Sobrevoando Adiri

Titã em duas composições a cores obtidas pela sonda Cassini a 30 de Janeiro de 2012. A primeira combina três imagens captadas através de filtros para as cores azul, verde e vermelho (respectivamente, 460 nm, 567 nm e 648 nm), e ilustra o aspecto da grande lua de Saturno, tal como seria visto por olhos humanos. A segunda composição resulta da combinação de duas imagens captadas na faixa do infravermelho próximo (890 nm e 939 nm) com uma imagem captada através de um filtro para a cor azul. A verde estão representadas áreas da superfície de Titã. As camadas mais opacas da estratosfera titaniana, onde o metano absorve a maior parte da luz solar, estão representadas a vermelho. Por fim, o azul representa as camadas mais exteriores da atmosfera.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composições a cores de Sérgio Paulino.

A Cassini realizou esta semana um encontro com a lua Titã com o objectivo principal de inspeccionar Ontario Lacus, uma enorme massa de metano líquido situada perto do pólo sul titaniano. Durante esta passagem a uma altitude relativamente elevada (cerca de 31 mil quilómetros), a sonda obteve estes invulgares retratos da gigantesca lua de Saturno, centrados no seu hemisfério anti-saturniano.
Adiri surge proeminente na imagem da direita, ladeada pelas escuras planícies de Shangri-La e Belet. A 14 de Janeiro de 2005, a Huygens concretizava uma alunagem histórica no extremo leste desta região.

Titã em cores falsas vista pela sonda Cassini a 30 de Janeiro de 2012. Encontra-se assinalado na imagem o local de alunagem da sonda Huygens.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores e anotações de Sérgio Paulino.

3 comentários

  1. Não tem jeito nenhum de enchergar o Coringa..
    Mas acho muito legal ver um mar ou oceano em outro planeta (ta sei que é Satélite, mas na moral na minha cabeça Titã ta mais pra planeta).

  2. Que curioso!… Quando uma sonda fotografou a superfície de Marte, enxergaram ali a metade de um rosto (humanóide) que chamaram de A Face de Marte, e especularam a respeito… Por que agora ninguém está enxergando a metade da face do Coringa (ou Joker), o arqui-inimigo do Batman, das histórias em quadrinho (HQ ou bandas desenhadas)?

  3. Hehehe, Depois da sonda fotografar a superfície de Marte e enxergarem nela um rosto humanóide, que atiçou a imaginação de muita gente, agora é a vez de Titan proporcionar o mesmo. Por que não rebatizam Adiri de Coringa (ou Joker)?

    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.158526887596291.33654.100003169419060&type=3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights