Edoardo Amaldi a caminho da ISS

Assumindo um papel fundamental no abastecimento da estação espacial internacional e complementando esse transporte com os veículos de carga russos (Progress-M) e japoneses (HTV), o Automated Transfer Vehicle (ATV) europeu tem um papel fundamental neste tipo de missão só anteriormente comparável à capacidade do antigo vaivém espacial norte-americano.

O veículo mais recente da série, o ATV-3, foi lançado às 0434UTC do dia 23 de Março de 2012 pelo foguetão Ariane-5ES (L553/VA205) a partir do Complexo de Lançamento ELA3 do CSG Kourou, Guiana Francesa.

Com um volume de carga semelhante ao volume de um autocarro de dois andares, o ATV-3 leva mantimentos importantes para os seis membros da Expedição 30 que actualmente se encontra a boro da ISS (Daniel Burbank, Anatoli Ivanishin, Anton Shkaplerov, Oleg Kononenko, Donald Pettit e André Kuipers). A bordo seguem outras cargas científicas, equipamentos experimentais, equipamentos sobressalentes, ar, oxigénio e propolente, além de artigos pessoais para a tripulação.

A acoplagem com o módulo Zvezda deverá ter lugar a 28 de Março e o Edoardo Amaldi deverá permanecer acoplado até 3 de Setembro. Até lá deverá realizar manobras de elevação da altitude orbital da estação espacial internacional.

Este ATV foi baptizado com o nome de ‘Edoardo Amaldi’ continuando assim a tradição da agência espacial europeia de baptizar estes veículos com nomes de cientistas ou personalidades europeias que deram grandes contribuições para o avanço cientifico no velho continente. Edoardo Amaldi foi um físico italiano que levou a cabo investigações na área da espectroscopia atómica , física nuclear, física das partículas e gravitação experimental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights