A Invenção da Ideologia

[…] ideologia é um conjunto de preconceitos, de ideias anteriores à experiência e à análise crítica e racional e que, nas palavras de Simon Blackburn, funcionam como “uma espécie de óculos que distorcem e dissimulam” a realidade. Nessa acepção, a ideologia leva a ajustar os factos à teoria e não a teoria aos factos, ou seja, é uma maneira de pensar que deturpa e ilude. (Carlos Pires, Dúvida Metódica)

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Apenas uma errata ao 1º comentário do Miguel:

    ” Tenho a vaga sensação de que o seu post obedece a uma IDEOLOGIA específica: o CEPTICISMO CIENTÍFICO…(desculpe-me esta piada de mau gosto).”

    A palavra ideologia não se aplica a nada do que vem a ser ciência – são como dois pólos de mesmo sinal: para sempre se repelirão 😉

    A ciência trata de evidências concretas e fatos concretos – não está de opiniões, está em realidade. Ideologia é algo que é mudado de acordo com os ideais de cada um.

    O ceticismo científico só existe porque existem os besteiróis não-científicos 😉

  2. Uma ideologia, em minha opinião, pode ser definida como um sistema aparentemente congruente de ideias, e nesse sentido é uma atitude especificamente humana, por ser racional (julgo que os outros seres vivos não possuem ideologias…).
    Penso que o perigo provém, não de qualquer ideologia em abstracto, mas das ideologias MÁS, por exemplo o nacional-socialismo e o marxismo (ambos filhos do Idealismo de Hegel), que desencadearam genocídios espantosos no século passado…

  3. “(…) de que a SIDA é causada pelo VIH (AIDS e HIV no Brasil?)”

    Sim. Mas não sei por qual motivo no Brasil foi preservado a expressão em inglês para VIH (Human Immunodeficiency Virus – HIV).

    😉

  4. Bem, agradeçam é ao artista do cartoon 😛

    A situação em específico no cartoon faz-me lembrar os negacionistas. Os negacionistas da teoria da evolução, da ida do Homem à Lua, do benefício das vacinas, de que a SIDA é causada pelo VIH (AIDS e HIV no Brasil?), do aquecimento global, e de tantas outras formas de negação motivadas pelas crenças pessoais de cada um.

  5. Tenho a vaga sensação de que o seu post obedece a uma IDEOLOGIA específica: o CEPTICISMO CIENTÍFICO…(desculpe-me esta piada de mau gosto).

    1. Busted 😉

    2. Todos nós obedecemos a isso milhares de vezes ao dia 😉
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      abraços

    3. Engraçado, é um “ceticismo” que funciona, que prova todo o dia que funciona.

      Computadores, internet, medicina, engenharias, telecomunicacoes, GPSs, eletricidade, satélites, robôs em Marte, como pode ser tão incrivel que essas coisas céticas funcionem, não é?

      Temos muita sorte, realmente, é um ceticismo que não precisamos nem rezar para que funcione.

      Se é realmente uma ideologia, como o autor quis curiosamente vincular, é a unica que funciona.

      E se funciona, por dedução lógica, não é ideologia, certo?

      Viu como não doi pensar um pouco?

    4. Complementando mais o assunto porque vale a pena.

      Segundo o Miguel, que acho que não é o Arcanjo, há céticos da ciência (como se a ciência trabalhasse no mundo das crenças) e é também uma ideologia.

      OK, então vamos por essa hipótese, comecemos por essa premissa para vermos se é verdade.

      Então eu ligo um interruptor de energia com a intenção de acender uma lâmpada, depois de uma instalação técnica que conectou os circuitos internos à rede de eletricidade da minha cidade, tudo seguindo o conhecimento cientifico acumulado por décadas e ensinado nas faculdades e cursos técnicos.

      O que aconteceria numa ciência cética? Se é cética, o conhecimento e os cursos são uns arrozoado de ceticismo, “eu acredito que essa coisa lâmpada funcione”, “eu acredito que esse cabo dê conta”, “eu acredito que esse gerador vá funcionar e está bem dimensionado”. Nesse mundo, não se faz testes, não se comprova, não se dimensiona, é puro chutômetro, para que depois da instalação apareça essa máxima: “acreditemos que vá funcionar”.

      Então eu rezaria para que ao apertar o botão funcione. Sim, eu teria de acreditar numa “força superior” que acenderia a lâmpada para mim, com tanta premissa cética por trás daquela instalação. Algum milagre precisaria acontecer. O apertar o botão é apenas algo como um “chamamento” para que o milagre aconteça.

      Digamos que eu não acredite numa “força superior”, mas no acaso, eu acredito então que vá acender por sorte. Se estou tentando é porque preciso que a luz acenda e que vou conseguir de alguma forma. Se eu soubesse que nunca acenderia, eu nem tentaria.

      Então se não é uma força divina, eu preciso acreditar em alguma outra coisa, acredito por exemplo que naquele instante um raio cósmico, o mesmo que destruiu os circuitos da Fobos-Grunt por acaso passasse pela lâmpada naquele instante e interagisse de uma forma nunca prevista com os filamentos, e “voi lá”, a luz se acendesse. Foi só um acaso eu apertar o botão e acender, foi na verdade o raio cósmico quem fez o serviço. Eu não precisaria ter apertado o botão, mas eu acreditaria que apertando o botão poderia quem sabe o raio cósmico ter uma “consciência” e entender que eu preciso de uma “forcinha”.

      Ou eu sou uma pessoa mais imaginativa, eu acredito que no espaço circundante da lâmpada tenha uma outra dimensão conectada via um buraco de minhoca, e que mora um ET do outro lado, ou quem sabe mora a minha contraparte forma de antimatéria, com tecnologia (com que ciência?) mais avançada e consiga me enviar alguma energia que brilhe o espaço ocupado pela lâmpada. (É comum pseudos usarem fatos da ciencia para inventarem coisas assim..ahaaha)

      Nessa expectativa crente (de ter sorte), alguns segundos antes de apertar o botão eu sempre penso “eu acredito que vá funcionar, hoje, nesse momento, agora!!! Terei sorte”.

      Esses seriam exemplos de possibilidades de fazer funcionar a lâmpada numa ciência cética. A imaginação pode criar milhares de outros motivos. Mas vai funcionar em algum momento, mesmo? Terei realmente uma possibilidade no mundo virtuai das ideias que saem de qualquer lugar e fazem conexões do além?

      Você, Miguel, faz algumas dessas coisas? Reza ou acredita que tem sorte, que alguma conjuncao “astral” ou cósmica ou metafísica ou filosófica vai fazer a lâmpada funcionar?

      Ou vai simplesmente apertar o interruptor sem pensar porque SABE que vai funcionar? Você nunca usa a palavra “acredito”, né? Voce não faz achismo, você não crê, você não supõe que vai funcionar, voce SABE que vai funcionar. E não vai funcionar todas as vezes porque é um milagre.

      Quem te deu essa certeza que vai funcionar? Foi um crença, uma ideologia (inventemos um nome, “a ideologia da lâmpada altruista que não é uma ditadura”) ou uma religião? A luz vai aparecer como um milagre divino? Ou foi uma coisa chamada “ciência cética” como você acredita que ela é?

      Ou você tem certeza porque ali tem ciência que funciona?? Que não é cética!! Que a instalação, atendendo os arrazoados sabidos e bem conceituados e bem modelados e bem comprovados e bem formulados, fisica e matematicamente, que está nos livros e ensinados nas faculdades, diz que vai funcionar?

      Esse “milagre” que a ciência faz não é por cetismo, é porque tem um método cientifico que levou a produção de geradores, linhas de transmissão, lâmpadas, cabos dimensionados, transformadores, tudo comprovadamente funcionando, sem que precisemos fazer força para acreditar em “algo superior” ou cruzar os dedos para ter sorte. E que alguém aprendeu e colocou em prática. Porque sabe que se não seguir o conhecimento, não vai funcionar.

      (eu gosto de repetir porque algumas outras cabeças céticas de ciência vão ler isso aqui, e é bom aumentar as chances que entendam, por repetição)

      Voltemos a sua premissa, mesmo que eu já a tenha detonado duas vezes.

      Então a ciência cética só pode funcionar se ela fizesse realmente milagres todos os dias, A todo momento. Milagre em cima de milagre. Milagre é algo que não tem explicação, está no mundo sobrenatural, que ultrapassa o poder de previsão e racionalidade e conhecimento sabido para a época que se está.

      Mas você bem sabe que a lâmpada não funcionou por milagre, o padrão de sucesso que funciona, que se repete a todo momento acontece antes mesmo da instalação, que não foi por acaso, não foi por chutômetro ou por achismo. o padrão que funciona existe porque foi estudado, foi entendido, foi testado, modelado e colocado em prática.

      Mas espera aí, se é ideologia e se é cetica qual seria a chance de funcionar? Putz.. só milagre mesmo, então realmente é uma incoerência a sua premissa, e nesse caso detonei-a pela terceira vez.

      Na ciência se faz isso, se pode comprovar que uma premissa realmente está errada por mil formas. E ao não funcionar a gente joga no lixo, sem medo de ser feliz, porque não tem valor algum.

      Mesmo com tanta demonstração que a ciência funciona a cada momento, ainda assim muitas pessoas pensam como céticas, não acreditam na pobre ciência.

      Não acreditam no que veem, mesmo que saibam que ali não tem milagre algum, que tem conhecimento a cada momento que se vive e se respira. as pessoas comem com ciência (producao e distribuicao de alimentos), se vestem com ciência (materiais, producao de roupas), andam e correm com ciência (tênis especializados), dirigem com ciência (carros, gps, freios abs, motores, eletricidade), trabalham com ferramentas e conhecimento e tecnologia advindos da ciência (computadores, software, eletricidade), são tratados seus corpos e seus dentes pela ciência (medicina e odontologia), e até estudam o conhecimento científico nas faculdades para não fazerem achismos quando forem atender clientes. Os clientes não querem achismos, querem soluções que funcionam.

      Vá entender uma cabecinha que não vê coisas tão escrachadas. Espera aí, a ciência já entende e agora explica.

  6. Outro ponto interessante a ser destacado é a mudança que alguns deles fazem com relação à estrutura e formação das palavras:

    Eles substituem a expressão “preconceito” por “pré-conceito” – pior, tendem a generalizar esse tipo de coisa em qualquer que seja o assunto, por mais disparatado que seja.

    A grande falha no raciocínio pseudo é crer que, a princípio, tudo pode ser possível.

    Ótimo post, Marco 😉

  7. Perfeito.

    Os pseudos acham sempre que o conhecimento é uma questão de opinião.
    Acham sempre que se alguém, com conhecimento de causa, lhes diz que está a chover ou que a gravidade os faz cair… eles acham sempre que isso é só uma opinião.

    Enfim… por isso é que os pseudos não evoluem há milénios… sempre com as mesmas crenças, sempre com os mesmos mitos, sempre com as mesmas vigarices pseudo, sempre com as mesmas mentiras baseadas em falsos medos…

    Enquanto isso, hipocritamente, esses mesmos pseudos usam o conhecimento e as tecnologias que lhes são dadas pelos cientistas que evoluem diariamente.

  8. Eu de novo..

    Desculpe-me se eu já postei este link no astroPT, mas como tem a ver com o assunto, achei que valeria a pena deixá-lo aqui como referência complementar:

    “Entenda por que os seres humanos jamais abandonam suas crenças”

    http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI290968-17770,00-ENTENDA+POR+QUE+OS+SERES+HUMANOS+JAMAIS+ABANDONAM+SUAS+CRENCAS.html

  9. EXCELENTE, Marco!!

    Muito obrigado, procurava há horas algo tão simples e contundente como isso para mostrar aos ideológicos “fora da casinha”, meus conhecidos, e não encontrava. Muito obrigado mesmo.

    Mesmo sabendo que cachola deles não vai aceitar.. kkkk.. pelo menos eu os incomodo um pouco… A ideia é colocá-los no seu devido lugar, fazê-los perder força, ideológicos causaram males demais ao mundo, está mais do que na hora de um pouco de racionalidade em tudo.

    Está mais do que na hora de usar a ciência para tudo. Fatos, realidade, causa x consequencia, fazer a cachola funcionar com metodo cientififco. Chega dessas baboseiras mandando na vida da gente. Nada melhor como uma decisão politica baseada na realidade e conhecimento, com consciência, mesmo, não na “realidade” deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights