4 descobertas portuguesas de asteroides

Caçadores de Asteróides de 4 escolas portuguesas. Da esquerda para a direita: Escola Secundária de D. Inês de Castro, Escola Secundária D. Maria II, Escola Secundária Prof Ruy Luís Gomes, e Escola Básica 2,3 e Secundária de Alvide

Há dias atrás, demos conta da descoberta de mais um asteroide por um grupo escolar de Braga.

Agora, achei interessante este artigo do Portal do Astrónomo.

“São já 6 os asteroides descobertos e confirmados por escolas portuguesas no âmbito de um projeto internacional que permite levar a investigação científica às salas de aula de todo o mundo. Estudantes de escolas de Alcobaça, Almada, Braga e Cascais terão os seus nomes nos documentos associados às descobertas.
Esta já é a segunda campanha em que Portugal participa que traz frutos para os caçadores de asteroides. Em 2011 foram 2 os objetos detetados pelos aprendizes de cientistas. Mal 2012 começou e já temos mais 4 para o rol da fama. (…) São já cerca de 40 escolas que participam no projeto em Portugal. (…)
Esses caçadores de asteroides todos os anos dão um importante contributo para a Ciência e para a segurança da Terra.
Há 4 países que têm campanhas exclusivas no âmbito do IASC, Portugal é um deles. (…) Os outros países com campanhas exclusivas são Brasil, que participa com 15 escolas, a China que participa com 20 e a India que participa com 75.
A última campanha, exclusiva das escolas portuguesas, decorreu de 5 de Dezembro 2011 a 9 de Janeiro de 2012. A exemplo do que aconteceu da última vez muitas foram as descobertas:
– 35 Descobertas preliminares das quais 4 confirmadas – Descobertas de novos asteroides que têm de ser posteriormente confirmados com mais observações. Até ao momento temos 4 confirmações.
– 4 Novos asteroides confirmados – Nestes casos o nome dos alunos aparecem no comunicado feito pelo organismo que regula estas descobertas, o “Minor Planet Center”. Eventualmente os alunos terão a possibilidade de dar nome ao asteroide.
– 142 NEO (Nearh Earth Objects) – ou seja, objetos já conhecidos mas cuja trajetória ainda está a ser definida e portanto estas observações ajudaram a traçar mais alguns pontos na determinação da rota do objeto.
– Confirmaram a existência de 16 NEO – ou seja, confirmaram 16 descobertas preliminares feitas por outros.
A nível mundial já foram feitas cerca de 330 descobertas provisórias (asteroides confirmados que aguardam mais observações e a nomeação definitiva) das quais 6 foram feitas por escolas portuguesas. (…)”

Leiam todo o artigo, no Portal do Astrónomo.