Delta-IV lança NROL-25

Um foguetão Delta-IV-M+(5,2) colocou em órbita uma nova missão militar para os Estados Unidos. O lançamento da missão NROL-25 ‘Altair’ teve lugar às 2312:57UTC do dia 3 de Abril de 2012 a partir do Complexo de Lançamento SLC-6 da Base Aérea de Vandenberg, Califórnia. Esta foi a primeira utilização desta versão do foguetão Delta-IV.

A verdadeira natureza da carga a bordo da missão não foi revelada pelo NRO (National Reconaissance Office), mas o novo satélite foi colocado numa órbita retrógrada com uma inclinação de 123º. No entanto, e devido à peculiaridade da sua órbita, crê-se que este será o segundo de uma nova geração de satélites de observação por radar.

Imagem: ULA

2 comentários

  1. Sim, a pedido do NRO a transmissão do lançamento foi suspensa alguns minutos após a ignição. Sendo uma missão de natureza militar e por forma a ocultar o mais possível sobre o satélite, é usual as transmissões dos lançamentos deste tipo serem muito curtas após a ignição. O mesmo já tinha acontecido com um satélite semelhantes há uns anos atrás.

  2. Se não me falha a memória, recebi a informação de que após o lançamento só foi transmitido 3 minutos de video e depois ficou fora-do-ar. Não sei se a informação procede…

    Eu, particularmente, compreendo perfeitamente como sendo nada “do outro mundo” – um segredo militar, talvez – porém, isso está dando o que falar por aí…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.