NASA – Nazista?

Na “caminhada” pelos blogs pseudocientíficos do mundo percebemos, em alguns artigos, um pensamento que lhes são recorrentes: o apelido que a NASA, carinhosamente, lhe fora atribuído neste “meio”:

 Nasa “nazi”

 

Evidentemente, para um bom entendedor, meia palavra basta: refere-se que a NASA seria, er… digamos, “Nazista”.

Seria cômico se não fosse trágico…

Já ouvi isso, outrora, de um grande colega do convívio pessoal. 😛

Entretanto, antes de entrarmos no “X” da questão, vamos relembrar o que significa a palavra NASA.

 

NASA é abreviação para National Aeronautics and Space Administration ou, em outras palavras, Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço. Fundada oficialmente em 29 de julho de 1958 – quando muitos sequer haviam nascido -, esta agência norte-americana tem como objetivos principais a exploração espacial, detecção de NEO’s e uma melhor compreensão do Universo. Claro que possa existir objetivos “secundários”, tais como desenvolvimentos secretos de tecnologia militar e outras coisas [inserir aqui outros objetivos ocultos a gosto]. Acredito que segredos tudo e todos têm. Desenvolvimento de tecnologia militar, por exemplo, são mantidos por quase todos os países. Não é crédito exclusivo dos EUA, tampouco da NASA. Mas os benefícios que esta nos proporciona e os impactos benéficos no nosso dia-a-dia são inquestionáveis.

– Mas por que essa alusão à NASA com os nazistas do passado?

Simples. Antes de tudo, falta de conhecimento no assunto. O cidadão já não gosta muito da NASA e desconfia desta. Acredita que esta agência enrola todo mundo todos os dias e já agora ela não quer dizer-nos que existem etzinhos por aí dando tchauzinho quando apontam seus telescópios. Ou que extraterrestres reptilianos estão conversando em reuniões secretas com líderes globais. Ou que Nibiru tá chegando por aí. A NASA também esconde que existe, já agora, um asteróide em rota de colisão com a Terra. A pobre coitada não pode esconder esse segredo da população que – muito provavelmente, criaria pânico em escala global – e tentar desenvolver, a princípio, uma tecnologia que possa destruir ou ao menos desviar este objeto perigoso. Os pseudos preferem que seja colocada a boca-no-trombone e salve-se quem puder. Os Illuminatis, como não podiam deixar de ser, também mandam por lá. A partir dessa “impressão”, é natural quando esse mesmo cidadão começa a pesquisar em sítios na internet e se depara com uma informação (verdadeira, diga-se de passagem) que a NASA já contratou ex-nazistas (antes mesmo do fim da II Guerra Mundial). Pronto, vai ser chamada, a partir de agora, de “NASA nazi [completando e inserindo alguma ofensa aqui]”.

Muito bem, a questão é simples, Barack Obama: ou senhor cancela aquela gracinha de
cortar nossa verba de 2012, ou vamos à público revelar aquele segredinho…

Retornamos à II Grande Guerra. Em 1945, cerca de 500 dos melhores pesquisadores e cientistas (engenheiros 😛 , médicos, etc.), percebendo que a Alemanha nazista perderia a guerra, começaram a negociar suas rendições para os EUA. Escaparam, por sorte, do julgamento de Nuremberg. Entretanto, uma coisa que vale a pena destacar: apesar de serem nazistas, muitos destes eram notáveis na área de Ciências Exatas que, por infelicidade do destino, estavam pondo seus serviços de maneira completamente desumana. Um dos maiores exemplos do poder de se utilizar desses “notáveis” beneficamente (claro, não somos tolos em acreditar que os EUA estavam solidários com eles e cá quiseram convertê-los, transformando-os em monges tibetanos 😉 ) foi o ex-nazista e engenheiro alemão Wernher von Braun, uma das ferramentas mais importantes para o sucesso da Apollo 11. O von Braun trabalhou na NASA até meados de 1970 – quando decidiu pedir demissão.

“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade (Neil Armstrong).”

Contudo, já não estou de acordo quando o assunto são os médicos nazistas. Apesar dos experimentos horrorosos da medicina nazista com humanos ter contribuido substancialmente para o avanço da medicina contemporânea, preferia ter este campo da ciência menos avançado – em algumas de suas subáreas -, pois esta contribuição foi à custa do sofrimento terrível de milhões de crianças, jovens, adultos e idosos – que nós não temos ideia do pavor que eles passaram. Os relatos destas experiências que os próprios médicos alemães deixaram são um verdadeiro livro de terror.

Todavia, os benefícios do aperfeiçoamento das descobertas das explorações espaciais projetadas e executadas pelos cientistas e especialistas que fizeram e fazem parte desta são inúmeros. Faz-se recomendável a leitura deste artigo do Carlos Oliveira sobre o tema. Aqui você pode encontrar aplicações mais “corriqueiras” do nosso dia-a-dia.

Portanto, um convite à reflexão: será que a NASA deve ser chamada de Nazi pelo fato de alguns de seus membros em épocas passadas terem sido ex-nazistas? Ou será que ainda existem cientistas-zumbis a serviço da NASA? Ou seus membros atuais se influenciaram pelos membros antigos e se renderam ao antigo nazismo?

(…)

Outra coisa interessante que se faz notar: a zombaria e o deboche que alguns fazem quando algum integrante da NASA vem a público prestar esclarecimentos. É fácil ter sítios que atacam a agência norte-americana, mas colocam link’s para seus leitores acompanharem suas sondas, tais como a SOHO e STEREO. Ou atalhos para a Estação Espacial Internacional (ISS). É fácil ter sítios fazendo alusões de que a NASA não seria confiável, zombando dos esclarecimentos de sua equipe acerca de determinados assuntos quando esta vem a público – porém mesclam seu logotipo com o nome do seu sítio eletrônico, por exemplo.

 

Antes de estes criticarem e/ou zombarem dessa agência, dando total descrédito à quase tudo que se refere, seria bom que os pseudos pudessem observar se não estão utilizando algumas de suas tecnologias no seu dia-a-dia…

16 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. A comparação entre a Nasa e o Nazismo, além da forma como as palavras soam, talvez possa ser dada pela ligação de Wernher von Braun com a aeronáutica americana naquele período. A forma como o senhor defende a Nasa, revela ausência de neutralidade para tratar do assunto. Não defendo nenhum ponto de vista, apenas de que seu post em um blog está claramente com uma bandeira pró Nasa.

    1. Claro que o nosso blog defende a NASA.

      Tal como você defende e como qualquer Ser Humano defende.
      E porquê? Porque todos nós diariamente na nossa vida utilizamos objetos e tecnologias dadas pela NASA.

      Note bem que não são vendidas pela NASA. São mesmo dadas, oferecidas, pela NASA para toda a Humanidade.
      Por isso, todos nós estamos e devemos estar agradecidos à NASA.

    • Igor Pocchini on 01/10/2012 at 09:25
    • Responder

    Mais pseudo é aquele que não quer ver o que esta claro quando se investiga e se juntam todas as peças desse grande quebra-cabeças. É só observar o mundo ao seu redor e ver o que esta bem claro. Não é preciso ser muito inteligente pra isso. Investigue você por conta própria e veja o quanto é enganado e o tamanho da mentira que vivemos. Esse argumento teu de usarmos a tecnologia desenvolvida por eles não quer dizer absolutamente nada! Leia sobre a manipulação midiática, leia tudo sobre Nicolas Tesla, sobre a obsolescência programada. Observe esse mundo do dinheiro, veja como a existência do sistema monetário e dos bancos nos escravizam e criam as classes sociais. Não é evidente para você que o rico, a elite, só podem existir com a existência dos pobres? Acha possível haver integridade numa sociedade que usa o dinheiro? O dinheiro é poder e controle e quem esta no poder não quer perder esse poder. Abra sua mente, leia tudo que encontrar sobre as conspirações de mente aberta e depois apresente então argumentos inteligentes para desacreditá-las. Pois o que você diz só prova que você não sabe de nada e pensa saber de tudo, não é culpa tua, já que nós somos chamados de loucos. Observe então a nossa história…quantos “loucos” não foram execrados ou queimados quando na verdade diziam realidades. Não seja um ser de consciência ingênua e nem negue tudo pelo simples fato de ter medo de se ver nessa realidade. E conheça também o projeto do movimento Zeitgeist e veja lá como é bem simples e possível viver numa sociedade sem o dinheiro, descubra também como somos envenenados consumindo produtos industrializados, meu, tem uma gama enorme de elementos não só plausíveis, como contidos de evidências e provas que você pode observar no seu cotidiano. Lembre-se: “O pior cego é aquele que não quer ver”, então, se você não vê o óbvio, ou não quer ver ou faz parte do jogo.

    1. Caro Igor Pocchini,

      Só deixei passar este comentário para mostrar o total desvio do assunto do artigo.

      A veracidade de utilizarmos as tecnologias da NASA não quer dizer nada? Então, nos diz o quê, Igor? O assunto é sobre pseudos chamarem a NASA de “nazi” e o Igor vem com “matrix”, Nikola Tesla, pobres e ricos, sistemas bancários, movimento Zeitgeist, etc.

      Antes do Igor “mandar” os outros estudarem (ou pesquisarem) o referido cidadão deveria fazer o mesmo:

      ______________________

      Acha possível haver integridade numa sociedade que usa o dinheiro? (…) O dinheiro é poder e controle e quem esta no poder não quer perder esse poder

      ______________________

      O Igor, se não estiver na qualidade de graduado em História, deveria parar de pensar, dentro de si, que não é Pesquisador só porque passou bastante tempo “estudando” na internet sobre determinadas coisas.

      O Igor não sabe que os sistemas financeiros já existiam no século VI, sob forma de empreendimentos familiares. De acordo com Magalhães (1991), já existiam fortunas pessoas e os cidadãos possuidores destas começaram a substituir os cambistas, com o objetivo de serem fontes de crédito. E somente no século XVII, pelo Banco de Estocolmo, que os bancos se firmaram como empresas financeiras. Antes disso, existia a troca de mercadorias sem noção da valorização monetária do bem possuído. As pessoas trocavam as coisas. A pergunta que faço pro Igor: existia alguma diferença entre isso e papel-moeda? As pessoas trocavam mercadorias e passaram a trocar IOU’s. Mas, seguindo o “raciocínio” do Igor, só existia integridade entre todas as camadas sociais até o século VI.

      Então, esqueceram de dizer isso pra Xerxes, Gélon, Híeron, Nero, Dionísio, Calígula, etc.

      ______________________

      (…) leia tudo que encontrar sobre as conspirações de mente aberta e depois apresente então argumentos inteligentes para desacreditá-las.

      ______________________

      Para o Igor tomar ciência, vou só fazer um copy-paste do que escrevi, faz algum tempo, num outro artigo:

      (…) com relação à “teorias da conspiração”, sei muito bem separar destas, àquelas que realmente possam ter ocorrido ou que estejam ocorrendo nesse momento.

      Mas o Igor, obviamente, sai a generalizar.

      Igor, o artigo é sobre a NASA ser chamada erroneamente de “nazi”. As tecnologias que utilizamos desta estão expostas e enumeradas abaixo:

      http://www.astropt.org/2009/08/11/vantagens-da-exploracao-espacial/

      http://www.tecmundo.com.br/historia/2444-a-nasa-esta-presente-em-nosso-cotidiano-mais-do-que-podemos-imaginar-.htm

      http://super.abril.com.br/tecnologia/tecnologias-nasa-rotina-pessoas-ceu-terra-436337.shtml

      http://www.nasa.gov/pdf/527945main_345978main_Shuttle_spinoffs.pdf

      Faça uma pequena tour através do link abaixo:

      http://www.nasa.gov/externalflash/nasacity/index2.htm

      😉

      Se a utilização destas significa “fazer parte do jogo”, então a probabilidade do Igor também fazer parte é extremamente elevada. 😉

      Se o Igor utiliza uma única destas, sugiro parar de utilizá-la e aí, sim, terá alguma “autoridade” em criticar. Do contrário, está no mesmo barco dos outros.

    2. Já agora, Igor, nesse trecho do seu comentário:

      _________________________

      Não seja um ser de consciência ingênua e nem negue tudo pelo simples fato de ter medo de se ver nessa realidade

      _________________________

      Igor, existe uma coisa na ciência que é denominada de empirismo. O empirismo é o método que fez a ciência sair da Filosofia (sim, de fato, a mãe de todas as ciências) para se tornar uma área do conhecimento humano possível de ser medida, de ser posta à prova qualquer Hipótese, qualquer ideia. Colocamos todas as hipóteses para serem analisadas. Colocamos todas as cartas à mesa. Se houver validação; se for real; se for provada e comprovada, aceitamos, a publicamos e a reconhecemos. Torna-se Teoria. Se aplicada em todos os sistemas semelhantes, torna-se Lei. Do contrário, é descartada, pois não tem valia alguma.

      Vou te apresentar dois exemplos antagônicos.

      1) Recentemente, o DANIEL (leitor deste espaço) e eu conversamos acerca das palestras do André Luiz Ruiz. Percebo que o André Luiz tenta mesclar ciência e religião. Respeito bastante o trabalho do André Luiz, não por eu ser religioso, mas por “enxergar” seriedade no trabalho que este desenvolve. Porém, não afirmo que ciência e religião não podem, um dia, andar de “mãos dadas”. O problema é devido a dois principais fatores: 1.1) A natureza antagônica de ambas; e 1.2) Aos ainda não tão desenvolvidos métodos empíricos de colocarmos outras hipóteses à prova. 😉

      2) Já com relação ao Nibiru, a coisa muda de figura. A Astronomia, com toda sua excelência e perfeito entendimento sobre as interações gravitacionais dos astros, viu a hipótese do tal Nibiru e já apresentou como sendo praticamente impossível, devido aos efeitos inegáveis de sua aproximação em nosso sistema solar. Mas, como o Igor pode comprovar, não tem nada de errado em nosso Sistema Solar neste exato momento e, pelos estudos contemporâneos, nem tão cedo terá qualquer perturbação nas órbitas dos planetas que compõem este.

      Igor, se um assunto é, de fato, estranho, não significa dizer que, absolutamente, tudo passou a ser estranho. O problema das pessoas é não terem o discernimento entre coisas que podem ser duvidosas e outras que são apenas o que são. 😉

      Abraços.

    3. Sobre o André Luiz Ruiz, por exemplo, concluo e penso (obviamente que posso estar redondamente enganado): nas partes pseudocientíficas que são ditas em algumas palestras (por coincidência, já foi abordado aqui diversas destas), este acaba sendo tão “vítima” quanto àqueles que o ouvem, pois são repassadas – e não criadas. Sobremaneira, já está errado. O caso do Nassim Haramein, que é bem pior, se encaixa justamente no último.

      Abraços.

    4. Infelizmente, o Igor é o típico “mente aberta” que deixa entrar todo o lixo que lhe dão.

      O Igor NADA disse sobre o post, limitando-se a enviar “red herrings” que nada têm a ver com o texto, para ver se os inocentes (como ele) se deixam levar.

      Quanto ao movimento de desinformação Zeitgeist é um excelente exemplo de como somente ao dizer “coisas no ar” é possível manipular os pobres de espírito (como o Igor).

      Quanto à NASA, todos os dias o Igor utiliza milhares de tecnologias que têm “mão” da NASA. Por isso, deveria parar de cuspir no prato que lhe dá de comer.

  2. Em linhas gerais, o Cavalcanti tocou num ponto fundamental que quero reiterar aqui, o mote principal, a NASA nunca fui nazista porque obviamente os dirigentes que comandaram a NASA não eram.

    O fato de eu ter uma empresa ou comandar uma instituição segue a minha concepção do que eu quero dela. Se eu tenho mais ou muito funcionários que torcem por um time de futebol ou uma ideologia isso não significa que a minha empresa vai funcionar como os funcionários pensam, a minha empresa não vai levar o carimbo de “time tal” ou “ideologia tal”. São apenas “meus” funcionários.

    Ah, o governo norte-americano se aproveitou do fato tapando os olhos para se dar bem? Ora, lembremos que acabada a II Guerra começou outra, a Guerra Fria, uma boçalidade, de um mundo dividido em dois carniceiros querendo tirar pedaços um do outro. É preciso perceber o contexto, a época, foi assim e pronto, os soviéticos tinham capturado foguetes e cientistas nazistas e começaram a corrida deles. Queriam que um dos lados ficasse de braços cruzados enquanto o outro se aproveitasse do conhecimento sozinhos? Claro que não é assim que funcionava, havia uma disputa ideológica fora do bom senso e ambos os lados apelaram como podiam,

    Voltando ao assunto citado, o governo norte-amernicano nunca foi nazista, sempre controlou e definiu as missões e os projetos da NASA no qual os funcionários todos participaram (os nazistas e todos os outros). Os nazistas contratados eram simples empregados muito bem tutelados. Aliás, quase certamente foram muito bem vigiados, até na vida pessoal, para evitar que houvesse perda de informação, roubo de documentos, “motim nazista”, formação de “grupinhos”, etc… ou os norte-americanos deixariam a NASA no comando deles, deixariam a coisa solta? Claro que não, pensar nessa possibilidade seria muita ingenuidade, em nenhum momento isso aconteceu.

    Enfim, essa conversa dos pseudos que a NASA é ou foi nazista só tem um fim conhecido, desqualificar a instituição, coisa que aos pseudos apetece sempre fazer. Eles acham que somos uns toupeiras não percebendo que a NASA sempre esteve no controle institucional do governo norte-americano, que nunca foi nazista, uma verdade tão óbvia.

    1. Já agora, excelente comentário, Jonas. 😉

      Abraços.

    • Renato Romão on 20/03/2012 at 19:36
    • Responder

    Estimado amigo Cavalcanti,

    Esta matéria é deveras contranatura, pois todas as nações poderosas o fazem, fizeram e irão continuar a fazer este tipo de atrocidades que dizem ser em nome da ciência. Pois se a ciência neste campo é o resultado de testes macabros em PESSOAS, “nós” comuns mortais dispensamos este tipo de ciência, seja ela exacta ou não!!! Já agora sabem qual a noção de terrorismo? É que se enquadra na perfeição, tendo em conta o contexto!!!

    Os fins não justificam os meios, dentro do respeito pelo próximo. Os políticos são os grandes responsáveis por tal, pois são eles que conduzem os cientistas fantoches (neste caso) e os altos graduados militares.

    Não compreendo sinceramente como podem apontar o dedo aos nazis, se ao longo da história os mesmos que os criticam o fazem/fizeram (por vezes ainda pior). Passo a explicar, não estou a defender os nazis muito pelo contrário, estou a englobar no mesmo saco (lixo), americanos (1) e japoneses (2) por exemplo.

    (1) ttp://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2011/7/35/Experiencias-medicas-Guatemala-deixaram-mortos-decada-1940,bf79d17f-0e4e-4f7d-8f04-fe7dfc239fb3.html

    (2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_731

    Esta matéria é repugnante e vai contra os direitos humanos.

    Ao existir responsáveis por tal, não é a Nasa, mas sim os lideres das superpotências (dizem) que controlam politicamente o mundo!!!
    Os políticos esses sim são os grandes responsáveis, são eles que conduzem as cordas dos fantoches!!!

    Em forma de sumo, a Nasa é apenas uma organização que vive para o conhecimento, nada tem a ver com estas cobardias humanas.
    Os verdadeiros responsáveis têm nomes próprios e deveriam ser assim conhecidos na História da Humanidade.

    Abraços

    • Dinis Ribeiro on 20/03/2012 at 05:18
    • Responder

    Portanto, um convite à reflexão: será que a NASA deve ser chamada de Nazi pelo fato de alguns de seus membros em épocas passadas terem sido ex-nazistas?

    Aceito o convite:

    Como é que uma pessoa consegue deixar de ser “nazi”? Não sei. Mas sugiro rever o brilhante desempenho do actor Christoph Waltz neste filme: http://en.wikipedia.org/wiki/Inglorious_Basterds

    As missões Apollo definiram (em demasia?) a marca “NASA” ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Marca_registrada) e aliás eu penso que uma importante motivação para se avançar com o negócio do “Space Shuttle” esteve ligada um um esforço deliberado de rebranding da NASA: http://en.wikipedia.org/wiki/Rebranding

    Se analisarmos a nível político o discurso de Kennedy em que anuncia as missões lunares, não há dúvida que o objectivo era provar que a sociedade Norte_Americana dessa época era a “mais avançada” e a prova disso era que conseguia chegar até á Lua.

    Kennedy made a speech at Rice University on September 12, 1962, in which he said:

    “No nation which expects to be the leader of other nations can expect to stay behind in this race for space.” …

    On November 21, 1962, in a cabinet meeting with NASA administrator James E. Webb and other officials, Kennedy explained that the moon shot was important for reasons of international prestige, and that the expense was justified. Johnson assured him that lessons learned from the space program had military value as well.
    http://en.wikipedia.org/wiki/John_F._Kennedy#Space_program

    A União Soviética também usava a corrida espacial para “provar” que o seu modelo de sociedade era o “mais avançado”.

    E quem fosse mais “avançado” seria, indubitávelmente, “superior”.

    Sugiro um artigo sobre a “Guerra dos Mundos” em que se aborda as relações entre uma “certo conceito” de entre entidades mais “avançadas” (de acordo?) com a teoria da Eveolução de Darwin e o modo como os Nazis a usaram (na sua propaganda) para justificar as suas acções relativamente a outros seres humanos “inferiores”.

    As ideias de que existem “raças superiores” ilustram bem como a pseudo-ciência pode ser mortífera….

    Como eu gostaria de saber quantos Nazis leram “A guerra dos mundos”.

    Terá havido alguma influência da noção totalmente fantasiosa (nessa época) de Wells sobre a “guerra total” e o desenvolvimento do conceito de “Blitzkrieg”? http://en.wikipedia.org/wiki/Blitzkrieg#Academic_study
    E será que os Nazis gostaram de como essa história acaba ou não? E será que estariam a favor dos Marcianos ou dos Terrestres?

    Sugiro (re)ver este artigo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/The_War_of_the_Worlds (Nota: tenho muita pena que a versão lusófona deste artigo na wikipedia esteja muito mais fraca e incompleta: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Guerra_dos_Mundos_(livro) )

    The novel also dramatises the ideas of race presented in Social Darwinism, an ideology of some prominence at the time it was written.

    The Martians exercise over humans their ‘rights’ as a superior race, more advanced in evolution.

    Social Darwinism was a theory which applied Darwin’s theory of Natural Selection to ethnic groups and social classes. It suggested that the success of these different ethnic groups in world affairs, and social classes in a society were the result of evolutionary forces, a struggle in which the group or class more fit to succeed did so; i.e., the ability of an ethnic group to dominate other ethnic groups, or the chance to succeed or rise to the top of society was determined by biology, not by the effort of individuals, and the offspring of the dominant groups were destined to succeed because they were more evolved.

    In more modern times it is typically seen as dubious and unscientific for its apparent use of Darwin’s ideas to justify the position of the rich and powerful, or dominant ethnic groups.

    —————

    It was a theory exploited by the Nazis to justify their actions, was at one time used to justify the repression of women, and even used to justify sterilising people thought to belong to an inferior type.

    ——————-

    Para aprofundar:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nazi_eugenics#Hitler.27s_views_on_eugenics

    http://en.wikipedia.org/wiki/Racial_hygiene

    Adolf Hitler read racial hygiene tracts during his imprisonment in Landsberg Prison.

    He thought that Germany could only become strong again if the state applied to German society the principles of racial hygiene and eugenics.

    The racialism and idea of competition, termed social Darwinism in 1944, were discussed by European scientists and also in the Vienna press during the 1920s.

    Where Hitler picked up the ideas is uncertain.

    The theory of evolution had been generally accepted in Germany at the time but this sort of extremism was rare. In 1876, Ernst Haeckel had discussed the selective infanticide policy of the Greek city of ancient Sparta.

    Sugiro também estudar mais o (ligeiro?) “peso na sociedade” das ideias de “Darwinismo Social”, pois receio que sejam muitíssimo mais populares do que se julgaria…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Darwinismo_social

    Opponents of Darwinian evolution have often maintained that social Darwinism is a logical entailment of a belief in evolutionary theory, while defenders of evolutionary theory generally maintain that it is rather a perversion of Darwin’s ideas.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Social_Darwinism

    Penso que esta subtil distorção pseudo-científica das ideias de Darwin é muito mais grave do que talvez se costuma pensar e é certamente (em parte) responsável pelo profundo medo, desconfiança, e por vezes mesmo pelo ódio que inúmeras pessoas sentem relativamente á ciência…

    …e a NASA, devido ao triunfo científico e tecnológico das missões lunares é um autêntico “pára-raios” que atrai todos esses sentimentos negativos.

    Para aprofundar: http://en.wikipedia.org/wiki/Tall_poppy_syndrome

    Gosto desta tradução: Síndrome de alta exposición
    http://es.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_alta_exposici%C3%B3n

    1. Dinis Ribeiro,

      Seu comentário está muito bom 😀 , diga-se de passagem, porém, apesar do tamanho e conteúdo, observei poucos trechos relacionados ao tema-central do post. Note que os elementos-chave são: 1) Os trabalhos desenvolvidos por ex-nazistas na NASA em tempos passados e o rótulo que pseudos lhe deram, “NASA nazi”; 2) Os deboches de algums donos de sítios na blogosfera acerca desta; e 3) Os benefícios do desenvolvimento das pesquisas da agência norte-americana que utilizamos diariamente – tanto daqueles que a elogiam quanto daqueles que sempre a criticam.

      Deixemos as questões mais aprofundadas sobre o nazismo (Adolf Hitler; suas estratégias de guerra; suas ideologias) com aqueles que são estrategistas militares; ou bacharéis e/ou licenciados em História; ou mestres e doutores neste tema.

      😉

      Sobremaneira, agradeço sua aceitação à reflexão proposta pelo artigo.

      😀

      Abraços cordiais.

  3. Cavalcanti, você disse…

    “os experimentos médicos nazistas contribuiram substancialmente para a medicina contemporânea” …

    Tem certeza? Poderia nos dizer que situações? Sinceramente sou quase totalmente desinformado desses fatos. Do pouco que soube foram as “experiências de frankestein” absolutamemente fora do contexto médico de práticas saudáveis, logo, não imagino como essas que eu soube poderiam contribuir . Enfim, estamos aqui para aprender.

    1. Prezado Jonas,

      Antes de responder sua pergunta, vou corrigi-lhe na questão onde você fez um copy-paste do texto – que deixa uma margem de “gosto duvidoso”:

      Deveria ter inserido o seguinte trecho para ficar mais transparente com minha opinião a respeito – e não deixar outras pessoas serem induzidas ao erro, mesmo que você o realize de maneira não-intencional; mesmo sendo apenas esse trecho de onde emana sua dúvida: “(…) contribuiram substancialmente para a medicina contemporânea”:

      Eis a correção:

      “(…) Apesar dos experimentos horrorosos da medicina nazista com humanos ter contribuido substancialmente para o avanço da medicina contemporânea, preferia ter este campo da ciência menos avançado – em algumas de suas subáreas -, pois esta contribuição foi à custa do sofrimento terrível de milhões de crianças, jovens, adultos e idosos – que nós não temos ideia do pavor que eles passaram“.

      Ok? 😉

      Muito bem, vamos lá:

      “Tem certeza?”

      Sim. Infelizmente.

      “Poderia nos dizer que situações?”

      Não deveria ter sido dessa forma, contudo sabemos hoje mais sobre os estados da hiportemia devido aos experimentos passados dos médicos nazistas – que se utilizam cruelmente de pessoas inocentes ao invés de seres de laboratório. O resultado disso é que sabemos quanto tempo um ser humano consegue manter-se no frio antes da perca de consciência e como os órgãos internos reagem quando a temperatura tende ao ponto de congelamento (0ºC). Em 1944, o médico-maluco alemão Dr. Hans Eppinger privou cerca de 90 ciganos de água e comida – deixando-os bebendo somente da água do mar – afim de estudar diversos métodos de tornar a água salina (ou seja, do mar) potável. Infelizmente, os nazistas foram pioneiros nos estudos que comprovaram a relação entre o fumo e câncer de pulmão, segundo o prof. Robert Proctor, da Universidade de Stanford – no seu livro “The Nazi War on Cancer” (sem tradução para o português). A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), quando definiu regras para a utilização do COCl2, baseou-se nos horríveis experimentos nazistas – que eram minuciosos e aprofundados – com este gás. Sobre a anatomia humana, infelizmente, sabe-se muito mais devido à publicação do livro “Atlas Pernkopf”.

      É notório a total falta de ética nesses experimentos e a total falta de rigor científico – por isso que não apoiamos essa “prática” de medicina. 😉

      Eu, de modo particular, reafirmo: apesar da medicina contemporânea ter se utilizado de alguns estudos e resultados nazistas – a ver alguns avanços em determinadas subáreas – preferia que algumas destas não tivessem evoluído, pois esta “contribuição” foi à custa do sofrimento terrível de milhões de crianças, jovens, adultos e idosos – e não temos ideia do pavor que eles passaram.

      E sim: os relatos destas experiências que os próprios médicos alemães deixaram são um verdadeiro livro de terror.

      Este assunto foge ao tema-central desse artigo – onde necessita-se parar por aqui.

      Deixo alguns link’s para que você possa continuar sobre o assunto:

      http://dougnahistoria.blogspot.com.br/2011/01/ciencia-de-hitler-por-um-bem-maior.html

      http://www.udo-schuklenk.org/files/modulo3.pdf

      http://www.cristaoconfuso.com/2011/08/10-beneficios-trazidos-pelo-nazismo-e.html (neste, observe somente o final do post 😉 )

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Experimentos_humanos_nazistas

      ———————————————-

      Acredito que a medicina só terá alto grau evolutivo quando esta puder realizar experimentos e observar seus resultados sem se utilizar nem de voluntários, nem de animais. O dono do sítio “Liberdade Mental”, outrora conhecido aqui, abordou sobre este tema com título: “Não matarás – um documentário que não pode ser ignorado!” e, neste caso, concordo plenamente com ele. 😉

      Abraços.

        • Jonas on 20/03/2012 at 21:53

        Obrigado pelas informações, Cavalcanti, nada como falar com pessoas que podem esclarecer.

        Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights