Dark Sky Alqueva na Super Interessante de Abril – artigo de Miguel Claro – Já à venda nas bancas

Venho partilhar com os leitores do astroPT – entusiastas de astronomia, fotografia e ciência – o artigo que escrevi recentemente sobre a grande Rota Dark Sky Alqueva para a revista portuguesa Super Interessante. O artigo é composto por 6 páginas repletas de imagens, algumas delas já partilhadas em primeira mão com os leitores do astroPT no seguinte post: http://astropt.org/blog/2012/03/09/miguel-claro-astrofotografa-rota-dark-sky-alqueva-a-1a-do-mundo-com-certificado-starlight-tourism-destination/ mas que agora podem ser apreciadas em papel físico sendo também uma óptima forma de poderem ficar com o registo das mesmas. Espero assim que possam ter a oportunidade de comprar a revista que já se encontra à venda nas bancas portuguesas e que tem um preço de capa de cerca de 3.10€, mas que para além da Rota Dark Sky, vem repleta de artigos interessantes na área do conhecimento científico.

Na expectativa de que possa ter o prazer de vos ter como leitores não só do astroPT, mas também da edição de Abril Nº168 da revista Super Interessante, deixo-vos alguns print screens em baixa resolução para vos abrir o apetite. Após lerem o artigo lembrem-se que poderão partilhar o seu contéudo e uma boa notícia com os vossos familiares, amigos e conhecidos, pois cabe-nos a todos contribuir para a divulgação da Primeira Reserva do Mundo a obter a Certificação da Starlight Tourism Destination. Vamos trazer mais turismo e visitas à região.

Gostaria apenas de terminar com uma nota, pois nem sempre é possível dizer tudo em poucas páginas. Esta certificação só foi possível graças ao empenho e genialidade de pessoas como a Dra. Apolónia Rodrigues, a grande responsável pela criação, promoção, certificação e coordenação da Rota Dark Sky Alqueva através da Genuineland, e da contribuição técnico-cientifica de membros da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores – APAA, nomeadamente do Dr. Guilherme de Almeida e do Eng. Vitor Quinta, que desempenharam conjuntamente com o Prof. Raúl Lima, um importante papel nas medições efectuadas no terreno (Ver nota final) e indispensáveis para o processo de certificação da Starlight Foundation. A todos eles e como cidadão português, o meu Muito Obrigado!

“NOTA: Para a certificação exigiram-se medições quantitativas da magnitude limite detectável a olho nu (NELM), da visão permitida pela turbulência atmosférica (seeing) e da magnitude por segundo de arco quadrado (MPSAS), realizadas respectivamente pelas três pessoas indicadas. Os parâmetros referidos tinham de ultrapassar determinados limites, para que a certificação fosse atribuída.”

Espero que gostem…

Cumprimentos

Miguel Claro

http://miguelclaro.com

 

 

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Raul Carvalho on 27/05/2012 at 17:38
    • Responder

    Estarei atento como puder. Costumam publicar estes encontros com que antecedência e onde?

    1. Nos últimos dias têm existido várias actividades de divulgação. Não são feitas por nós, mas têm existido 😉

      Sugiro que vá estando atento aqui ao blog, nomeadamente na categoria “Actividades de Divulgação” que nós vamos divulgando esse tipo de actividades 😉
      http://www.astropt.org/?cat=180

      abraços!

    • Raul Carvalho on 07/05/2012 at 15:38
    • Responder

    Gostaria de ir vou tentar. E quem é “Nós”? 🙂

    1. Equipa do astroPT 😉

    • Raul Carvalho on 23/04/2012 at 22:50
    • Responder

    Abriram-me o apetite 🙂 Tenho pena que não exista um calendário de encontros para observações. Fiz presença algumas vezes no astrovide, mas nos últimos anos este encontro não tem ocorrido. Sabe se existe algum programado?

    1. Astrofesta em Agosto, certamente 😉

      E nós também iremos tentar fazer um 😉

  1. Obrigado Renato pelos comentários e conselhos 🙂

    Um abraço

    Miguel Claro

    • Renato Romão on 02/04/2012 at 19:44
    • Responder

    Boas,

    Excelente trabalho mais uma vez. Às suas fotos só faltavam os cheiros típicos da região.
    Sendo a minha área de formação o turismo, compreendo a importância deste produto para a região. Nicho de mercado que ganha agora outra dimensão com a devida certificação. Deste modo o turismo e a astronomia juntam os 5 sentidos numa magnífica comunhão de sensações e experiências.

    Conheço muito bem a zona e é sem dúvida uma escuridão à noite, o que permite uma melhor observação.

    Conselho, quando for novamente para aquelas bandas vá almoçar/jantar ao restaurante Molhóbico ou o Pedra de Sal em Serpa.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights