Einstein sobre Deus

Há muita confusão sobre o que Einstein pensava de Deus. Sobretudo por aqueles que escolhem citações soltas, sem perceberem o contexto delas.
Já aflorei essa visão, neste artigo.
Este vídeo explica a visão de Deus tida por Einstein e não só:

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Dinis Ribeiro on 22/02/2012 at 11:18
    • Responder

    O Director-Geral da ESA e um Astronauta Italiano participam neste evento em Roma:

    “The space and God”
    http://www.iafastro.org/Lisa//TheSpaceandGod_Rome23february2012.pdf

    Mais info: http://www.universitas2000.org/

  1. E a opinião de Deus sobre o Einstein, Carlos? Nunca ninguém lhe pergunta.

    1. João, certamente a opinião de Deus sobre Einstein não está aqui para ser chamada. Como eu tenho uma leve desconfiança – já agora – se você acredita em um Ser Superior amoroso para com os seus, sem sombra de dúvidas, Ele não iria deixar de ser Deus, por exemplo, se Einstein acredita Nele ou não. 🙂

      Note que o cerne da questão é que pseudos por várias vezes se utilizam de supostas frases ditas por grandes nomes da ciência em benefício próprio – mesmo sem saber que, em muitas ocasiões, cientistas criticam mesmo é o que os pseudos acreditam (= baboseiras).

      Apesar de ser católico praticante, acredito que existem coisas muito maiores e tão importantes quanto acreditar em Deus: viver uma vida da maneira mais correta possível; ser amoroso, paciente com seus semelhantes; evitar o máximo possível de fazer malefícios; ser honesto, praticar a humildade e amar seus semelhantes (mesmo quando é difícil 🙁 ).

      Einstein era ateu, mas nem por isso deixou de ser o maior físico de todos os tempos – e muitas coisas que utilizamos hoje é graças à sua contribuição única para a ciência.

      Partilho do mesmo pensamento do Jairo Grossi (do sítio Raios Infravermelhos). O Jairo, durante uma conversa no blog dele, disse-me mais ou menos a seguinte situação: suponha que a formação do Universo seja um empilhamento de peças de dominó. Deus foi empilhando um-a-um e simplesmente deu aquele primeiro “peteleco” para todas as outras peças começarem a caírem sem interferência. Leia-se: Deus seria Aquele que deu o pontapé inicial, mas não interfere diretamente em nada que existe no Universo.

      Portanto, acreditar em Deus não é o mais importante. O mais importante é praticar virtudes uns-com-os-outros – levando um pouco de amor, paz e auxílio aos mais necessitados nesse mundo tão violento e cada vez mais desumano.

      Abraços.

    2. João, essa é uma questão que mesmo Deus, se quisesse falar alguma coisa, duvida-se que alguém escutaria, e por isso não nos cabe o bom senso de nem especular.

  2. Interpretações, feitas à medida… Na era da Informação, supostamente livre, o revisionismo histórico torpe, continua em grande… É muito fácil manipular factos históricos, quando mais opiniões pessoais de figuras públicas… A regra neste momento, creio que já foi compreendida por todos: Quem fizer mais ‘barulho’, tem razão!!! Os factos são secundários… ‘Desmonstar’ os mitos muitas vezes não é suficiente, é preciso fazer ‘barulho’!!!!

    Ontem, encontrei alguns videos no YouTube muito interessantes (não sei já foram mostrados aqui no Astropt), podem ser apreciados de diversas formas, mas realço a clarividência e actualidade, o tempo muitas vezes é o melhor detector de mentiras, enquanto alguns criam teorias absurdas na base da ignorância generalizada, que são facilmente ‘desmontadas’, os outros, aqueles que falam com conhecimento de causa e estudo profundo e ponderado, acabam por ver muitas vezes o futuro dar-lhes razão. Não são profetas, não ‘acertam’ sempre, mas a probilidade de ‘acertarem’ é muito maior. Deixo aqui algumas palavras do Mestre, na primeira pessoa, onde também fala da ‘sua’ religião:
    http://www.youtube.com/watch?v=LO0sCs8jI4k
    http://www.youtube.com/watch?v=FCO19WESy-U
    http://www.youtube.com/watch?v=BoUmj1sAfBs
    http://www.youtube.com/watch?v=4gn3MyTE80A
    http://www.youtube.com/watch?v=oIUo51qXuPQ

    PS: Os anuncios da KCBS são espectaculares!!!!!!!!!!!!

  3. Carlos e pessoal da área técnica de manutenção do blog.

    Acessei o site por um tablet da Samsung de 10 polegadas, o Galaxy Tab, e infelizmente a experiência não foi 100%. O site enxerga a requisição de acesso como dispositivo móvel e mostra páginas na sua forma resumida, com as limitações de praxe. Por exemplo (e aí não sei se é problema em específico do formato de página para disposiitivo móvel), esse vídeo não é mostrado acessando-se o post em específico (ou é outro problema). Já adianto que todos os sites que visito com Flash rodaram sem problemas,

    Como gostaria (e acho que outra pessoas tambem gostariam) de visualizar o site pelo tablet exatamente como acontece pelo micro, as sugestões são duas:

    1) colocar um link na página inicial para que uma pessoa ao clicar nele faça o navegador ser redirecionado para a visualização padrão do site.

    2) fazer o site entender que tablets não são smartphones e mostrar a página original diretamente.

    Penso que a melhor solução seria a 1, pois alguns vão gostar de ter a opção de visualização resumida mesmo em tablets, então a 1 atenderia a gregos e a troianos.

    Agradeço.

    1. Olá Jonas,

      Obrigado pelo feedback.
      Eu nada percebo disso, mas já pedi ao Nuno, que é o génio dessas coisas, para lhe dar uma resposta 🙂

      abraços

    2. Olá Jonas!

      Obrigado pelo feedback.

      O que se passa é que o site “adivinha” que não é um PC que tá a aceder aos conteúdos e mostra o wordpress theme correspondente à versão para smartphones. Basicamente, o Galaxy Tab é um “smartphone” de dimensões maiores. 🙂

      Este tratamento é feito por um plugin (de terceiros) que infelizmenete não controlamos. No entanto, o ponto do comentário é válido e vamos tentar solucionar a questão o mais brevemente possível.

      Obrigado.

        • Jonas on 22/02/2012 at 03:50

        Nuno, obrigado pela sua pronta atenção.

        Quero aproveitar a oportunidade para dizer mais uma coisa. Testei o acesso por dois navegadores, o Dolphin (que dizem que é o melhor) e o navegador padrão que é pré-instalado nesse modelo (P7500), e nenhum deles mostrou sinal que existe um video nesse post.

      1. Sim, faz sentido que assim seja, dadas as caracteristivas do plugin que está a ser usado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights