Objectos Estranhos no Google Sky

Temos recebido vários comentários a perguntarem o que é um determinado objecto no Google Sky. Isso é excelente dos comentadores: não sabem, por isso perguntam. Isso denota literacia funcional.
Normalmente esse objecto está em 13º 15′ 40.8” —— 9h 47 m 54 s
Como parece não existir no visível, mas existe no infravermelho, então imagina-se logo estranheza.

Eu tenho respondido a esses comentários, mas nem lhe dei grande importância.
Entretanto um dos nossos autores disse-me que talvez fosse boa ideia fazer um post sobre isto.

Para começar, fiz uma pesquisa no Google. Existem 25 milhões de websites a “venderem” a ideia de que existem objectos estranhos no Google Sky. É muita coisa!
Enfim… os sites pseudos fazem disto uma festa.
Imaginam logo Nibirus e outras parvoíces do género. Afinal, se não aparece no visível é porque está “escondido”, e se está “escondido” é porque alguém o escondeu. E se alguém extraterrestre o escondeu, então é porque nos vêm invadir de surpresa. E, concluem os vigaristas, a NASA sabe de tudo e não quer dizer.

Enfim… por onde começar?

Se calhar começo pela ideia de que é normal haverem objectos que se vêem no infravermelho, mas não no visível.
Por exemplo, muitas das fotografias que vemos de Nebulosas, se virmos na Luz Visível só vemos a Nebulosa, mas se virmos em Luz Infravermelha vemos muitas das estrelas por trás da nebulosa.
Por isso é que se utilizam diferentes comprimentos de onda (visível, infravermelho, ultravioleta, rádio, raios gama, raios-X, microondas, etc) para estudar as coisas. Porque assim se aprende muito mais sobre essas coisas.
Vejam por exemplo este pequeno vídeo em infravermelho de alguém a deitar um pouco de água quente num copo de água fria:

Como se percebe, o que se vê é completamente diferente do que vemos com os nossos olhos, em luz visível. No espaço é a mesma coisa.

Vejam por exemplo a imagem da Via Láctea em Infravermelho.
E vejam agora a Nebulosa da Águia em diferentes comprimentos de onda. Ela tem aspectos completamente diferentes.
Vejam a explicação da Dr. Michelle Thaller:


(vejam por exemplo o facto do gelado não se ver!)

Ou seja, mudar o comprimento de onda e ver coisas diferentes é absolutamente normal!

Concluindo: aqueles que dizem que por não verem algo no visível mas verem no infravermelho, então isso é uma evidência de conspirações… isso é um argumento totalmente ignorante e aparvalhado.

A 2ª ideia que vos quero deixar é que o Google Sky não é um telescópio. Se quiserem ver as imagens originais, vão ao website oficial dos verdadeiros telescópios.
Há vídeos que explicam como o Google Sky funciona:

E neste, que àparte a parte religiosa no final, tem as explicações para as partes/pontos “brancos” ou “negros” nestes programas de net:

Ou seja, o facto de verem objectos estranhos nestes programas de net, não quer dizer que exista mistério algum!

Quando ao objecto propriamente dito nas coordenadas 13º 15′ 40.8” —— 9h 47 m 54 s, na constelação de Leão.
Vejam no visível:

E em infravermelho:

O objecto é tão somente o Quasar PGC 1427054.

Concluindo: os pseudos continuam a disseminar mentiras conspiratórias de coisas facilmente explicadas.

44 comentários

6 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Muito obrigado pela atenção Carlos. Tomara que os nibirutas possam ter acesso a essas informações trazidas aqui no blog.

    http://www.astropt.org/2015/08/05/tarja-desaparece-e-nibiru-surge-no-google-sky/

    Abraço

    1. Não acredito que eles sejam leitores do blog 😉

      abraços!

  2. Concordo contigo Carlos, por isso eu gostaria de saber que objeto é esse que os teóricos da conspiração atribuem a Nibiru. É óbvio que não é Nibiru ou um planeta errante, o problema é que viram esse objeto “com asas” (como eles mesmo dizem) e estão espalhando, erroneamente por aí, que seria Nibiru.

    Encontrei esse vídeo aqui: (…)

    O vídeo mostra as coordenadas, na constelação de Touro pelo google sky 5h 53m 27s – 6h 10m 58s e a imagem do tal objeto, a 33 segundos de vídeo. Se for possível nos ajude a identificar que objeto é esse (como fez no caso do quasar que era usado na net como uma imagem falsa de Nibiru) para que possamos desmascarar mais essa teoria maluca de que tal objeto seria Nibiru

    Agradeço se puder ajudar, um abraço

    1. Josh, desculpe lá, mas…

      Mas quem raio é que viu um “objeto com asas”? Foi algum astrónomo?
      Sabe que existem milhares de astrónomos profissionais e centenas de milhares de amadores todos os dias e todas as noites a pesquisarem o céu com os seus telescópios, certo? Foi algum deles?
      E qual foi o observatório que conseguiu esse feito?
      O Google Sky não é um telescópio! Como já lhe disse em cima.
      E vídeos do Youtube não são fonte de descobertas científicas (daí eu ter editado o seu comentário). Qualquer imbecil em casa pode fazer um vídeo a dizer a parvoíce que quiser e espetar no youtube.

      Além disso, não faz qualquer sentido eles usarem esse objeto nessa localização e dizerem que antes não era visível porque o Google Sky tinha uma tarja negra a cobrir.
      Quem disse isso nem sequer percebe que a Terra vai rodando sobre o seu eixo e vai orbitando o Sol, por isso tarjas negras são completamente irrelevantes, porque o objeto seria visível sempre posteriormente. Quem disse isso nem sequer sabe que os objetos planetários se deslocam e que por isso não é possível “cobrir” um objeto indefinidamente como se estivesse sempre no mesmo sítio.
      Aliás, quem disse essa parvoíce, nem sequer fez uma pesquisa de 10 segundos no Youtube… porque se a fizesse, saberia que há 3 anos andavam vídeos com a mesmíssima coisa, com o mesmíssimo objeto, para o suposto fim do mundo Maia.
      https://www.youtube.com/watch?v=DWmIOfyvo5E
      Ou seja, como podem agora andar a dizerem que isto estava coberto até agora… quando há 3 anos diziam a mesma coisa?

      Além do mais, supondo que seria perigoso para nós nos próximos milhões de anos, teria que estar no nosso sistema solar. Mas sendo assim, os planetas que conhecemos estariam fora do sítio. Qualquer pessoa pode usar um telescópio e perceber que os planetas estão nos sítios esperados.

      Outra coisa: é extremamente fácil pegar numa foto dum elefante, colocar umas asas nesse elefante, a seguir colocar em programas com estrelas por trás, como o Google Sky, e depois fazer um vídeo no Youtube a dizer que o Google Sky tem um elefante com asas a passear na zona da constelação de Leão por exemplo.

      Tudo isto são as perguntas que tem PRIMEIRO que fazer a si próprio, antes de acreditar nas tretas que lê na internet:
      – a fonte é credível? Neste caso, não é, porque não é qualquer astrónomo nem vem de nenhum observatório. Se não é credível, esqueça!
      – é possível centenas de milhares de astrónomos amadores terem censurado essa descoberta? Não, não é! Então esqueça!
      – é possível fazer isso no Paint e “colar” num programa qualquer para pôr no youtube? Sim, é, então esqueça!

      Por fim, o que REALMENTE É, e essa sim é uma pergunta que também deve fazer (e fez!), após as perguntas atrás (que é para não andar a perder tempo com as imbecilidades diárias das redes sociais):

      Esta é a estrela e o ambiente ao seu redor: 2MASS J05422123+2236471
      É uma estrela T Tauri, ou seja, é uma estrela em formação, que ainda não entrou na sequência principal, ou seja, ainda não é uma estrela de “plenos direitos”, é uma estrela em formação. É uma estrela que ainda tem o seu disco de formação bastante acentuado… ou seja, os planetas que se formarem ainda não “limparam” a zona… daí parecer uma estrela com uma nebulosa ao redor, ou asas.

      Veja as imagens:
      http://simbad.u-strasbg.fr/simbad/sim-id?Ident=GLMP++119
      https://archive.stsci.edu/cgi-bin/dss_search?v=poss1_red&r=05+42+21.236&d=%2B22+36+47.07&e=J2000&h=5.0&w=5.0&f=gif&c=none&fov=NONE&v3=
      https://archive.stsci.edu/cgi-bin/dss_search?v=poss2ukstu_red&r=05+42+21.236&d=%2B22+36+47.07&e=J2000&h=5.0&w=5.0&f=gif&c=none&fov=NONE&v3=

      Veja a região que supostamente está “bloqueada”, nesta imagem feita por um astrónomo amador:
      http://nova.astrometry.net/user_images/461730#annotated

      http://simbad.u-strasbg.fr/simbad/sim-id?Ident=%40823118&Name=2MASS+J05422123%2B2236471&submit=submit
      Segundo percebi, já há referências a esta estrela desde 1950… mas alguns Nibirutas utilizam-na como se fosse uma descoberta planetária sensacionalista.

      abraços!

  3. “O Nibiru não existe. Foi uma história inventada por pessoas que deviam estar internadas.”

    O melhor é colocar essas frases no topo do post. Se possível, com letra em tamanho XXL!

    1. LOL 😀

      pois 🙁

  4. Desculpe insistir Carlos, mas no texto e comentários não achei a explicação. As coordenadas deixadas dizem respeito a constelação de Touro e não a constelação de Leão, creio que seria bem interessante um post para o tema, pois recentemente o Sphere – VLT encontrou uma estrela anã marrom que depois de ser descoberta, desapareceu. Creio que seria legal esclarecimentos sobre o tema, pois tem sido divulgado há semanas pelos teóricos da conspiração como “Nibiru” chegando.

    1. Josh, mas todas as explicações estão no texto…

      O Google Sky ou Google Earth não são telescópios.
      Tem vídeos que explicam exatamente como as imagens aparecem nesses programas e o porquê de alguns objetos parecerem “diferentes”.

      O VLT é um Telescópio. Por isso, é óbvio que vai encontrando objetos.
      O Google Sky não é um telescópio. Não pode encontrar nada.

      O Nibiru não existe. Foi uma história inventada por pessoas que deviam estar internadas.
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      Se quer descobrir algo, compre um telescópio, descubra algo, tire as fotos que quiser com seu telescópio, e envie para as instituições científicas.
      Mas Google Sky não é telescópio nem descobre nada, mesmo que diga que viu o Papai Noel lá. Não pode ser fonte para nada.

      abraços

  5. Ajuda a gente Carlos, que objeto seria esse próximo a constelação de Órion que os nibirutas estão falando ser o novo Nibiru

    Eis as coordenadas: 5 h 42m 21.0s 22 ° 36 ‘45,7.

    1. Já explicado em cima.

      Se as pessoas querem andar sempre a inventar as mesmas coisas em coordenadas diferentes, só posso sugerir um hospital psiquiátrico.

  6. Amigo, existe uma famosa tarja preta no google sky e a menos de 1 mês ela foi removida, mostrando supostamente o famoso Nibiru. Eu acredito na teoria, apesar de concordar que os dados astronômicos não estão corretos. E não é só pelos Sumérios, pelos Hopi (Kachina), por Ramatis (astro intruso) etc. Evidências não faltam. Pra quem não acredita, claro que essas evidências não serão suficientes.

    Mas voltando ao google sky, quando surgiu essa notícia a minha primeira reação foi de entusiasmo seguido de desconfiança, porque além de não acreditar em qualquer coisa também, a imagem é muito óbvia e tudo que é muito óbvio normalmente são fakes forçados. Até que um rapaz chamado Misael Rossi (canal no tube, na qual tem vários videos interessantes) fez um video falando sobre essa tarja e mostrando o suposto Nibiru (com asas e tudo) em 3 ou 4 telescópios diferentes. Inclusive próximo a um outro corpo celeste estranho sem identificação na qual ele mesmo tinha feito um outro vídeo. As coordenadas são as seguintes: 5 h 42m 21.0s 22 ° 36 ‘45,7.

    Indo direto ao ponto, do que se trata esse corpo? Grato.

    1. Por favor, antes de escrever comentários, leia o artigo e veja os vídeos.
      Está lá explicada a mentira da tarja. E o post já tem 3 anos… não é há menos de 1 mês.

      Quanto ao Nibiru é uma completa imbecilidade:
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      E nada tem a ver com o Google Sky… a não ser que não se saiba as diferenças entre sistema solar e galáxia.

      E, se tivesse lido o artigo, saberia que o Google Sky não é um telescópio… muito menos 3 ou 4 !

      Quanto a vídeos do Youtube, não são fontes científicas.

      abraços

    • Maria da Conceicao Gomes de Medeiros on 26/08/2014 at 02:54
    • Responder

    Carlos, gostei de suas conclusoes sobre esses assuntos. Eu admiro demais os assuntos sobre astronomia, e fico as vezes intrigada sobre varias afirmacoes, que muitas vezes encucam as cabacas das pessoas. Gosto de ler tudo que fale de astronomia mas, vejo somente aquelas que acho que sao reais. Eu sou uma fa da Constelacao de Orion, e fico esperando o tempo que ela aparece para admira-la.
    Era so isso que tenho a dizer e que admiro a maneira com que voce ve certos assuntos. Obrigada pela atencao .

    1. Obrigado 😉

    • HENRIQUE T. M on 25/08/2013 at 00:49
    • Responder

    pra inicio de conversa a própria NASA admite o planeta x eles dizem não ver o planeta, mas pelas distorções nas orbitas dos meteoros do cinturão de Oort e cometas como Harley percebe-se que ha algum corpo com forte influencia gravitacional, existe um vídeo conferencia da nasa onde uma astrônoma Mya mainzer confirma o planeta x então antes de falar que tudo é consiração se informe melhor

    (comentário editado)

    1. Caro Henrique,

      Isso que você diz é mentira. Tem aqui artigos a explicar esse vídeo, assim como tem vários artigos sobre o chamado Planeta X.

      Nós aqui somos de ciência, por isso agradecia respeito e menos mentiras.
      Estude ciência em vez de perder tempo na net.

      Por isso, sugiro que seja você a se informar melhor, sobretudo sobre quem nós somos.

      O seu comentário foi editado por motivos óbvios. Aliada à falta de respeito, ainda veio com novas conspirações. Não temos paciência para quem ignora o conhecimento nem para quem não quer aprender.

      Fique bem.

  7. Carlos.
    Próximo a constelação de órion (RA: 05h54m21s DEC: -5:53:02) tem uma tarja preta no google sky. Porém em outros programas aparece um orbe semelhante a pequeno cometa de cor azul, nessa mesma localização. Eu tenho um telescópio refrator muito bom(amador), mas não tenho programa computadorizado de busca, por isso não consigo colocar nas coordenadas exatas. Você saberia explicar esse orbe?

    Obrigado.

    1. Explicado no texto em cima.

      abraços

  8. Uns pontinhos brilhantes a mais ou a menos no Google Sky nada significam. É preciso olhar para o céu e verificar.
    O Google Earth também “inventou” uma ilhota que não existe. Só soubemos a verdade porque uns fulanos foram lá e… nada!

  9. Então Carlos se Nibiru não existe os sumerios o inventaram? esses escritos sumerianos também são uma farça? Desculpe-me, mas se você não acredita eu respeito, mais o que você me diz dos escritos sumerianos?

    1. Bia,

      O que eu acredito é completamente irrelevante.
      Se a Bia aprender Sumério, fica a saber que eles NÃO falam em qualquer Nibiru ou planeta desse género.
      Foi tudo invenção do escritor de ficção científica, Sitchin.
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      abraços

  10. Caros,
    me tirem uma dúvida sobre o PGC 1427054, mostrado no Google Sky, pois essas coordenadas são do Cometa Ellenin tirado do site da Nasa em 2007. Dizem que o Nibiru passa pelos mesmos lugares que esse cometa hoje em 2012 estaria nesse lugar. Outra DÚVIDA, o que é que estamos vendo ao lado do Sol no seu por ? De város lugares , estão surgindo imagens desse Astro ao lado do Sol.
    Desculpa alguma coisa, só quero esclarecimento de pessoas que entendam !
    Att
    Alex

    1. O cometa Elenin desintegrou-se.
      O Nibiru não existe.
      Não há qualquer astro ao lado do Sol.

      Tudo isso já foi explicado em vários posts aqui neste blog. Só tem que procurar.

      abraços

  11. Carlos, veja: 😛

    http://www.scribd.com/fullscreen/60725711

    LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 🙂 😀

    A criatividade pseuda não tem limites.

  12. É incrível que, à esta altura do campeonato, pessoas ainda acreditam na idiotice de que o Google Sky esconde imagens – e que o objeto na Constelação de Leão seja o tal Nibiru – defendido com unhas-e-dentes pelo leitor “Doug” – outrora.

    Como bem sintetiza uma frase – já agora, atribuída ao Einstein:

    “Só existem duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto à primeira…”

    Abraços.

  13. Há de haver sempre pessoas que, ou levadas pela desconfiança, ou pela sugestão, ou pela ignorância ou até por um desejo de provar que estão certas, imaginam sempre que há uma trama de conpiradores por aí, a esconder sabe-se lá o quê.
    Depois, os adeptos dessas teorias da conspiração entram naquele discurso circular, em que não se sabe muita coisa daquilo que estão a falar e também não há provas PORQUE “eles” estão a ocultar o fenómeno. Oe seja a inexistência de provas é a prova de que há uma conluio e o ocultamento.
    E não vale de nada atirar-lhes com a razão para cima. Simplesmente não a querem ver. 🙂

    Ainda há muita iliteracia científica….

  14. Prefiro o Stellarium

    http://www.stellarium.org/pt/

    • Margot Quaresma on 20/02/2012 at 03:58
    • Responder

    Olá!

    Excelente post carlos, parabéns por desmistificar mais uma dos pseudos…

    Abraços!

    1. Obrigado Margot 🙂

  15. Essa problemática da tarja preta em algumas regiões do Google Sky é mais uma”ferramenta” pseuda para disseminar todo tipo de desgraça.

    Com relação à este objeto (não mais misterioso, devido ao grande trabalho do Carlos em desmascarar assuntos pseudos 😉 ), acabei sabendo por um grande amigo meu de cerveja, ótima pessoa, mas que acredita em tudo que é disparate dito na internet.

    Parabéns, Carlos, pelo artigo 😉

    Abraços.

    1. Obrigado 🙂

    • Leandro Pereira on 20/02/2012 at 02:23
    • Responder

    Carlos desculpa mas um assunto offtopic, alguém conhece um programa semelhante ao Kstars para windows?

    Mas esses pseudos estão sempre a ver tudo, outro caso parecido é o que se passa no google earth onde dizem ter encontrado a Atlântida numa zona a sudoeste de Portugal porque nas imagens aparece um quadrado perfeito, que não pode ser natural.

        • Leandro Pereira on 20/02/2012 at 03:18

        Sim é esse mesmo, devias experimentar se puderes, o programa em si é leve e pequeno e dá a localização exacta dos objectos celestes para um determinado local e hora, depois para muitos corpos permite efectuar uma ligação a várias base de dados do JPL, ESA, NASA em que temos as mais variadas informações.

        Quanto aos programas vou dar uma vista de olhos. Obrigado

      1. Ele também existe em formato mobile?

        Se sim, vou-lhe pedir que coloque o comentário sobre o Kstars, neste post:
        http://www.astropt.org/2011/12/30/catalogo-de-aplicacoes-moveis-em-astronomia/
        Assim, fica toda a informação sob a mesma categoria 😉

        Obrigado.

        abraços

  1. […] ciclos do calendário maia, o Astrônomo e Educador Científico Carlos Oliveira, PhD, elaborou um artigo no qual responde vários questionamentos sobre um objeto estranho visualizado no Google Sky – […]

  2. […] “as câmaras do Google Earth“: sim, estes “jornalistas” pensam que o Google Earth tem câmaras! Incrível! Que câmaras são essas que são só do conhecimento do Diário Digital? […]

  3. […] Elenin, saga, Hercólubus, Astrónomo. Alinhamentos. Alinhamentos Planetários e Terramotos. Google Sky. Cometa Elenin: várias mentiras, NASA, anã castanha, reflexo, buraco negro, Sol, diminuição, […]

  4. […] foi explicado dezenas de vezes, como por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, que Nibiru não existe e, no mínimo, se tratando de um […]

  5. […] Para saber mais, clique aqui. […]

  6. […] em uma deslumbrante viagem pelo universo observável. Apesar desta sobrecarga de informação, o Google estaria escondendo algo de nós? Esta organização baseada em um descomunal motor de busca está tentando ativamente ocultar-nos as […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights