Procyon, por que te chamam assim?

Uma das estrelas de brilho notável que nesta época, nas latitudes equatoriais, tem aparecido próxima do zênite nas primeiras horas da noite, é o astro principal da constelação do Cão Menor, Procyon. Além de figurar entre as estrelas mais brilhantes do céu, Procyon é também uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, estando a cerca de 11 anos-luz de distância. Procyon é mais uma das estrelas cujo nome vem dos gregos. Seu nome significa “antes do Cão” ou “a que precede o Cão”, porque anuncia o surgimento da constelação do Cão Maior, onde está a estrela mais brilhante de todo o céu, Sírius. O interessante é que os observadores situados abaixo da linha do equador estranham essa estrela ser chamada assim.  Se a observarmos em qualquer época do ano nas latitudes austrais, veremos que Sírius e não Procyon nasce primeiro. Acontece o contrário: Sírius é que anuncia a chegada de Procyon. Esse efeito só vale para as latitudes boreais, onde regiões como a Grécia se situa. Procyon tem uma variante em latim, pouco utilizada: Antecanis

3 comentários

  1. Aonde Procyon se põe?, É que eu estou a fazer um dever da escola que é de pesquisa, mas, eu pesquiso aonde Procyon se põe, mas, não aperece nada, pode me ajudar?

    1. Larissa,

      O objetivo da pergunta no seu trabalho deve ser perguntar se a Larissa sabe onde as estrelas se põem.
      Não deve ter a ver com a estrela Procyon especificamente.

      O objetivo é que a Larissa compreenda o movimento de rotação da Terra. À medida que o planeta vai rodando, as estrelas nascem num dos pontos cardeais e põem-se num ponto cardeal oposto.

      Percebendo o movimento da Terra, sabe as respostas 😉

      abraços

  2. Meu amigo sou amador de astronomia e tenho um telescópio Nemtoniano de 305mm de diâmetro e foco 1520mm da GSO e gostaria de saber se é possível com ele localizar a companheira de procyon ou se possível enviiasse algum Link que fala-se sobre o asssunto. Obrigado pelas informações prestadas!!
    ATT
    Saulo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights