A Lua no Templo de Diana, em Évora – Imagens do astrofotógrafo Miguel Claro

O denominado Templo de Diana é um santuário que não terá sido dedicado à deusa romana da caça mas, provavelmente, ao culto do imperador. Datado do século I ou II d. C., este templo romano de Évora é o maior exemplo da arte religiosa romana em Portugal, revelando grande equilíbrio e harmonia de linhas clássicas, próprias da arte greco-romana, apesar das destruições e depredações de que foi alvo ao longo de séculos. Ex-libris da capital do Alto Alentejo, o denominado Templo de Diana domina, na sua altiva cota de 302 metros, a malha urbana de Évora.

Faz parte do centro histórico da cidade, o qual foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O templo romano encontra-se classificado como Monumento Nacional pelo IGESPAR. É um dos mais famosos marcos da cidade, e um símbolo da presença romana em território português

Na imagem obtida na passada quinta-feira, pode observar-ve para além do templo, o rasto da Lua cheia e acima dela, o rasto de uma “brilhante estrela”, que na realidade é o planeta Marte.

Com o resultado da soma das 307 imagens, fiz ainda um time lapse, onde pode observar-se o movimento da Lua durante cerca de 2 horas.

 

Diana´s Temple Moon – Évora from Miguel Claro on Vimeo.

Para finalizar, aproveito ainda para partilhar uma outra imagem feita também ela em Évora e na mesma noite, mas captando a Lua Cheia por detrás da catedral de Évora.

Mais imagens em: http://www.astrosurf.com/astroarte/skyscapes.htm#148

Miguel Claro

http://miguelclaro.com

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Eu vivo em Évora *-*

  2. Boa noite Miguel, gostaria de dar-te os parabéns pelas belas fotos. Vivi em Portugal, mas não tive o prazer de conheçer Évora, apesar de ter morado em Sintra, mas é muitíssimo lindo os lugares medievais de sua terra. Amei Portugal e espero um dia voltar.

  3. WOW!!!

    • Nuno Paulo Gonçalves on 12/03/2012 at 17:39
    • Responder

    Excelente trabalho.

  4. Excelentes imagens e muito apreciável a filmagem.

    Congratulações.

    • Paulo Esteves on 12/03/2012 at 12:11
    • Responder

    Fabuloso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights