🙂

3. Alex N. diz:
    “Re: No meu caso acho q entendi o raciocínio de ‘Recado do Além’.
    Acho q o seu problema é compreensão de texto !”

Deixem-me só referir que o Alex N. é o “Recado do Além”.

Agora está-se a fazer passar por engraçadinho a dizer que entende o “outro”, quando é o próprio.

Enfim… pelos vistos, é melhor colocar todos os seus clones em SPAM, porque ele continua sem ver que só faz figura de troll por aqui.
    E censurar trolls é defender a liberdade e racionalidade de todos os outros, como já foi explicado aqui:

4. Sinceramente eu ainda acho incompreensivel no mundo atual pessoas que tentam se auto- iludir e iludir aos demais com bobagens como a que o Recado do Além expos.
    No entanto, é impossível de se negar que essas crendices e outras coisas do gênero se espalham pelo mundo devido à desinformação e à ignorância.
    Cabe a quem não concorda com essas crendices que procure o caminho da ciência e que respeite os que não compartilham da mesma visão. E assim tem sido. Não vejo cético algum tentar convencer algum crente a mudar sua mentalidade.
    Porém, o oposto acontece. A partir do momento que você se auto-proclama divergente da visão do crente, este logo passa a lhe atacar com ferocidade. Um exemplo é o que acontece nesta discussão. O sujeito vem e tenta tolamente expor suas bobagens. Agora duvido muito que alguém que compartilha a visão científica irá a algum fórum de crentes tentar expor seus conhecimentos.

Discutir com quem acredita em religiões, ets, poderes mediúnicos e outras mazelas da sociedade é perda de tempo.

Dar atenção ao Recado do Além é, cientificamente comprovado, perda de tempo.

5. Bolas !? Alguém quer perguntar alguma coisa sobre o assunto do post ? 😉

1. Pois. Sorry 🙁

• Dinis Ribeiro on 02/02/2012 at 16:08

A quantas UA’s (Unidades Astronomicas) está este planeta a orbitar a sua estrela?

Enquanto Júpiter orbita o Sol a uma distância de 5,2 UA, os planetas Júpiters quentes orbitam suas estrelas a uma distância de 0,015 UA a 0,5 UA.

Rever: http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_astron%C3%B4mica

Estive a dar uma vista de olhos nisto:

E mergulhando “mentalmente” nos insondáveis abismos espaciais, realmente a Astronomia é mesmo “um mundo” de coisas fantásticas…. tantos, tantos mundos!

E mesmo o conceito de “mundo” em filosofia é muito interessante:

1) http://en.wikipedia.org/wiki/Possible_worlds

2) http://en.wikipedia.org/wiki/N-universes

3) http://en.wikipedia.org/wiki/Many-worlds_interpretation

4) http://en.wikipedia.org/wiki/For_Want_of_a_Nail_(novel)

• Betinhofloripa on 02/02/2012 at 13:20

O Brasil é composto por 26 estados mais o Distrito Federal, que localiza-se dentro do estado de Goiás.

Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

fonte: http://explicatudo.com/quantos-estados-tem-o-brasil#ixzz1lE69VWzx

6. na verdade no brasil bunda e c* não são sinônimos, bunda = glúteo c* = ânus, só se eu estiver errado mas acho que não.MUDANDO DE ASSUNTO creio que esse desentendimento seja desnecessário basta ignorar (como se faz na escola quando te insultam) ou você se defende mas não é o caso, nao vai levar a lugar algum.

1. Em determinadas regiões como o estado do RS por exemplo as duas palavras tem
      o mesmo significado.

Uma popularmente falando e outra conforme sua pesquisa no web dicionário.

• Betinhofloripa on 02/02/2012 at 11:37

Concordo com o Pedro. Em santa Catarina (Brasil) são diferentes.

hehehehe

• Alex N. on 02/02/2012 at 12:06

Quantos estados tem o Brasil mesmo ??

A propósito:

Este blog é para debates sobre Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia,
        Cosmologia e ciências afins ou é sobre vocabulário da lingua portuguesa no
        Brasil ???

• Renato Romão on 01/02/2012 at 20:10

Por favor,
    Respeitem este espaço.
    Barbaridades e cantigas do bandido está o mundo farto.
    Vão mas é trabalhar e deixem a infância e o mundo da fantasia.
    Se andam tão desesperados com a evolução, então agarrem-se a coisas reais e palpáveis e deixem as tretas das religiões e os cultos fantasiosos.

Agarrem-se ao mundo real!!! Se quiserem mais, agarrem-se às ciências exactas.

Recado do além!?! Francamente!?! Lá está o recado através da internet e atenção que é do além!!!

• Recado do Além on 01/02/2012 at 20:55

Caro leitor, se quiser debater em bom nível deixe seu e-mail que mantemos o
      diálogo em alto nível.

Vc nem sabe do que se trata / tratou.

Obrigado !

1. Se nem consegue perceber que se mostra como uma pessoa inconveniente e bastante chata, nada mais há a fazer por si.

• Renato Romão on 01/02/2012 at 21:06

Obviamente não dou o meu email a um pseudónimo, coloque o seu verdadeiro nome e admita publicamente a sua identidade.
        Ao menos assim começamos um diálogo em pé de igualdade.

• betinhofloripa on 01/02/2012 at 18:29

Só para esclarecer…

Meu querido Carlos Oliveira….acredito que você tenha cometido um erro ao pensar que o nobre “Recado do Além” acredita em geocentrismo….analisando as declarações dele, imagino que ele realmente defende o egocentrismo.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 20:52

E vc defende o que ?

O “intro-centrismo”… a arte de se metar nos diálogos que nem sabe do que se trata.

1. O Além está, no mínimo, a mostrar-se como uma pessoa inconveniente e chata, que não está interessada em conhecimento, mas que tem por único objetivo fazer com que as pessoas percam tempo.

• Betinhofloripa on 02/02/2012 at 11:35

Não meu caro Recado do Além.

Eu defendo o conhecimento científico, nada mais.

Pare e pense, meu amigo.

Abraços e espero que a razão esteja com vc.

• Alex N. on 02/02/2012 at 12:19

“Seja você, ou o Papa, ou o pastor de qualquer culto, ou o padre, ou o pai de santo, ou o monge, ou o médiun, ou tantos outros ditos cheios de poderes, qdo ficam doentes vão ao médico, qdo lhes doem os dentes vão ao dentista, qdo usam a Internet é por meio de um computador. Qdo precisa de luz, usam a eletricidade, bebem água tratada por químicos, assitem à TV, desenvolvida por pesquisadores, tomam vacinas criadas por cientistas. Todos usam e dependem da ciência.”

Re: E quem insinuou o contrário aqui ??

“Provavelmente, nem vc e nem eu estaríamos vivos se não fosse pela ciência e por pessoas que deixaram de acretidar em mitos e passaram a procurar o conhecimento.”

Re: No meu caso acho q entendi o raciocínio de ‘Recado do Além’.

Acho q o seu problema é compreensão de texto !

“Não acredito que sendo grosseiro ou ofendendo as pessoas se consiga mudar o pensamento das pessoas. Por isso, respeito sua opinião. Mas sei que se vc pensar com clareza é possível que vc mude suas convicções.”

Re: Idem a resposta 2.

“Abraços e espero que a razão esteja com vc.”

Re: Veja a contradição, 1º crítica quem comentou e depois espera que a
        razão esteja com ele ??

• Betinhofloripa on 02/02/2012 at 13:29

Nossa Alex, vc precisa ser mais compreensivo. Há sim a possibilidade de eu ter entendido mal o que disse nosso amigo Recado do Além.

De qualquer forma fica aqui o meu retratamento se assim o fiz.

Entretanto, isso acontece, pois somos todos humanos. Não é mesmo?

Alex, seria você o Recado do Além?

A mim me parece.

2. Precisamente. É a mesma pessoa com dois “nomes” diferentes.

7. ó “recado do além”… o teu cú (ou bunda em brasileiro) não fica com inveja da m*rda que te sai pela boca???
    incrível como no meio de tantos espermatozóides…logo tinha de ser o pior deles todos a fazer a figurinha que saiste pá!!!
    poupa-nos a essas cantigas ok?
    gente parva esta…

• Recado do Além on 01/02/2012 at 20:49

No Brasil cú e bunda… são sinônimos.

Se queres debater em alto nível deixa o teu e-mail e o fazemos.

Nem sabe o que está acontecendo e fica se intrometendo !

1. Se nem consegue perceber que se mostra como uma pessoa inconveniente e chata, nada mais há a fazer por si.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 03:14

P.S. partículaS

O teclado de meu emissário está apresentando falhas.

1. És um troll né? Não é possível que se um “ser tão supremo” se submete-se dessa maneira a escrever somente palavras. Basta aparacer em sua “forma magnífica” para todos do planeta terra e voilá surpreenda-me…

Critica o ser humano mas se manifesta nele como recado do além… Só pode ser brincadeira.

• Cavalcanti on 01/02/2012 at 20:07

Alex,

Ainda se dá o trabalho de dialogar com este troll?

Para isso, há um antítodo:

O estranho é como o Carlos teve “paciência” ao discutir em demasia com esse troll-do-além.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 20:46

Não… Trolls detonam todo mundo, eu admiro algumas pessoas (poucas) mas
        admiro !

1. Caro Além,

Se você não é troll, está-se a tornar super-inconveniente, e eu não tenho tempo para si.
        Se nem consegue perceber que se mostra como uma pessoa bastante chata, nada mais há a fazer por si.

Este foi o ponto final nos seus comentários. Sinceramente, não tenho mais tempo a perder com estas parvoíces.

• Recado do Além on 31/01/2012 at 21:35

Favor desconsiderar a mensagem anterior e publicar só esta:

Como vós sabem daqui a 5 bilhões de anos o Sol começará a esgotar seu combustível e
    se tornará uma Gigante Vermelha, expandindo sua órbita além da órbita da Terra,
    aquecendo assim de uma forma mais substancial os planetas gasosos de nosso
    Sistema Solar.

Prestem atenção:

“Explorem todos os mundos… MENOS EUROPA … REPITO … MENOS EUROPA !!! ”

By Monolith

1. O Além como sempre (como se vê nos programas de TV que dizem que falam com mortos) está errado.

O Sol começou a esgotar o combustível há 5 mil milhões de anos atrás.
      O Sol daqui por 2 mil milhões de anos já está tão grande e forte que não haverá vida à superfície da Terra.
      O Sol não irá expandir a sua órbita para além da órbita da Terra.

Europa já está a ser explorada…

• Recado do Além on 01/02/2012 at 03:03

O ‘Além’ em questão não é o mesmo de seriados de televisão como
        Supernatural.

O ‘Além’ em questão é uma entidade cósmica imcompreesível para vocês.

Quanto ao “começará” houve um erro de digitação do destinatário da
        mensagem. O certo seria COMEÇOU… inclusive o destinatário a
        publicou no post errado.

Era para ter publicado no post sobre as duas “novas” luas de Júpiter.

Quanto a “O Sol daqui por 2 mil milhões de anos já está tão grande e forte
        que não haverá vida à superfície da Terra” há controvérsias.

Quanto a “Europa já está a ser explorada…” parem de explorá-la
        imediatamente, assim como Titã de Saturno.

E no futuro não se atrevam a pousar nestes dois locais… seja através das
        sondas não tripuladas… SEJA EM ESPAÇONAVES TRIPULADAS POR
        SERES HUMANOS.

* Mensagem atualizada enviada pelo emissário… The Monolith.

1. A “entidade” pode ser incompreensível… mas dá muitos erros. Nós sabemos mais que a “entidade.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 03:12

Nunca desdenhem de um ser maior capaz de gerar partícular DO NADA por
        através do vácuo.

Parafraseando uma célebre frase de um renomado escritor de vossa raça:

“Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a vossa vã filosofia”
        (William Sheakespeare).

A propósito:

Se vocês sabem mais que a entidade pq ainda não resolveram o enigma
        da Energia Escura ???

By Monolith.

2. Eu desdenho de quaisquer seres que não existem.

Qual enigma?

Os mistérios de que Shakespeare falava, já foram resolvidos.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 20:44

(comentário editado)

Daí as pessoas acreditarem na teoria X ou Y cabe a elas.

(comentário editado)

3. Caro Além,

O seu comentário acima foi editado, porque eu não estou mais para aturá-lo.
        Deixei só ficar a parte em que se prova que você nada sabe do que fala.
        As “teorias” não dependem de crenças pessoais das pessoas. Se acha que sim, então atire-se do topo de um edifício de 20 andares e tenha a crença que vai voar. Quando se espatificar cá em baixo, já perceberá que a VERDADE não depende do que as pessoas acreditam.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 03:53

“Seres” são vcs que mal conseguem sair de sua atmosfera e já passam por apuros !

Qual enigma? Me digam vcs a origem da energia escura.

Os mistérios de que Shakespeare falava, já foram resolvidos. Aí que vc se engana !

By Monolith

1. Nós somos mesmo muito importantes… até seres do Além estão interessados em nós e naquilo que sabemos.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 04:37

Pois é justamente aí que está o ‘X’ da questão:

Dei o suspiro da vida a vcs para vêr até onde iriam e o grau de evolução que
        alcançariam e só me causam decepção.

Seres que ainda penduram outra espécies do próprio reino em frigoríficos
        para consumo, como verdadeiros campos de concentração, seres que ainda
        mantém sistemas monetários, seres que estão destruindo aos poucos o
        próprio meio-ambiente entre outras mazelas que prefiro nem citar aqui… e
        se acham muito evoluidos ??

aushuashuashuashuashuahsuashuahsuahsuaha

Ora… faça-me o favor !!

By The Monolith

2. Realmente, está muito interessado em nós. Somos o centro do seu Universo.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 04:49

Se “Laboratório de Pesquisa” é sinônimo de centro do Universo pra vc… aí já
        tiro minha conclusão.

3. Neste caso, é.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 05:34

Eu nem deveria mas vou fazer uma revelação:

Laboratórios de pesquisa como esse de vcs (planeta Terra) eu mantenho
        aos cântaros Universo afora.

Alguns mais próximos a vcs do que vcs imaginam… embora a “fantástica”
        tecnologia de vcs não seja capaz sequer de chegar a esses mais próximos.

O problema é que eu garanto a vcs que o índice de aprovação não é nada
        bom. Vez ou outra tenho promovido uma extinção ali… outra acolá.

Entenderam o recado ?

4. Venha ela.

• Recado do Além on 01/02/2012 at 06:12

As últimas fichas ainda estão por serem jogadas.

Agarrem-nas !

Caso contrário garanto a vcs que não será uma experiência muito boa !

5. Venha ela.

Parece-me só garganta…

• Recado do Além on 01/02/2012 at 16:28

AHUAHSUHAUSHAUSHUASHUAHSUAHSUAHA

Vêm me falar em ‘garganta’ quando vai ser um dos primeiros a se ajoelhar
        perante o “novo Messias” durante os primeiros ataques do Blue Beam Project.

Não me faça rir… não me faça rir !

6. http://rationalwiki.org/wiki/Project_Blue_Beam
        “Project Blue Beam is a conspiracy theory that claims that NASA is attempting to implement a New Age religion with the Antichrist at its head and start a New World Order, via a technologically-simulated Second Coming.
        The project was apparently supposed to be implemented in 1983, but was delayed. It was then set for implementation in 1995 and then 1996. Monast thought Project Blue Beam would be brought to fruition by the year 2000, really, definitely, for sure.”

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

pelos vistos no Além só andam seres parvos e conspiradores que acreditam em qualquer treta que lhes dizem…

E mais uma vez, o Além anda muito interessado nos Humanos… sobretudo naqueles com problemas mentais e se deixam levar por quaisquer tretas disparatadas.
        Parece-me um Além com uma enorme falta de inteligência… que tenta esconder-se atrás de ameaças fúteis e ridículas.

Mas isso é o que se tem notado desde a 1ª mensagem…

P.S.: last message. Eu trabalho.
        (e sim, eu tenho mais poder do que o Além)

• Renato Romão on 01/02/2012 at 21:23

Desculpe, porquê Europa e Titã?

• Betinhofloripa on 02/02/2012 at 11:17

A frase “…“Explorem todos os mundos… MENOS EUROPA … REPITO … MENOS EUROPA !!! ”…” ele tirou do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, baseado no livro do Arthur C. Clark.

Titã porque ele leu na mídia que há possibilidade de abrigar vida….

Com essas “importantes informações” ele se julga apto a brincar de enviado dos deuses!

• Alex N. on 02/02/2012 at 12:11

Nossa como vc é esperto… com esse “sentido aguçado de percepção” vc pode
        alcançar vôos mais altos que os “deuses astronautas”.

P.S. Uma retificação:

Ele não leu na mídia, já sabia a tempos, informação que inclusive foi
        confirmada no último domingo no doc. ‘Universo’ exibido no Nat Geo.

1. Na verdade, a frase foi adaptada do filme 2010, O Ano do Contacto.
        Quanto às mensagens tolas do “Recado do Além”… enfim, alguém que precisa de um pouco de atenção. Já a teve por isso agora o melhor é encerrarmos o assunto por aqui.