Oposição de Marte

Hoje é dia de oposição de Marte.

Uma oposição ocorre quanto Marte, a Terra e o Sol estão perfeitamente alinhados e os dois planetas estão “do mesmo lado” da órbita, algo que ocorre de 26 em 26 meses.

No entanto, como as órbitas não estão exatamente no mesmo plano e a órbita de Marte é mais excêntrica que a da Terra, a distância entre os dois planetas em oposição não é sempre a mesma.

A 27 agosto de 2003 ocorreu a última oposição em que os planetas estiveram mais próximos (a apenas 56 milhões de km). Esta foi uma oposição periélica (de periélio, o ponto de maior aproximação ao Sol).

Na oposição de hoje, os dois planetas estão na oposição mais distante (cerca de 101 milhões de km). Esta é uma oposição afélica (de afélio, o ponto de maior afastamento do Sol).

A próxima oposição periélica será em 27 julho 2018, com os dois planetas a cerca de 57,6 milhões km de distância.

Na imagem, os objetos NÃO estão representados à escala de tamanho, embora a escala da distância (isto é, o desenho das órbitas), seja aproximadamente o correto.

6 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Como o “Stargate” continua perdido no Egipto, é oportuno programar uma viagem a Marte perto da data da próxima oposição periélica!

  2. É o fenomeno “encher chouriços”. 🙂

  3. Lembremos que o caso passado, real, de agosto de 2003, virou hoax agora, todo ano em agosto alguém “ressuscita” essa mensagem para espalhar, pela internet, que Marte estará muito próximo da Terra.

    1. Exatamente Jonas. Já muito se escreveu sobre o assunto, denunciando-o como TOTALMENTE FALSO. Podem ler aqui no astroPT sobre isso:
      http://www.astropt.org/2007/08/26/marte-tao-grande-como-a-lua-no-ceu/

      Até deu notícia nos jornais, por exemplo em:
      http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/a-historia-fantasiosa-das-duas-luas-no-ceu-em-agosto_1398017

      Muito resumidamente, como a Lua tem metade do tamanho de Marte, para o planeta ter o mesmo tamanho aparente que a Lua no nosso céu, teria de estar ao dobro da distância. Estando a Lua a 380 mil km, Marte teria de estar a 760 mil km da Terra para aparecer com o mesmo tamanho. Ora, em 2003, na sua maior aproximação dos últimos tempos, Marte esteve a apenas 56 MILHÕES de km.

  4. Perdoem a minha possível ignorância, mas isso não seria uma conjução? Oposição no meu entender seria um em cada extremo de sua órbita, alinhados com o Sol, mas na maior distância possível entre eles.

    1. Lauro, é exatamente ao contrário. Quando os planetas estão em conjunção, estão em linha reta com o Sol, mas do lado oposto da órbita, isto é, a fazer um ângulo de 180º entre eles. Quando estão em oposição, estão do mesmo lado.

      Talvez a maneira mais fácil de pensar no problema seja considerar a posição do planeta em relação ao Sol, e não em relação à Terra. Em oposição, o planeta está do lado oposto ao Sol, e em conjunção, está do mesmo lado que o Sol. Talvez esta imagem também ajude:

      http://crab0.astr.nthu.edu.tw/~hchang/ga1/f0401-opposition.JPG

  1. […] 84001. Comparação. Humor. Luas (Medo e Terror). Metano. Água a fluir em Marte. Vida. Oposição (2012, 2014). Sobrevoar a superfície. 1.000.000.000 pixeis. Catástrofe em 2014? Chuva de detritos. […]

  2. […] 2012, Marte esteve mais próximo da Terra a 3 de Março de 2012, numa altura em que esteve duas vezes mais distante da Terra do que em 2003. A partir daí, Marte […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights