Cursos de Formação

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) organiza regularmente (ou por solicitação), cursos de Formação em Astronomia, com perfis e objectivos diferentes.

Neste momento estão abertas as inscrições para dois cursos:

– Cosmologia – História e Conceitos (em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), curso creditado (1 UC) em dois módulos, direcionado para professores do ensino básico e secundário (500, 510, 520). Também são aceites inscrições do público em geral e estudantes (curso não creditado), com direito a descontos. Este curso começa já no dia 25 de Fevereiro 2012.

A ciência do dia-a-dia, destinado a estudantes universitários, alunos dos 3 últimos anos do secundário ou para público em geral. O curso será lecionado em 3 Sábados, entre o final de abril e o início de maio, a começar no dia 21 de abril.

Todos os cursos do CAUP estão disponíveis na nossa página de Formação Contínua.

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Gostaria de aqui deixar uma mensagem ao Carlos Oliveira (1) e uma outra ao CAUP (2):

    (1) Reparei que tinhas comentado, acerca de que se estivesses por cá gostavas de frequentar o curso “Ciência do dia-a-dia”. Inscrevi-me nele e já tive uma aula, este último sábado, sendo que a achei bem interessante. Tenho a certeza de que irias gostar e estou ansioso por ver o que aí vem nas outras. Depois, se quiseres, posso-te contar algumas coisas acerca do que lá se tem abordado.

    (2) Foi astravés deste excelente blog de divulgação científica que eu tomei conhecimento deste vosso curso e obrigado pela divulgação aqui do mesmo.

    Um abraço do João Calafate!

    1. Obrigado 🙂

      Fico à espera do feedback então 🙂

  2. O curso “A ciência do dia-a-dia” é gratuito?

    • Pedro Mendonça on 22/02/2012 at 14:38
    • Responder

    Exatamente, há algumas diferenças entre estes dois cursos parece.me a mim, e não foi por acaso que mencionei apenas o primeiro (o da UC) no post que fiz, apesar de não conseguir ver com detalhe o mestrado da UPorto para se poder comparar corretamente os dois. O de Coimbra chamou-me à atenção precisamente pelo facto de ser virado para a Instrumentação (na prática tem como obrigatório 12 ECTS só para o tema e mais 6 de Computação e Simulação), e dessa forma dá a ideia de ser um pouco mais virado para o tratamento de dados de astronomia, dando uma componente mais prática ao curso julgo eu. Isto tem mais a ver com o que procuro e vai no seguimento do âmbito do curso que estou a acabar. Depois também tem uma forte componente em Astrofísica, que é o que me falta principalmente e que me interessa bastante, claro!

    Olhando para a estrutura do curso, e com detalhe para descrição de cada disciplina, consegue-se ver que está bem organizado e que tem um enorme potencial. O facto de ter tantas disciplinas optativas como obrigatórias: 6 para 5, num total de 11 (deu-me 11 retirando ao total dos ECTS os da dissertação e seminário), dá um enorme liberdade na escolha do rumo a seguir, e isso é bom não só por essa razão, mas também para quem, já teve algumas das disciplinas que estão mencionadas no site, percebe que não vai completamente a zeros para o curso (principalmente quem não é diretamente da área) e assim pode complementar com as que nunca teve. A questão é então se o potencial que ali está se concretiza na prática ou não, no fundo está-se a fazer um investimento não só monetário mas também em tempo, e é interessante que não seja infrutífero. Claro que para isso também depende a forma como é feita a abordagem de quem está a tirar o curso, enfim sem vontade e dedicação n se obtém nada.

    Já agora, agradeço pelas respostas e informação que aqui deixaram sobre este tema.

    cumps

  3. Os mestrados da U. Coimbra e da U. Porto são diferentes, e com objetivos diferentes. Os mestrados em Astronomia da U.Porto podem ser consultados aqui:

    http://www.fc.up.pt/dfa/astro/mestrados/index.html

    Mas se já tem um mestrado concluido (ou quase) Pedro mendonça, pode também considerar o programa doutoral em Astronomia da U.Porto:

    http://www.fc.up.pt/dfa/astro/pda/index.html

    • João Fernandes on 17/02/2012 at 21:16
    • Responder

    Caro Pedro Mendonça,
    Sou actualmente o coordenador do Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço. Aqui http://fisica.uc.pt/xt/ensino/pl_est.php?pl=plai5_ pode ser encontrada informação sobre o assunto. Em todo o caso deixo o meu email [email protected] onde poderei esclarecer dúvidas que tenha.
    Com os melhores cumprimentos,
    João Fernandes

    • Pedro Mendonça on 17/02/2012 at 14:20
    • Responder

    Bem não tem a ver diretamente com este tema, mas vai um pouco no contexto, espero n estar a fugir demasiado. Gostaria saber se alguém deste blog (ou leitores) tem alguma informação sobre o curso de Mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço da Universidade de Coimbra que abriu à cerca de 2 anos (se n estou em erro) para além do que é publicado pela universidade. Isto é, feedback de alunos sobre a qualidade do ensino, qualidade do curso (em termos da matéria lecionada), se conhecem alguém que lá está ou esteve, etc.

    Parece um curso muito interessante, e uma oportunidade de em Portugal se tirar um mestrado nesta área, mas vale apena? Estou a acabar o meu mestrado numa área próxima desta, na UL e já estive a tirar outro, e destes exemplos a minha visão do ensino superior n é mto positiva, professores que n dominam a matéria, desleixados e que bloqueiam ir para além do pressuposto no programa. Isto é uma média claro, há sempre bons e maus, mas em média fiquei com uma visão má do que existe.

    Relativamente a este curso como é bastante novo por um lado ainda se deve estar a ajustar o programa do curso, por outro lado, pelo mesmo facto pode significar este ser bastante atualizado com o que existe hoje em dia.

    Era bom que houvessem blogs ou foruns de opinião ou forma de conseguirmos tirar mais informação a priori do que são realmente os cursos que nos oferecem. Se alguém poder contribuir nesta questão relativamente a este curso agradecia.

    cumps,
    Pedro Mendonça

    1. Bem, da minha parte, sinceramente não sei 🙁
      Desconhecia esse mestrado em Coimbra 🙁

      abraços

      • Ricardo Gafeira on 18/02/2012 at 13:47
      • Responder

      Caro Pedro Mendonça.

      Acabei o ano passado o mestrado em Astrofísica e Instrumentação para o Espaço da Universidade de Coimbra. Da minha experiência pessoal posso dizer que no global o saldo do mestrado é positivo, tanto pelas vastas opções que nós permite como pela qualidade do ensino apresentada. Pelo menos nas cadeiras que frequentei.

      É verdade que o mestrado ainda é recente mas ao longo dos primeiros anos em que o mestrado funcionou os coordenadores fizeram o esforço de ajustar os programas e as cadeiras da melhor forma possível, recorrendo também a experiência que os alunos iam obtendo, e penso que actualmente não existam falhas significativas.

      Contudo deixo aqui o meu email no caso de tu ou alguém querer colocar alguma questão relacionada com o mestrado. [email protected]

      Com os melhores cumprimentos,
      Ricardo Gafeira

  4. Bem, se eu estivesse aí, iria assistir ao 2º. Parece-me muito interessante esse sobre a ciência do dia-a-dia.

    Já agora, o Nuno Crato escreveu um livro sobre isso também. Penso (sem certeza) que é este:
    http://www.gradiva.pt/index.php?q=C/BOOKSSHOW/1178

    E, claro, o assunto da literacia funcional, que passa pela literacia científica do dia-a-dia, também é um dos meus assuntos de estudo 😉

    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights